Faculdades

Melhores faculdades de Medicina em São Paulo

MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Medicina em São Paulo

Confira o nosso ranking com as melhores faculdades de Medicina de São Paulo! Dessa forma você conseguirá fazer a melhor escolha ao ingressar em uma instituição de ensino.

Está interessado na área da saúde e pretende estudar em São Paulo? Então esse artigo é para você! Nele, você verá um ranking com as melhores faculdades de Medicina em São Paulo. 

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina em São Paulo

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

4. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

5. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)

6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

7. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

8. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

9. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

10. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é a maior universidade pública brasileira, a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina. São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Medicina da USP se propõe a formar médicos com sólida formação geral, formação básica profunda, treinamento nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), elevada formação ética e humanista e deve estar apto a exercer sua profissão com responsabilidade social e competência. 

O curso de Medicina é oferecido em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. O ingresso na faculdade é realizado através do vestibular da FUVEST ou pelo Sisu.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1962, é uma universidade pública considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A sede da instituição fica em Campinas, porém possui campus em Piracicaba e Limeira.

O curso de Medicina é o mais antigo da universidade. Seus programas de assistência médica, docência e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistencial que inclui o Hospital de Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Hemocentro, o Gastrocentro, Hospital Estadual de Sumaré e vários Centros de Saúde da rede pública do Município de Campinas.

O ingresso na universidade ocorre através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

3ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública formada por 7 campi distribuídos pelo estado. Em 2016 a UNIFESP se destacou como uma das dez universidades mais prestigiadas da América Latina, segundo ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), ficando em sexta posição.

O curso de Medicina da UNIFESP possui estrutura com excelentes laboratórios de pesquisa, prédio de anfiteatros destinados às aulas, uma das maiores bibliotecas do país, hospital escola e uma rede para a assistência primária e secundária da população. O objetivo do curso é formar um médico com conhecimento científico sólido e responsabilidade social.

A Unifesp possui duas formas de ingresso: pelo Sisu e Sistema Misto de Ingresso, em que, além da nota Enem, aplica-se uma prova complementar. Essa segunda forma de ingresso é exigida pelo curso de Ciências Biológicas, Engenharia Química e Medicina. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976,  é uma universidade pública com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. O QS World University Rankings classificou a universidade paulista como a 9ª melhor da América Latina, em 2014.

O curso de Medicina tem como objetivo a formação sólida que privilegie o contato e ações educativas, bem como o atendimento aos problemas de saúde mais prevalentes na população, a busca permanente do conhecimento, postura ética e humanística e comprometimento com a cidadania.

O curso da Unesp é um dos mais concorridos do País. Para estimular os estudantes de escolas públicas a disputarem as vagas, a unidade mantém um cursinho pré-vestibular para alunos de baixa renda.

O ingresso na Unesp é feito através de vestibular próprio. O curso de Medicina é oferecido na cidade de Botucatu. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)

Fundada em 1963, é uma instituição de ensino superior privada voltada ao ensino das ciências da saúde. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, hospital-escola da instituição, foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no estado de São Paulo.

O curso de Medicina da instituição tem organização estrutural e didática baseada em um currículo inovador com Departamentos, onde as disciplinas afins são agrupadas para se otimizar o ensino, além de evitar excessos e gigantismos burocráticos-financeiros, com administração fundamentada na meritocracia e alternância de comando.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública com sede no município de São Carlos. Além disso, a universidade possui mais 3 campi, nas cidades de Araras, Sorocaba e Buri. Seu corpo acadêmico é formado por 99,9% de mestres ou doutores.

O curso de Medicina da UFSCar tem como objetivo formar um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que seja capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção.

O ingresso na universidade ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de São José do Rio Preto. É uma das mais bem conceituadas faculdades de Medicina e Enfermagem do país e se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

A instituição oferece cerca de 80 vagas anuais para o curso de Medicina, que acontece em período integral. O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Campinas. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação em duas importantes áreas da saúde, sendo elas a Odontologia e Medicina.

O curso de Medicina da faculdade preza pela formação geral do médico generalista humanizado, deixando-o pronto para atuar no mercado global e apto a atender nos níveis primários e secundários nos sistemas público e privado da área da saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª –  Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Fundada em 1966, é uma das Faculdades de Medicina Públicas do estado de São Paulo, localiza-se na região Sul de Marília. A faculdade oferece gratuitamente os cursos de Medicina e Enfermagem.

O curso de Medicina tem como objetivo a formação de profissionais capazes de desenvolver elevados padrões de excelência no exercício da medicina, na geração e disseminação do conhecimento científico e de práticas de intervenção que expressem efetivo compromisso com a melhoria da saúde e com os direitos das pessoas.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada. Suas unidades de ensino estão distribuídas em cinco campi universitários, sendo quatro localizados na capital do estado de São Paulo e um em Sorocaba.

O Curso de Medicina da PUC-SP é, ao mesmo tempo, tradicional e inovador. Criado em 1950 como o primeiro curso no Brasil fora do eixo das grandes capitais, tem muitos ex-alunos considerados expoentes da área e da ciência brasileira. 

O curso de Medicina da universidade está localizado em Sorocaba. O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina em São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador