Literatura

Resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa + Análise completa!

Capa do livro Campo Geral de Guimarães Rosa - Resumo e Análise do livro Campo Geral de Guimarães RosaResumo e Análise do livro Campo Geral de Guimarães Rosa

Campo Geral é uma novela de Guimarães Rosa que narra o amadurecimento de Miguilim, uma criança do sertão mineiro. A narrativa traz aspectos do regionalismo e neologismos para contextualizar a família e o cotidiano. Para entender tudo do resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa, é necessário conhecer seu contexto histórico e como se dá a narração!

 Neste artigo com o resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa, você encontrará:

  1. Informações gerais: ficha técnica, sobre o autor e a obra, principais personagens
  2. Resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa: narração completa da história
  3. Análise do livro: contexto histórico e interpretação dos símbolos.
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Informações gerais

É importante, principalmente se você não tiver muito tempo para ler a obra completa, conhecer e se recordar dos aspectos técnicos, que podem te guiar na leitura do resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa.

Ficha técnica:

Título: Campo Geral

Autor: Guimarães Rosa

Ano de publicação: Publicado em 1959 em meio à obra Corpo de Baile e posteriormente no livro Manuelzão e Miguilim em 1964 

Nacionalidade: Brasileiro

Gênero Literário: Novela

Foco Narrativo: 3° pessoa, com predominância do tempo psicológico, embora haja o cronológico.

PDF: Livro Campo Geral de Guimarães Rosa

Movimento literário: Terceira fase do Modernismo 

Principais personagens

Conhecendo brevemente os principais personagens, o contexto e o autor, poderemos ler o resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa com melhor entendimento! Fique atento, memorize os nomes e volte sempre para consultar!

Miguilim

Apesar de ser um menino de apenas oito anos é o protagonista e uma das suas principais características é ser inteligente e sensível. A narrativa vai demonstrando seu crescimento interior e gira em torno da sua perspectiva.

Nhà Nina

É a mãe de Miguilim, uma mulher bonita mas que não gosta de viver em um local tão remoto, além de deixar uma visão duvidosa sobre gostar de ser desejada.

Nhô Bernardo

É o Pai de Miguilim, um homem duro e por vezes autoritário. Era uma pessoa difícil de lidar e que demonstrava comportamento agressivo, verbalmente e fisicamente. Contudo, é muito complexo porque em um determinado momento mostra ter apego pela vida do filho que corre risco de morte.

Dito

Um dos irmãos de Miguilim, é seu maior companheiro e mais novo. Era uma criança inteligente com muita aptidão para ajudar no trabalho. Dito está sempre atento ao que se passa no mundo dos adultos e era o porto seguro de Miguilim.

Tio Terez

Este era irmão do pai de Miguilim, uma pessoa pela qual o protagonista tem muito apreço. Contudo, durante a narrativa, demonstra ser demasiadamente astuto. Com a morte de Bernardo, casa-se com a mulher do irmão.

Resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa

Para você compreender o desenrolar da história, dividimos a narrativa do resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa em três partes. Acompanhe:

Campo-Geral-de-Guimarães-Rosa-imagem-de-um-sertanejo-homem-montado-em-cavelo-no-Sertão-com-céu-azul-e-vegetação-seca-ao-fundo-típica-de-cerrado

Enredo inicial

A história narra a vida da família de Miguilim no interior do sertão mineiro. Viviam numa cidade chamada Mutum, um terreno localizado entre montanhas e isolado geograficamente. Sua grafia concretiza o local, já que este ficava junto a um covão (U)  entre 2 morros (M e M).

Tudo começa com o menino indo ser crismado em outro local, quando ouve falar bem de sua cidade e corre para contar à mãe sobre a beleza de ser dali, pois ela não gostava de morar isoladamente.

A família era grande, havia diversos parentes com quem Miguilim se relacionava: os irmãos Chica, Drelina e Tomezinho; a Rosa que trabalha em sua casa e que às vezes eram personagem em meio aos seus sentimentos e fantasias. Havia também duas avós: Izidra que era muito católica e de uma moral rígida e Mãitina, descendente de escravos e conhecida pela falta de juízo e fama de feiticeira

Os mais importantes para Miguilim era seu irmão Dito, sua âncora a quem constantemente consultava; e o Tio Terêz, considerado grande amigo de Miguilim. Pelo olhar de Miguilim, pode-se dizer que Terêz mantinha uma relação no mínimo perigosa com Nina. 

