Faculdades

Conheça as melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-PSICOLOGIA-EM-PERNAMBUCOMelhores faculdades de Psicologia em Pernambuco
Sala do Saber - melhor cursinho online

Confira o ranking com as melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco e acerte na hora de escolher a instituição ideal para você!

Se você mora ou pretende se mudar para estudar em algum estado da região Nordeste, então esse artigo é pra você! Nele, preparamos um ranking das melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco

1. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

2. Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

3. Universidade de Pernambuco (UPE)

4. Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

5. Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP)

6. Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

7. Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

8. Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO)

9. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

10. Faculdade de Ciências Humanas Esuda (FCHE)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo governo federal, sediada em Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste.

O curso de Psicologia da UFPE tem como objetivo oferecer uma formação básica consistente no que se refere a conhecimentos e práticas imprescindíveis tanto ao exercício da profissão, bem como à construção do conhecimento psicológico.

A faculdade oferece, anualmente, cerca de 80 vagas e o ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Fundada em 1951, a Universidade Católica de Pernambuco é uma instituição de ensino superior privada localizada em Recife. A instituição oferece, atualmente, 36 cursos de graduação.

O curso de Psicologia da UNICAP tem como objetivo formar psicólogos inseridos e comprometidos com a realidade sociocultural contemporânea, éticos e conscientes de sua cidadania, investindo na promoção do desenvolvimento humano, intercedendo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade de Pernambuco (UPE)

Fundada em 1966, é uma instituição pública que possui campus nas cidades de Recife, Arcoverde, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

O curso de Psicologia da UPE propõe uma formação generalista e pluralista, que assegure um exercício profissional calcado nos princípios éticos, na cientificidade, na criticidade e na reflexão, comprometido com as demandas sociais.

O curso de Psicologia é oferecido na cidade e Garanhuns e o ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Recife. A Faculdade Frassinetti do Recife oferece cerca de 7 cursos, nas modalidades de licenciatura e bacharelado.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O perfil do psicólogo formado pela FAFIRE engloba competências e habilidades básicas e específicas para intervir psicologicamente nos indivíduos, tanto na perspectiva de corrigir como compensando danos e também de promovendo a saúde mental.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP)

Fundada em 2001,  é uma instituição de ensino superior privada. Em 2012, passou a integrar a Wyden Educacional, o que proporciona aos alunos uma série de benefícios e programas, como intercâmbio para os EUA e curso de inglês subsidiado.

No curso de Psicologia da UNIFAVIP, o estudante terá uma formação ampla que lhe permitirá compreender as experiências subjetivas, os processos mentais e as diferenças e semelhanças entre os indivíduos. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Fundada em 2003, é uma instituição de ensino superior privada que possui mais de 50 opções de curso de graduação, cursos preparatórios, pós-graduação e técnicos. A faculdade possui campus em mais de 25 cidades. 

O curso de Psicologia da UNINASSAU acompanha as transformações da formação em Psicologia enquanto uma Ciência e uma Profissão. Nesse sentido, faz-se necessário reconhecer a diversidade como elemento fundamental nessa formação.

O curso de Psicologia é oferecido em Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. O ingresso é feito pelo vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni.

7ª – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo governo federal.  Com sede na cidade de Petrolina, está situada nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, sendo uma das únicas universidades federais do país a estar presente em três estados.

O curso de Psicologia da UNIVASF oferece ao estudante uma formação generalista que contempla os principais enfoques teórico-metodológicos da Psicologia contemporânea. Dessa forma, busca formar profissionais capazes de integrar teoria, prática e a realidade social, como aspectos importantes na construção do conhecimento e na atuação profissional.

O ingresso na faculdade ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO)

Fundada em 1973, é uma instituição de ensino superior privada voltada para a evangelização, ministração do ensino em todos os níveis e de prestação de serviços à comunidade.

A FACHO tem como meta formar Psicólogos éticos e comprometidos com a transformação social e a promoção de saúde. Através de uma formação integral, a faculdade busca oferecer uma formação acadêmica sólida que desperte a sensibilidade para promoção dos direitos humanos e da responsabilidade social.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

9ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Fundada em 1959, é uma instituição privada com sede na cidade de São Gonçalo e campus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Bahia. A faculdade oferece mais de 25 opções de cursos de graduação. 

O curso da Psicologia da UNIVERSO destina-se à formação de psicólogos aptos a pesquisar situações e problemas psicológicos presentes na educação, na saúde, no trabalho na vida social e neles intervir.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdade de Ciências Humanas Esuda (FCHE)

Fundada em 1974, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Recife. A faculdade oferece, atualmente, cerca de 10 cursos de graduação. A faculdade objetiva em seus cursos qualificar os alunos para que possam ingressar com competência técnica e humanística no mercado de trabalho.

O curso de Psicologia da faculdade contempla disciplinas teórico-práticas que visam a contribuir para a formação de profissionais comprometidos com a realidade social, a ética e a cidadania. 

A instituição dispõe de uma completa infraestrutura, de recursos informatizados, de corpo docente especializado, de uma clínica e, inclusive, do exclusivo Projeto Incubadora que permite ao psicólogo recém-formado articular entre a aquisição do conhecimento e a prática profissional.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários