Geografia

Exercícios sobre Fontes de Energia no Brasil RESOLVIDOS

Exercícios_sobre_Fontes_de_Energia_no_BrasilExercícios sobre Fontes de Energia no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Brasil é alimentado por quatro fontes de energia principais: petróleo, hidroelétrica, biocombustíveis e carvão mineral. Nosso país ainda usa gás natural e energia nuclear como fontes, porém de menor impacto. Leia o texto para aprender mais sobre cada uma dessas fontes e fazer exercícios sobre Fontes de Energia no Brasil. 

Após terminar os exercícios sobre fontes de energia no Brasil sugerimos que faça o Simulado Beduka. Nele, você poderá focar em questões de geografia, se for a sua intenção.

O que é uma fonte de energia?

Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados para gerar energia. Elas são divididas em dois tipos: 

  • Fontes de energia renováveis: São recursos usados para produção de energia que estão continuamente sendo repostos pela natureza. Como eles não se esgotam seu uso e utilização é renovável. 
  • Fontes de energia não-renováveis: Recursos também presentes na natureza e que também podem gerar energia, porém se encontram em quantidade limitada e não poderão ser usados novamente depois que acabarem.    

Essa diferenciação é tema recorrente nas provas do ENEM. Portanto, é importante fazer os exercícios sobre fontes de energia no Brasil.

Principais Fontes de Energia Renováveis

Existem cinco tipos principais de fontes de energia renováveis. Vamos ver cada uma delas detalhadamente: 

Energia Solar:  Essa fonte de energia implica em converter a luz do Sol, através de placas captadoras, em energia elétrica ou aquecer o ar, água ou outros líquidos.  

Energia Eólica: É uma fonte de energia que consiste em transformar correntes de ar em energia elétrica através de turbinas eólicas. 

Energia da Biomassa:  A biomassa é uma fonte de energia que funciona como alternativa para muitas fontes de energia não-renováveis. Seu principal uso é como combustível para transporte e fabricação de produtos.

Energia Hídrica: Provavelmente a fonte de energia mais conhecida. Ela se trata de movimentar turbinas que funcionam dentro de usinas hidroelétricas. Esse movimento é gerado através do fluxo de água dos rios e armazenada em barragens. 

Energia Geotérmica: Essa fonte de energia é simplesmente o calor do interior da Terra que produz vapor de água. Esse vapor pode ser convertido em força através geradores para aquecer e movimentar máquinas de uma indústria, por exemplo. 

Principais Fontes de Energia Não-Renováveis

Petróleo: Esse composto é uma fonte de energia não-renovável e indireta. Isso porque o petróleo não é usado diretamente como fonte, mas sim os seus subprodutos como gasolina, óleo diesel e querosene. Ele é muito usado em usinas termoelétricas.

Carvão Mineral: Depois do petróleo, essa é a fonte de energia mais usada do mundo. Ele também é muito usado em usinas termoelétricas. Pode ser conseguido através de poços e túneis. 

Gás Natural: Normalmente encontrado nas mesmas áreas do petróleo, entretanto, é menos poluente. O gás natural é a mistura de vários hidrocarbonetos gasosos como metano e butano, por exemplo. É usado em indústrias, veículos e até como gás de cozinha em residências.

Energia Nuclear: Com certeza você já ouviu falar dessa. Ela consiste em gerar energia através da quebra de átomos de urânio. 

O Beduka tem um texto falando de energias renováveis e não-renováveis. Ele também tem exercícios para quando você terminar os desse aqui.

Fontes de Energia no Brasil

Agora falaremos exclusivamente das cinco fontes de energia presentes no Brasil. Passaremos por cada uma antes que faça os exercícios sobre fontes de energia no Brasil. 

Petróleo

Fonte de Energia: Petróleo
Fonte de Energia: Petróleo

Como antes dito, o petróleo é a fonte de energia mais usada do mundo. Ele foi o primeiro composto no Brasil a fornecer combustível para os veículos. Ele também abastece usinas termoelétricas como já havia sido citado. 