Houve até briga entre os pais e sua mãe quase apanhou, só não sofreu porque Miguilim se colocou no meio, sofrendo pela mãe. Comentava-se a todo instante que o tio não ia poder mais aparecer no Mutum. 

outro momento crucial: nas situações diversas, Miguilim corre desesperado em direção à mãe, passando direto pelo pai, que fica irritado. Este episódio é logo o indicador da difícil relação que estabelecia com seu pai.

Desenvolvimento

Em meio a relações sociais tão diversas, surge uma terrível tempestade.Vó Izidra dizia que era castigo por causa das ações pecaminosas que rodeavam aquela família. Nesse contexto, Miguilim acha que irá morrer e desenvolve um apego pela vida.

Seu pai lhe pedira para levar o almoço da casa até o local de trabalho, uma forma de tornar o garoto útil e introduzir aos serviços. Em uma dessas viagens, o Tio Terêz pede que o garoto entregue uma carta para sua mãe e esperava a resposta já no dia seguinte.

Isso gera um conflito porque o menino gosta do tio e queria fazer o que ele pediu, contudo, sua intuição dizia que seria errado. Depois de muito refletir angustiosamente, decide não entregar e confessou ao tio, chorando. O tio compreende e não faz nada. Este foi um grande passo para o amadurecimento do menino.

Uma nova tempestade chega e com ela uma sucessão de crises acomete a família. Há o assassinato de Patori (filho do curandeiro Nhô Béro), um dos cachorros é ferido, um irmão sofre picada de marimbondo, um touro machuca Miguilim que descontou a raiva em Dito, também surge Luisaltino, um homem que começa a se engraçar com Nina… 

Mas o ponto crítico ocorre quando Dito vai espiar o ninho de uma coruja. A ave acaba dizendo o nome dele, o que é visto como mau presságio. Durante uma perseguição de um mico que havia escapado, Dito tem seu pé cortado por um caco que estava no terreiro. O machucado piora, o menino fica de cama, mas logo depois falece.

Foi algo muito doloroso para Miguilim, mas importante para o seu amadurecimento. Com a morte, Miguilim passa um longo período curtindo a dor, o sofrimento. Depois, assume as características do irmão, se tornando mais forte e sua própria âncora. Tanto foi que começou a aguentar o duro trabalho no roçado, debaixo de um sol desumano, ao qual foi submetido pelo pai.

Desfecho

Um dos acontecimentos mais emblemáticos dessa mudança foi quando Miguilim tomou partido em uma briga entre Grivo e seu irmão Liovaldo.

Grivo era um rapaz muito pobre e apareceu no Mutum para vender dois patos como fonte de sustento para si e sua mãe. Liovaldo, irmão de Miguilim, era de uma índole maldosa e começou a maltratar Grivo sem motivos. Diante da injustiça, Miguilim bate no seu irmão para corrigi-lo.

O seu pai descobriu e ficou indignado com a audácia de Miguilim “não respeitar o sangue familiar”e espancou-o. Diferentemente de antes, Miguilim não se sente mal,  sim com raiva por saber o que era certo. O conflito instaura a conquista de espaço no ambiente familiar, e ele continua se envolvendo em outras brigas com o pai.

Pouco depois Miguilim adoece a ponto de perder a consciência, ficava só de cama. Era como um casulo e ele sofreria metamorfose para atingir um estágio de amadurecimento. Quando a lucidez vinha à tona, percebia coisas que antes não entendia, como o desespero do pai que se sentia injustiçado por parecer que perderia mais um filho. 

Logo depois, descobre que seu pai havia matado Luisaltino e se suicidado, provavelmente por causa de Nhã Nina. Miguilim também fica sabendo que Tio Terêz tinha voltado e ia passar a morar no Mutum pois iria casar com Nina. Por causa disso, Vó Izidra parte de lá, indignada. 

No final, um certo Dr. José Lourenço descobre que Miguilim era míope e empresta-lhe os óculos. O velho mundo de Miguilim ganha uma visão completamente nova, mais nítida. Essa é a simbologia do crescimento, o que constitui um ritual de passagem. 

Enxergar mais nitidamente o mundo significa entrar para a fase adulta, sair da infância. Miguilim decide mudar-se para a cidade aproveitando a época de mudanças.

