Faculdades

Medicina em São Paulo: veja lista de onde estudar para se tornar um médico de sucesso

MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Medicina em São Paulo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se você está pensando em seguir carreira na área da saúde e cursar medicina, certamente já deve ter ouvido falar das faculdades de medicina em São Paulo. 

Considerado o estado mais desenvolvido do Brasil, São Paulo possui algumas das melhores instituições de ensino do país, e isso não é diferente quando se trata de Medicina. O que leva aqueles que querem se tornar bons médicos a procurarem por elas.

Neste texto, vamos explorar algumas das principais faculdades de medicina em São Paulo e o que elas têm a oferecer para os estudantes que desejam ingressar nessa carreira promissora.

Está interessado na área da saúde e pretende estudar em São Paulo? Então veja ranking com as melhores faculdades de Medicina em São Paulo. Para ir diretamente a alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Saiba quais as melhores faculdades de Medicina do Brasil 

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Quais são as melhores faculdades de Medicina em São Paulo?

A seguir, veja a lista com o top 10 das melhores faculdades de Medicina públicas e particulares do estado de São Paulo.

  • 1. Universidade de São Paulo (USP)
  • 2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • 3. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • 4. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • 5. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)
  • 6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • 7. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)
  • 8. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  • 9. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
  • 10. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é a maior universidade pública brasileira, a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina. São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Medicina da USP se propõe a formar médicos com sólida formação geral, formação básica profunda, treinamento nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), elevada formação ética e humanista e deve estar apto a exercer sua profissão com responsabilidade social e competência. 

O curso de Medicina é oferecido em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. O ingresso na faculdade é realizado através do vestibular da FUVEST ou pelo Sisu.

Saiba como estudar para a Fuvest e garantir suas vaga no curso de medicina de uma das melhores faculdades do país.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1962, é uma universidade pública considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A sede da instituição fica em Campinas, porém possui campus em Piracicaba e Limeira.

O curso de Medicina é o mais antigo da universidade. Seus programas de assistência médica, docência e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistencial que inclui o Hospital de Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Hemocentro, o Gastrocentro, Hospital Estadual de Sumaré e vários Centros de Saúde da rede pública do Município de Campinas.

O ingresso na universidade ocorre através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Confira também as melhores faculdades de enfermagem de São Paulo.

3ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública formada por 7 campi distribuídos pelo estado. Em 2016 a UNIFESP se destacou como uma das dez universidades mais prestigiadas da América Latina, segundo ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), ficando em sexta posição.

O curso de Medicina da UNIFESP possui estrutura com excelentes laboratórios de pesquisa, prédio de anfiteatros destinados às aulas, uma das maiores bibliotecas do país, hospital escola e uma rede para a assistência primária e secundária da população. O objetivo do curso é formar um médico com conhecimento científico sólido e responsabilidade social.

A Unifesp possui duas formas de ingresso: pelo Sisu e Sistema Misto de Ingresso, em que, além da nota Enem, aplica-se uma prova complementar. Essa segunda forma de ingresso é exigida pelo curso de Ciências Biológicas, Engenharia Química e Medicina. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976,  é uma universidade pública com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. O QS World University Rankings classificou a universidade paulista como a 9ª melhor da América Latina, em 2014.

O curso de Medicina tem como objetivo a formação sólida que privilegie o contato e ações educativas, bem como o atendimento aos problemas de saúde mais prevalentes na população, a busca permanente do conhecimento, postura ética e humanística e comprometimento com a cidadania.

O curso da Unesp é um dos mais concorridos do País. Para estimular os estudantes de escolas públicas a disputarem as vagas, a unidade mantém um cursinho pré-vestibular para alunos de baixa renda.

O ingresso na Unesp é feito através de vestibular próprio. O curso de Medicina é oferecido na cidade de Botucatu. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)

Fundada em 1963, é uma instituição de ensino superior privada voltada ao ensino das ciências da saúde. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, hospital-escola da instituição, foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no estado de São Paulo.

O curso de Medicina da instituição tem organização estrutural e didática baseada em um currículo inovador com Departamentos, onde as disciplinas afins são agrupadas para se otimizar o ensino, além de evitar excessos e gigantismos burocráticos-financeiros, com administração fundamentada na meritocracia e alternância de comando.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública com sede no município de São Carlos. Além disso, a universidade possui mais 3 campi, nas cidades de Araras, Sorocaba e Buri. Seu corpo acadêmico é formado por 99,9% de mestres ou doutores.

O curso de Medicina da UFSCar tem como objetivo formar um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que seja capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção.

O ingresso na universidade ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de São José do Rio Preto. É uma das mais bem conceituadas faculdades de Medicina e Enfermagem do país e se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

A instituição oferece cerca de 80 vagas anuais para o curso de Medicina, que acontece em período integral. O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Campinas. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação em duas importantes áreas da saúde, sendo elas a Odontologia e Medicina.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Medicina da faculdade preza pela formação geral do médico generalista humanizado, deixando-o pronto para atuar no mercado global e apto a atender nos níveis primários e secundários nos sistemas público e privado da área da saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª –  Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Fundada em 1966, é uma das Faculdades de Medicina Públicas do estado de São Paulo, localiza-se na região Sul de Marília. A faculdade oferece gratuitamente os cursos de Medicina e Enfermagem.

O curso de Medicina tem como objetivo a formação de profissionais capazes de desenvolver elevados padrões de excelência no exercício da medicina, na geração e disseminação do conhecimento científico e de práticas de intervenção que expressem efetivo compromisso com a melhoria da saúde e com os direitos das pessoas.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada. Suas unidades de ensino estão distribuídas em cinco campi universitários, sendo quatro localizados na capital do estado de São Paulo e um em Sorocaba.

O Curso de Medicina da PUC-SP é, ao mesmo tempo, tradicional e inovador. Criado em 1950 como o primeiro curso no Brasil fora do eixo das grandes capitais, tem muitos ex-alunos considerados expoentes da área e da ciência brasileira. 

O curso de Medicina da universidade está localizado em Sorocaba. O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina em São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Organize seus estudos para o Enem com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet.

Nós te conectamos à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo com a lista das melhores faculdades de medicina em São Paulo até o final! 

Desejamos bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Graças e Paz irmãos, tudo bem por aí?
    Irmãos o que eu posso fazer para solicitar uma bolsa de estudos, para estudar em Brasil.

    • Olá, Domingos! Você precisa entrar em contato com a universidade para a qual você deseja ir. E, de qualquer forma, faça o Enem. A nota dele será necessária.