O Brasil produz quase 100% de todo o petróleo que utiliza. Isso graças às grandes reservas abaixo das camadas pré-sal no fundo do oceano do litoral de Santos (SP) e Espírito Santo. 

As principais Bacias de Petróleo do Brasil são: 

  • Bacia de Campos (a maior do país);
  • Bacia de Santos;
  • Bacia do Espírito Santo;
  • Bacia do Recôncavo Baiano.

Hídrica

Fonte de Energia: Hidrelétrica
Fonte de Energia: Hidrelétrica

Essa é a principal fonte de energia do Brasil e alimenta mais 60% de toda a energia elétrica usada no país, apesar de só usar 25% do seu verdadeiro potencial. Sua produção não agride em nada o meio ambiente, contudo, há algumas polêmicas em relação à criação de represas

As principais hidrelétricas são: 

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná;
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins;
  • Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná;
  • Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco;
  • Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu;
  • Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco;
  • Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no Rio Paranaíba;
  • Usina Hidrelétrica de Teles Pires, no Rio Teles Pires;
  • Usina Hidrelétrica de São Simão, no Rio Paranaíba;
  • Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná.

Biomassa

Fonte de Energia: Biomassa
Fonte de Energia: Biomassa

Uma das novas fontes de energia adotadas pelo Brasil. Ela é renovável e pouco poluente. Pode ser adquirida a partir de vegetais como cana-de-açúcar e mamona, contudo, há debates sobre as grandes áreas que precisam ser desmatadas para o cultivo de sua matéria-prima.

Os principais biocombustíveis produzidos através dessa fonte são:

  • Etanol (álcool);
  • Biogás;
  • Biodiesel.

Gás Natural

Fonte de Energia: Gás Natural
Fonte de Energia: Gás Natural

Produzido em conjunto com o petróleo, o gás natural representa quase 10% do consumo de energia do país. É principalmente usado para aquecer indústrias e usinas termoelétricas, além de ser um dos principais componentes para produção de combustíveis para veículos e gás de cozinha.

Energia Nuclear

Fonte de Energia: Nuclear
Fonte de Energia: Nuclear

Em 1960, começou-se a considerar energia nuclear no Brasil. Em 1969 foi criado o Projeto Nuclear Brasileiro e em 1981 foi criada Angra I: A primeira usina nuclear do Brasil. Inaugurada em Angra dos Reis (RJ).  

Angra I foi desativada por problemas técnicos e no lugar dela foram fundadas Angras II e III. Angra II já funciona a 20 anos e Angra III ainda não foi terminada. Angra I permanece inativa até hoje. 

Ambientalistas são fortemente contra a utilização da energia nuclear devido ao risco de acidentes e a falta de um depósito para descartar os resíduos. Além disso, as usinas têm um alto custo e não representam nem 4% da produção de energia nacional. 

Exercícios sobre Fontes de Energia no Brasil

Hora de fazer os exercícios sobre fontes de energia no Brasil. Baixe também nosso Plano de Estudos para ajudar nos seus estudos. 

1-(Enem) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

A) Redução da utilização elétrica.

B) Ampliação do uso bioenergético.

C) Expansão das fontes renováveis.

D) Contenção da demanda urbano-industrial.

E) Intensificação da dependência geotérmica.

2-(Mackenzie) A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,

I. combustíveis fósseis.

II. energia hidrelétrica.

III. energia nuclear.

IV. etanol.

V. energia eólica (energia dos ventos).

Desses 5 tipos,

A) apenas um é renovável.

B) apenas dois são renováveis.

C) apenas três são renováveis.

D) apenas quatro são renováveis.

E) todos são renováveis.

3-(FGV) A matriz energética desse país é baseada em carvão mineral, transportado por ferrovias, que usam muito diesel; o minério segue em navios, que consomem muito combustível, e o país ainda tem demanda grande de petroquímicos, por conta da construção civil e bens de consumo e da sua crescente urbanização. Em 2010, tornou-se o maior consumidor mundial de petróleo, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2003, o valor das exportações de petróleo do Brasil para esse pais era 0,5% do total, e, em 2013, as exportações brasileiras saltaram para 8,7%, confirmando a liderança comercial desse país com o Brasil.

