Faculdades

Melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo

MELHORES-FACULDADES-DE-ENFERMAGEM-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Enfermagem em São Paulo

A Enfermagem é uma ciência que tem como objetivo a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano. Deseja seguir essa carreira? Confira as melhores faculdades para esse curso em São Paulo.

O enfermeiro é o profissional que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência à eles. Se você deseja seguir essa carreira, confira as melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo

1. Universidade de São Paulo (USP) 

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

5. Universidade Paulista (UNIP)

6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

7. Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Einstein)

8. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

9. Centro Universitário São Camilo

10. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada em São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso de Enfermagem da USP oferece formação generalista e forma profissionais aptos à prestação de cuidados a indivíduos, famílias e grupos com vistas à promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças. O enfermeiro também adquire competência profissional para ações educativas, gerenciais e de pesquisa.

O ingresso ocorre através do vestibular da FUVEST e do Sisu. O curso de Enfermagem é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada na cidade de Campinas, considerada uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. Além disso, a Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.

O curso de Enfermagem da Unicamp oferece duas modalidades de formação: licenciatura e bacharelado. Há a possibilidade de cursá-las concomitantemente, ou seja, ao mesmo tempo. Na modalidade bacharelado o curso visa formar o enfermeiro capaz de atuar em diferentes áreas de maneira crítica, reflexiva e integradora.

Na modalidade licenciatura, o curso oferece qualificação para o trabalho em instituições educativas, escolares e não escolares, em educação básica e em educação profissional em enfermagem.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. Possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade e distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Enfermagem da UNESP tem como objetivo formar profissionais de excelência, com senso crítico e consciência de seu papel de sujeitos e agentes de transformação no sentido da melhoria das condições de trabalho, saúde e vida na sociedade e capazes de manter atualizado o conhecimento.

O curso é oferecido em Botucatu e conta com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu como campo de estágio, onde os alunos passam pelo centro cirúrgico, cuidando de pacientes em pré, trans e pós-operatório, prontos-socorros e unidades de terapia intensiva neonatal, pediátrica e de adultos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. Formada por 7 campi distribuídos pelo estado, é uma das universidades mantidas pelo Ministério da Educação com maior orçamento público.

O curso de Enfermagem da UNIFESP procura estar sempre engajado para manter um currículo adequado às mudanças pelas quais a sociedade vem passando, sem, contudo deixar de priorizar a assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo, família e grupos de comunidade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Paulista (UNIP)

Fundada em 1988, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Possui campus espalhados por todo o estado de São Paulo e ainda em Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

O curso de Enfermagem da UNIP oferece formação de enfermeiros que atendam as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso é oferecido nas cidades de Jundiaí, Limeira, Araraquara, Bauru, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Pardo, Ribeirão Preto, São Paulo, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Assis, Campinas e Santana de Parnaíba.

6ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Carlos, há cerca de 240 km de São Paulo. É a única universidade federal sediada no interior do estado de São Paulo. 

O curso de Enfermagem da UFSCar oferece formação generalista, capacitando o aluno para atuar na coordenação do processo de trabalho da enfermagem, na qualificação de seus agentes e no desenvolvimento de ações cuidativas, educativas, gerenciais e de pesquisa junto ao indivíduo, à família e à coletividade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Einstein)

Fundada em 2016, é uma instituição de ensino superior privada que faz parte da  Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A faculdade oferece os cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina.

O curso de Enfermagem da faculdade é um dos melhores e mais inovadores do país. A faculdade oferece mais de 1.100 horas de estágio curricular obrigatório, carga horária bastante superior ao que recomenda o MEC.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior privada localizada em São José do Rio Preto. É uma das mais bem conceituadas faculdades de Medicina e Enfermagem do país e se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

O curso de Enfermagem da FAMERP tem como objetivo formar profissionais que prestem assistência sistematizada ao indivíduo, família e comunidade e que aprendam e apliquem valores éticos da profissão dentro do contexto social.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª –  Centro Universitário São Camilo

Fundada em 1975, é uma instituição de ensino superior privada mantida pela União Social Camiliana. Oferece cursos de graduação e em pós-graduação em diversas áreas, mas é reconhecida por sua grande ênfase no setor de saúde, sobretudo cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina.

O curso de Enfermagem da faculdade preocupa-se com a formação de um enfermeiro diagnosticador, inovador e crítico sobre sua atuação e o cenário de saúde da população.  Além disso, prepara o profissional, para as tendências do mercado na prevenção e promoção da saúde na educação de vida saudável, na inserção do modelo do Sistema Único de Saúde e na assistência integral.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Presidente Prudente, há aproximadamente 560 km de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Guarujá e Jaú. 

O curso de Enfermagem da faculdade tem como objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, qualificados para o exercício ético da enfermagem, capazes de diagnosticar e intervir em situações de saúde-doença, desenvolvendo ações de enfermagem para prevenção, proteção, reabilitação e promoção integral dos indivíduos e da sociedade e preparados para transformar a realidade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador