Faculdades

Melhores faculdades de Nutrição do Brasil

MELHORES-FACULDADES-DE-NUTRIÇÃO-DO-BRASILMelhores faculdades de Nutrição do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O nutricionista é o profissional que cuida da alimentação, estudando os alimentos e analisando os efeitos que eles possuem em nosso corpo. Pretende fazer esse curso? As melhores faculdades de nutrição estão espalhadas por todo o Brasil, veja qual a mais próxima de você!

A sua intenção é fazer com que cada vez mais pessoas estejam conscientes a respeito de sua alimentação? Deseja aprender mais sobre cada alimento e o efeito que ele produz no corpo humano? Então, você está no lugar certo. Apresentamos as melhores faculdades de Nutrição do Brasil.

Nesse artigo, traremos bastante conteúdo para você que deseja fazer esse curso. Se a distância não for uma fronteira e você estiver disposto a se mudar para estudar, este artigo te ajudará muito.

Por outro lado, se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos isso!

Já elencamos as melhores faculdades de Nutrição em São Paulo. Se a sua intenção é fazer faculdade nesse estado, clique aqui e confira nosso artigo!

O que faz um nutricionista?

O que faz um nutricionista

Antes de apresentarmos as melhores faculdades de nutrição, é importante que vocês saibam as ocupações de um nutricionista.

O nutricionista é um profissional da área da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles têm no corpo humano. Esse estudo pode servir para prevenir doenças através da mudança de nossos hábitos alimentares.

O nutricionista pode atuar prescrevendo dietas, fazendo acompanhamento de atletas profissionais, avaliando os alimentos para consumo humano, entre outras diversas ocupações em diferentes áreas.

Como saber quais as melhores faculdades de Nutrição do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Nutrição do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Nutrição

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

6. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

7. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

8. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

9. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

10. Universidade de Brasília (UnB)

Veja agora os detalhes das melhores faculdade de Nutrição do Brasil:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é a maior universidade pública brasileira, a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina. São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Nutrição da USP tem como objetivo formar um profissional da área da saúde que seja capaz de desenvolver ações de segurança alimentar e nutricional e atenção dietética, destinadas a indivíduos e grupos populacionais.

O ingresso pode ser feito através do Fuvest e também pelo Sisu. O curso é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Nutrição da UFMG tem como objetivo formar um profissional generalista, humanista e crítico. Concebido em módulos, o curso permite  ao estudante ter uma visão global da cadeia alimentar. Além disso, a proposta do curso  integra conhecimentos práticos e teóricos desde o primeiro semestre.

O ingresso na faculdade ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

O curso de Nutrição da Unicamp oferece formação generalista, humanista e crítica, capacitando o profissional a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

O ingresso nessa instituição ocorre por meio de um vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada no Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no Brasil e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Macaé, Duque de Caxias e Itaperuna

O curso de Nutrição da UFRJ tem como objetivo formar profissionais críticos, com  embasamento  teórico  e  conhecimento  técnico  capacitados  e habilitados para o desenvolvimento de atividades relacionadas à condição de saúde e nutrição do ser humano, individual ou coletivamente, sempre buscando meios para o seu aprimoramento.

O ingresso na faculdade ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Fundada em 1922, é uma instituição de ensino superior pública com sede em Viçosa, há cerca de 225 km de Belo Horizonte. A faculdade também possui campus nas cidades de Florestal e Rio Paranaíba.

O curso de Nutrição da UFV tem como objetivo principal formar nutricionistas, com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição que se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido em Viçosa e em Rio Paranaíba.

6ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Nutrição da UNESP está entre os melhores, fato confirmado nas avaliações como a do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), promovido pelo Ministério da Educação, e a do Guia do Estudante, da Editora Abril.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. Possui 7 campus espalhados pelo estado e é uma das universidades mantidas pelo Ministério da Educação com maior orçamento público.

O curso de Nutrição da UNIFESP um pretende formar nutricionista generalista, humanista e crítico, voltado para as necessidades de saúde da população, com conhecimento amplo e sólido de todas as etapas e das dimensões que envolvem o processo de alimentação e nutrição humana, tanto no indivíduo como em grupos populacionais, sadios e enfermos, buscando a promoção, prevenção, manutenção, recuperação e reabilitação de saúde.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

O curso de Nutrição da UFPE visa formar um profissional capacitado para atuar na área de alimentação e nutrição, em consonância com a realidade econômica-social da região. Nesta perspectiva, oferece ao estudante informações que o capacite a prestar assessoria em todos os meios, nos programas de alimentação e nutrição.

O ingresso na faculdade é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O nutricionista formado na UFRGS é um profissional da área da saúde, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à Atenção Dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

A faculdade possui vestibular próprio, porém destina 30% de suas vagas para o ingresso pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Nutrição da UnB oferece, ao longo dos semestres, formação generalista, que prepara para as diversas necessidades do mercado. O currículo oferece disciplinas voltadas tanto para as áreas tradicionais como para as áreas da nutrição em expansão. 

O ingresso na faculdade ocorre pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além da lista das melhores faculdades de Nutrição do Brasil, o Beduka traz diversos conteúdos para te ajudar no ENEM e em outros diversos vestibulares. Leia um pouco sobre a Reforma Protestante, aprenda o que é Cartografia e veja um pouco mais sobre Ecologia e Meio Ambiente.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de nutrição do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.