(Valor Econômico, 23.08.2014)

O texto refere-se à

A) Alemanha.

B) Itália.

C) China.

D) Austrália.

E) Índia.

4-(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.

O _____ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _____. É um dos principais responsáveis pela _____, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.

A) carvão mineral — norte — chuva ácida

B) petróleo — sul — poluição dos oceanos

C) petróleo — sul — chuva ácida

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

D) carvão mineral — sul — poluição dos oceanos

E) petróleo — norte — chuva ácida

5-(UFPB) Considere a letra da música de Sá, Rodrix e Guarabyra.

Sobradinho

O homem chega, já desfaz a natureza

Tira a gente, põe represa, diz que tudo vai mudar

O São Francisco lá prá cima da Bahia

Diz que dia menos dia vai subir bem devagar

E passo a passo vai cumprindo a profecia

Do beato que dizia que o sertão ia alagar

O sertão vai virar mar, dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão

Vai virar mar, dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão

Adeus Remanso, Casa Nova, Santo Sé Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir

Debaixo d’água lá se vai a vida inteira

Por cima da cachoeira o gaiola vai subir

Vai ter barragem no salto do Sobradinho

E o povo vai se embora com medo de se afogar

Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado, Sobradinho adeus, adeus.

Fonte: CD: Outra vez na Estrada, Som Livre, 2001

O Rio São Francisco é utilizado de forma múltipla pelo homem e tem importância fundamental na integração e desenvolvimento do Brasil. Essa utilização intensa gerou riquezas para o país ao mesmo tempo em que trouxe, também, sérios prejuízos ambientais.

Com base no texto e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que a música retrata o(a)

A) projeto de transposição do rio São Francisco, que modificou seu curso para possibilitar a irrigação.

B) sistema de irrigação da fruticultura nos municípios citados na música, o qual acelerou o processo de desertificação.

C) transporte de carga de cereais por sua hidrovia, principalmente a soja cultivada no oeste baiano, o que ocasionou assoreamento em grande parte do rio.

D) destruição das cidades citadas na música pela grande enchente nos anos de 1950 e a posterior reconstrução das mesmas.

E) construção de uma usina hidrelétrica que gerou o maior lago artificial do país, inundando as cidades citadas na música.

6-(PUC-Rio) O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia.

Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:

A) a necessidade nula de armazenamento de resíduos radioativos.

B) o menor custo quando comparado às demais fontes de energia.

C) a baixa produção de resíduos emissores de radioatividade.

D) o reduzido grau de interferência nos ecossistemas locais.

E) a contribuição zero para o efeito de estufa global.

7-(UFPB) Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano.

Considerando o exposto e o conhecimento sobre o tema abordado, é correto afirmar:

A) O petróleo é uma fonte de energia renovável, pois novas descobertas, a exemplo do petróleo extraído do pré-sal, comprovam que é um recurso permanente e inesgotável.

B) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável, pois a utilização de lenha para sua produção pode ser suprida através de projetos de reflorestamento.

C) O gás natural é uma fonte de energia renovável, pois é produzido concomitantemente ao petróleo, através de processos geológicos de duração reduzida, semelhantes à escala de tempo humana.

D) A biomassa é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do refino do petróleo, que é um recurso não renovável, mas pode ser reciclado.

E) A energia eólica é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do movimento do ar, o que a torna inesgotável.

Respostas dos Exercícios sobre Fontes de Energia no Brasil

Exercício resolvido da questão 1 –

C) Expansão das fontes renováveis.

Exercício resolvido da questão 2 –

C) apenas três são renováveis.

Exercício resolvido da questão 3 –

C) China.

Exercício resolvido da questão 4 –

A) carvão mineral — norte — chuva ácida

Exercício resolvido da questão 5 –

E) construção de uma usina hidrelétrica que gerou o maior lago artificial do país, inundando as cidades citadas na música.

Exercício resolvido da questão 6 –

E) a contribuição zero para o efeito de estufa global.

Exercício resolvido da questão 7 –

E) A energia eólica é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do movimento do ar, o que a torna inesgotável.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Fontes de Energia no Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.