Vestibulares

Veja quais são os vestibulares mais difíceis do Brasil e os detalhes das suas provas!

Vestibulares mais difíceis do Brasil.Vestibulares mais difíceis do Brasil.
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os vestibulares mais difíceis do Brasil são os que te colocam nas melhores universidades do país! Por isso mesmo, eles são os mais concorridos. Então a seleção é bem severa para dar conta da quantidade de pessoas sem perder a qualidade… As provas mais difíceis costumam ser das universidades militares, mas também temos os gigantes das faculdades civis. Vem ver!

Aqui você vai encontrar todos os temas abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Afinal, quais são as provas mais difíceis do Brasil?
  2. Instituições com os vestibulares mais difíceis do país.
  3. Os cursos com as provas de vestibulares mais difíceis.
  4. Os tipos de vestibulares mais concorridos do Brasil.

Você ainda não sabe qual carreira seguir? O Raio-X do Beduka faz uma análise da sua personalidade e mostra quais profissões e cursos combinam com o seu perfil!

Afinal, quais são as provas mais difíceis do Brasil?

De modo geral, os professores e vestibulandos do Brasil inteiro concordam que as provas de vestibulares mais difíceis são as das universidades militares. Isso porque elas exigem habilidades e conteúdos muito além do que vemos no Ensino Médio comum.

Normalmente, os alunos que conseguem ser aprovados nessas instituições fazem preparatórios e cursos específicos. Muitos deles já eram destaque nas olimpíadas científicas brasileiras desde cedo(Obmep, Oba, Obm, etc).

Porém, as instituições civis (não-militares) não perdem! Elas existem em maior quantidade mesmo, mas há um top10 dentre elas que são tão temidas quanto as militares.

Há vestibulares que chegam a apresentar mais de 100 candidatos disputando uma vaga! Mas, tudo isso é um pouco relativo porque a classificação pode variar de acordo com:

  • o curso escolhido.
  • a instituição.
  • o modelo de vestibular.

Por isso, nos próximos tópicos você vai encontrar os vestibulares mais difíceis dentro de cada uma dessas três categorias. Veja:

Vestibulares mais difíceis do Brasil: por Instituição

As instituições abaixo são as responsáveis por encabeçar a maior parte das pesquisas e avanços científicos do país, além de já terem dado contribuições internacionais. 

Grande parte dos cientistas se formaram nela e elas apresentam muitos recursos, oportunidades e boas estruturas. Já que são verdadeiros polos intelectuais, seus vestibulares são os mais difíceis e os mais concorridos! 

Os vestibulares mais difíceis do Brasil são:

1- ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica

2- EN – Escola Naval

3- IME – Instituto Militar de Engenharia

4- AFA – Academia da Força Aérea

5- Fuvest / USP – Universidade de São Paulo

6- Unicamp – Universidade Estadual de Campinas

7- UNESP – Universidade Estadual Paulista

8- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

9- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

10- UFPR – Universidade Federal do Paraná

11- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

12- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

13- UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo

14- UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro

15- UNB – Universidade de Brasília

É importante lembrar que: 

  • Dependendo do ano e da edição da prova, pode ser que a colocação entre as universidades mude um pouquinho.
  • O nível de dificuldade entre elas é bem semelhante, o que ajuda a fazer a classificação é observar o número de pessoas aprovadas dividido pelo número das que tentaram.
  • Algumas pesquisas dizem que o da Fuvest é o mais difícil. De fato ele é se olharmos apenas as universidades civis. Mas a lista acima inclui tanto os civis quanto os militares.

Acompanhe o instagram do Beduka! Lá tem dicas e resumos diários para ajudar os vestibulandos.

Vestibulares mais difíceis do Brasil: por curso

De modo geral, os vestibulares dos cursos mais concorridos na maioria das universidades são:

1- Medicina

2- Engenharias (principalmente a Química)

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3- Direito

4- Ciências da Computação

5- Psicologia

6- Arquitetura

7- Enfermagem

Os demais cursos também podem apresentar alta concorrência, mas depende da universidade em questão. Na Usp, o curso de Psicologia, por exemplo, está atrás apenas de Medicina.

É preciso muita organização para conseguir estudar tudo a tempo! Por isso, o Beduka lançou um Plano de Estudos gratuito para te ajudar.

Vestibulares mais difíceis do Brasil: por tipo de vestibular

Agora, se nós formos separar os vestibulares mais tops pelo tipo de prova, as coisas mudam um pouco. 

Isso porque a maioria das universidades públicas usam o Enem como forma de ingresso. Porém, as melhores universidades públicas ainda têm vestibulares próprios, bem como as faculdades particulares e as militares.

Sendo assim, temos uma nova forma de categorizar:

Instituições militares com vestibulares próprios mais difíceis:

1- ITA – Instituto Tecnológico Aeronáutico

2- EN – Escola Naval

3- IME – Instituto Militar de Engenharia

4- AFA – Academia da Força Aérea

Instituições civis com vestibulares próprios mais difíceis:

1- Fuvest/Usp

2- Unesp

3- Unicamp

Instituições mais concorridas usando o Enem:

1- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

2- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

3- UFPR – Universidade Federal do Paraná

4- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

5- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

Além disso, há programas do governo para ajudar financeiramente quem quer entrar em uma faculdade particular. Você precisa conhecer o Fies e o Prouni se ficou interessado, e olha que eles também são muito concorridos!

Gostou de conhecer os vestibulares mais difíceis do Brasil? Saiba que é importante se preparar MUITO BEM para fazer qualquer um deles. Por isso vamos te dar a oportunidade de treinar com o Simulado Gratuito do Enem, que pode ser personalizado com as matérias que você quiser!

Também queremos te ajudar a encontrar a faculdade ideal! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC e muito mais!

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

14 Comentários

  • As Faculdades de Direito e a de Medicina da UFC(Universidade Federal do Ceará) estão entre as três mais concorridas do Brasil há 18 anos seguidos, pois são as melhires do Norte e Nordeste.
    38% de todos os alunos do ITA são de Fortaleza(das escolas de Fortaleza)

  • Verdade, pois há 21 anos o 1° lugar do ITA é um cearense. Na década de 90 as maiores notas dos Vestibulares eram da UFC.

  • Os cursos mais procurados do Norte e Nordeste são os de Direito e Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará).
    A Medicina em Fortaleza está em 1° lugar no Brasil em transplantes de rins, fígado e córnea; em 2° lugar( depois do INCOR-SP) em transplantes de coração e pâncreas e em terceiro lugar em transplante de medula óssea.

    • Isso é muito interessante, Fred. Um dos objetivos do Beduka é ajudar todos os estudantes do Brasil a atingir esse nível de excelência em suas profissões.

  • Passei nos 1, 2, 3, 4 e 9. Tinha 18 anos. Cria se escola pública do interior do Rio, zero genialidade mas muita obstinação. Ninguém estudou mais do que eu naquele ano de preparação. Não deixem de acreditar e foquem em fazer o melhor que puderem! Boas provas a todos!!