Análise do livro Campo Geral de Guimarães Rosa

Para que você tenha uma análise completa da obra, separamos em blocos interpretativos. Acompanhe cada um deles para compreender todas as referências da obra:

Imagem-de-Guimarães-Rosa-foto-em-preto-e-branco-o-autor-e-escrito-rusa-terno-com-gravata-borboleta-e-óculos

Sobre o autor e a obra

Guimarães Rosa compôs uma longa obra chamada Corpo de Baile e depois dividiu-a em uma trilogia. Um desses livros é chamado Manuelzão e Miguilim, que é composto por duas novelas: Campo Geral e Uma Estória de Amor.

Campo Geral é um dos livros cobrados na Fuvest, o vestibular da Usp e um dos mais difíceis e famosos do Brasil!

Rosa é um dos principais nomes da literatura brasileira do século XX e sua obra foi traduzida para vários idiomas. Ele revolucionou alguns aspectos literários, principalmente pelos neologismos, ou seja, sua incrível capacidade de criar palavras.

Essa artimanha é sua marca e está presente em todas as obras, dando um toque especial visto que as palavras criadas se encaixam perfeitamente no enredo e na mensagem que se quer passar.

Além disso, Rosa também agregou muito ao regionalismo, pois retrata o sertão em muitas de suas obras, sendo O grande Sertão Veredas a principal delas.

Contexto histórico

Manuelzão e Miguilim foi lançado um ano depois de o autor ser eleito para a Academia Brasileira de Letras. Contudo, o autor só tomou posse após quatro anos e, infelizmente, faleceu três dias depois.

Nesse contexto acabara de passar pelos diferentes governos anteriores ao golpe militar e se instaura um remanescente cenário de tensão social e política. Ainda assim, o interior ainda era marcado pelos mesmo pensamentos sociais de sempre.

Esse cenário em que o sertão fica de lado pelos governantes, influencia na qualidade de vida dos rurais e até em certo “ficar alheio às questões da cidade grande”. Tudo isso é bem representado na obra.

A narrativa da obra

A Narrativa é bastante lírica, não à toa Guimarães nomeia Campo Geral e Uma Estória de amor como “poemas” no sumário. Tudo isso é utilizado para recriar o mundo do ponto de vista de uma criança

Os textos de Rosa sempre trazem um pouco da infância, mas nessa obra ela encontra o seu destaque. É trata com muita sensibilidade, emoção, com o poder das palavras e ligados a um ar mágico.

Pode-se dizer até que a narrativa contém alguns traços autobiográficos (traços da infância do autor), mas fato é que se trata da biografia de Miguilim narrado em 3° pessoa. Embora seja um narrador não-personagem, o intercalar com o tempo psicológico traz essa proximidade com o mundo do menino.

Interpretação da obra Campo Geral de Guimarães Rosa

A obra Manuelzão e Miguilim (que contém Campo Geral e Uma Estória de Amor) revela a genialidade de Rosa ao construir enredos e linguística. A relação entre eles é que um se trata do crescimento, seja na infância (Miguilim) ou na vida adulta (Manuelzão).

Ambas as narrativas têm forte presença da oralidade, embora seja desenvolvida em um universo que também dialoga com a alta cultura. Até mesmo o local em que tudo se passa é composição fundamental para a narrativa.

Dessa forma, podemos identificar o regionalismo e o contexto histórico dual em que o país e a sociedade se encontrava.

Além disso, há outras marcas sociais presentes na obra:

A mãe de Miguilim parece ter um caráter volúvel, sempre envolvida com gracejos de outros homens mesmo sendo casada. A partir disso, pode-se desconfiar de um certo determinismo, na medida em que sua personalidade seria um reflexo de sua mãe, uma prostituta.

Há também a interpretação da menção ao complexo de Édipo, visto que Miguilim tem uma forte identificação afetiva com a mãe e problemas graves de relacionamento com o pai.

Outra característica presente é o conflito de religiosidades, representado pelas duas avós: uma católica outra feiticeira. A influência das superstições fica evidente à medida em que traços da fé católica se misturam com traços da magia (como o presságio da coruja).

Também percebe-se como o interior era marcado pelo cristianismo (rezar para que a tempestade passe) e mesmo assim não se vivia a fé com fidelidade (embora rezassem, possuíam comportamentos imorais e não faziam questão de combatê-los).

Gostou do nosso artigo com o resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

4 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador