Faculdades

Melhores faculdades de Nutrição em Pernambuco

MELHORES-FACULDADES-DE-NUTRIÇÃO-EM-PERNAMBUCOMelhores faculdades de Nutrição de Pernambuco
Sala do Saber - melhor cursinho online

O nutricionista é o profissional que cuida da alimentação, estudando os alimentos e analisando os efeitos que eles possuem em nosso corpo. Pretende fazer esse curso? Confira as melhores faculdades para esse curso em Pernambuco.

O nutricionista é o profissional que estuda os alimentos e os efeitos deles em nosso organismo. Se você deseja seguir essa carreira, esse artigo é para você. Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Nutrição em Pernambuco. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o Simulado Enem do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Nutrição em Pernambuco?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Nutrição em Pernambuco, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Nutrição em Pernambuco

1. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

2. Universidade de Pernambuco (UPE)

3. Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP)

4. Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

5. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

6. Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG)

7. Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

8. Instituto Pernambuco de Ensino Superior (IPESU)

9. Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

10. Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino pública sediada em Recife. Além disso, possui campus nas cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste.

O curso de Nutrição da faculdade tem como objetivo formar um profissional capacitado para atuar na área de alimentação e nutrição, em consonância com a realidade econômica-social da região. Nesta perspectiva, oferece ao estudante informações que o capacite a prestar assessoria em todos os meios, nos programas de alimentação e nutrição.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso de Nutrição é oferecido em Recife e em Vitória de Santo Antão.

2ª – Universidade de Pernambuco (UPE)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Recife. Além disso, possui campus nas cidades de Arcoverde, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

O curso de Nutrição da UPE tem como objetivo capacitar o aluno a aplicar conhecimentos sobre a constituição e as propriedades dos alimentos e seu aproveitamento no organismo humano, além de diagnosticar, intervir e monitorar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP)

Fundado em 2001, o Centro Universitário do Vale do Ipojuca ou Centro Universitário UNIFAVIP | Wyden é uma instituição de ensino superior privada localizada em Caruaru, há cerca de 130 km de Recife. 

O curso de Nutrição da faculdade alia o conhecimento adquirido nas aulas teóricas às aulas práticas desenvolvidas em laboratórios específicos, modernos e bem equipados. Além disso, o aluno pode participar de cursos de extensão, seminários, visitas técnicas, debates, projetos e pesquisas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Fundado em 2003, é uma instituição privada de ensino superior, que possui mais de 50 opções de cursos de graduação, cursos preparatórios, pós-graduação e técnicos, além do Ensino a Distância em diversos polos.

O curso de Nutrição da UNINASSAU capacita, com formação generalista, humanista e crítica, visando a segurança alimentar e a atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni.

5ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Fundada em 1959, é uma instituição privada com sede na cidade de São Gonçalo e campus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Bahia. A faculdade oferece mais de 25 opções de cursos de graduação.

O curso de Nutrição da UNIVERSO forma o profissional de saúde tecnicamente habilitado para planejar, organizar, supervisionar e avaliar unidades de alimentação e nutrição. Atua em todas as áreas em que a alimentação e a nutrição sejam fundamentais para a promoção e recuperação da saúde. Promove a prevenção contra doenças de indivíduos ou grupos, contribuindo para a qualidade de vida.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade.

6ª – Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG)

Fundado em 2001, o Centro Universitário dos Guararapes tem sua sede localizada em Jaboatão dos Guararapes. A instituição oferece 34 cursos de graduação, além de diversas especializações, pós-graduações, MBA, Mestrados e Cursos Técnicos.

O curso de Nutrição tem como objetivo desenvolver um processo formativo que apresente como resultado um profissional generalista, capaz de compreender criticamente a realidade e nela intervir com ética e rigor científico, a partir do entendimento do homem na sua integralidade bio-psico-social.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível ingressar por meio da nota no Enem.

7ª – Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Fundada em 1959, a instituição privada localizada em Caruaru que atua como complexo educacional, compreendendo quatro campi universitários e sete anexos. A instituição oferece 23 cursos de graduação, 30 especializações e mais de 40 projetos de Extensão e de Pesquisa universitárias.

O curso de Nutrição da faculdade tem como objetivo formar profissionais capazes de garantir a segurança alimentar e a atenção dietética de indivíduos e grupos, bem como de interferir criticamente na mudança de estilos de vida pessoais e coletivo à saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni.

8ª – Instituto Pernambucano de Ensino Superior (IPESU)

O Instituto Pernambucano de Ensino Superior possui 22 cursos disponíveis e 5 campi em todo o Brasil. Com sede em Recife – Pernambuco, o IPESU conta com diversas formas de ingresso.

O curso de Nutrição engloba um conjunto de conhecimentos ligados às ciências biológicas, como a Fisiologia, a Bioquímica e a Biologia, com o objetivo de desenvolver a consciência da saúde humana a partir do consumo dos alimentos essenciais à sua preservação.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, mas é possível ingressar pela nota no Enem.

9ª – Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Fundada em 2005, a FPS surgiu da aliança entre a Associação Educacional Boa Viagem (AEBV) e a Fundação Alice Figueira (FAF). Além dos cursos de graduação, a faculdade também oferece cursos de pós-graduação e Mestrado.

O curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde tem como proposta a interdisciplinaridade, a participação ativa dos alunos em situações problema da prática de saúde ao longo de todo curso e a integração de todas as ações do ensino-assistência-pesquisa-extensão, centrada na capacidade da educação permanente, valorizando comportamento ético, humanístico e social

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade.

10ª – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Vitória de Santo Antão, há aproximadamente de 46 km da cidade de Recife. A faculdade oferece cursos de graduação nas modalidades licenciatura, bacharelado e tecnólogo. 

O curso de Nutrição da faculdade tem seu foco no desenvolvimento de habilidades específicas para o futuro exercício da profissão, preparando o aluno para ser agente fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e para acompanhar as mudanças de hábitos e a evolução da sociedade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Nutrição em Pernambuco? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.