Faculdades

Enfermagem em São Paulo: saiba quais são as melhores faculdades para se tornar um bom profissional

MELHORES-FACULDADES-DE-ENFERMAGEM-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Enfermagem em São Paulo
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Enfermagem é uma das áreas que mais crescem no país, principalmente nos grandes centros, e demanda uma formação bastante sólida para que o profissional tenha excelência e se destaque no mercado. São Paulo é o local ideal para ir em busca disso, por isso vamos te mostrar quais são melhores faculdades de Enfermagem do estado.

Os critérios utilizados inclusive levam em conta a posição na avaliação do mercado, além de outros aspectos como a qualidade do ensino e da produção científica.

Continue lendo para descobrir quais são as melhores faculdades de Enfermagem de São Paulo e os principais detalhes sobre elas.

Vamos te mostrar quais são as melhores faculdades de enfermagem de São Paulo entre públicas e particulares. Se quiser ir direto para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Utilize o Simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

O enfermeiro é o profissional que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência à eles. Se você deseja seguir essa carreira, confira as melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Como saber quais as melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Veja também quais são as melhores faculdades de Medicina do estado de São Paulo.

Melhores faculdades de Enfermagem em São Paulo

1. Universidade de São Paulo (USP) 

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

5. Universidade Paulista (UNIP)

6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

7. Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Einstein)

8. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

9. Centro Universitário São Camilo

10. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

Já sabe quais são as melhores faculdades de enfermagem em São Paulo? Confira também as melhores faculdades de Enfermagem do Brasil

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada em São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso de Enfermagem da USP oferece formação generalista e forma profissionais aptos à prestação de cuidados a indivíduos, famílias e grupos com vistas à promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças. O enfermeiro também adquire competência profissional para ações educativas, gerenciais e de pesquisa.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso de Enfermagem é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

Quer estudar enfermagem na Usp? Veja como se preparar para a Fuvest e saia na frente dos concorrentes!

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada na cidade de Campinas, considerada uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. Além disso, a Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.

O curso de Enfermagem da Unicamp oferece duas modalidades de formação: licenciatura e bacharelado. Há a possibilidade de cursá-las concomitantemente, ou seja, ao mesmo tempo. Na modalidade bacharelado o curso visa formar o enfermeiro capaz de atuar em diferentes áreas de maneira crítica, reflexiva e integradora.

Na modalidade licenciatura, o curso oferece qualificação para o trabalho em instituições educativas, escolares e não escolares, em educação básica e em educação profissional em enfermagem.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Organize seus estudos com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet!

3ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. Possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade e distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Enfermagem da UNESP tem como objetivo formar profissionais de excelência, com senso crítico e consciência de seu papel de sujeitos e agentes de transformação no sentido da melhoria das condições de trabalho, saúde e vida na sociedade e capazes de manter atualizado o conhecimento.

O curso é oferecido em Botucatu e conta com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu como campo de estágio, onde os alunos passam pelo centro cirúrgico, cuidando de pacientes em pré, trans e pós-operatório, prontos-socorros e unidades de terapia intensiva neonatal, pediátrica e de adultos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. Formada por 7 campi distribuídos pelo estado, é uma das universidades mantidas pelo Ministério da Educação com maior orçamento público.

O curso de Enfermagem da UNIFESP procura estar sempre engajado para manter um currículo adequado às mudanças pelas quais a sociedade vem passando, sem, contudo deixar de priorizar a assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo, família e grupos de comunidade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Paulista (UNIP)

Fundada em 1988, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Possui campus espalhados por todo o estado de São Paulo e ainda em Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

O curso de Enfermagem da UNIP oferece formação de enfermeiros que atendam as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso é oferecido nas cidades de Jundiaí, Limeira, Araraquara, Bauru, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Pardo, Ribeirão Preto, São Paulo, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Assis, Campinas e Santana de Parnaíba.

6ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Carlos, há cerca de 240 km de São Paulo. É a única universidade federal sediada no interior do estado de São Paulo. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Enfermagem da UFSCar oferece formação generalista, capacitando o aluno para atuar na coordenação do processo de trabalho da enfermagem, na qualificação de seus agentes e no desenvolvimento de ações cuidativas, educativas, gerenciais e de pesquisa junto ao indivíduo, à família e à coletividade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Einstein)

Fundada em 2016, é uma instituição de ensino superior privada que faz parte da  Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A faculdade oferece os cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina.

O curso de Enfermagem da faculdade é um dos melhores e mais inovadores do país. A faculdade oferece mais de 1.100 horas de estágio curricular obrigatório, carga horária bastante superior ao que recomenda o MEC.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior privada localizada em São José do Rio Preto. É uma das mais bem conceituadas faculdades de Medicina e Enfermagem do país e se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

O curso de Enfermagem da FAMERP tem como objetivo formar profissionais que prestem assistência sistematizada ao indivíduo, família e comunidade e que aprendam e apliquem valores éticos da profissão dentro do contexto social.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª –  Centro Universitário São Camilo

Fundada em 1975, é uma instituição de ensino superior privada mantida pela União Social Camiliana. Oferece cursos de graduação e em pós-graduação em diversas áreas, mas é reconhecida por sua grande ênfase no setor de saúde, sobretudo cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina.

O curso de Enfermagem da faculdade preocupa-se com a formação de um enfermeiro diagnosticador, inovador e crítico sobre sua atuação e o cenário de saúde da população.  Além disso, prepara o profissional, para as tendências do mercado na prevenção e promoção da saúde na educação de vida saudável, na inserção do modelo do Sistema Único de Saúde e na assistência integral.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Presidente Prudente, há aproximadamente 560 km de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Guarujá e Jaú. 

O curso de Enfermagem da faculdade tem como objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, qualificados para o exercício ético da enfermagem, capazes de diagnosticar e intervir em situações de saúde-doença, desenvolvendo ações de enfermagem para prevenção, proteção, reabilitação e promoção integral dos indivíduos e da sociedade e preparados para transformar a realidade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Veja a seguir o melhor jeito de estudar enfermagem em uma ótima faculdade de São Paulo sem precisar do Enem.

Nós te conectamos à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre as faculdades de enfermagem em são paulo até o final! 

Desejamos bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.