CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de nutrição em SP?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-NUTRIÇÃO-EM-SPMelhores faculdades de Nutrição em SP
Sala do Saber - melhor cursinho online

O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Deseja seguir essa carreira e quer fazer sua faculdade em São Paulo? Veja nesse artigo as melhores faculdades desse estado.

O nutricionista é um profissional de grande destaque na sociedade atual e são várias as oportunidades para os graduados na área. Você tem interesse? Quer saber como é o curso e a profissão? Separamos aqui uma lista das melhores faculdades de nutrição em SP e alguns detalhes sobre o curso. Vamos lá?!

O que um nutricionista faz?

O nutricionista é responsável por manter, promover ou recuperar a saúde a partir de uma boa dieta alimentar. Entre suas principais atividades, podemos citar:

  • Controlar a qualidade de alimentos em estabelecimentos
  • Fazer o planejamento da dieta alimentar diária de pacientes
  • Regular, avaliar ou criar produtos para o consumo humano
  • Receitar suplementos ou probióticos para pessoas enfermas ou saudáveis

O nutricionista pode trabalhar em diversas áreas. O esporte sempre tem uma alta demanda por estes profissionais, seja em clubes, equipes ou academias.

Laboratórios, hospitais e clínicas também precisam dele. Estabelecimentos como restaurantes e escolas têm necessidade de um nutricionista também para desenvolver o cardápio alimentar.

Um setor que só evolui e apresenta diversas oportunidades para os profissionais da nutrição é o da alimentação coletiva, ou seja, o controle da dieta alimentar de um grupo de pessoas.

Normalmente quem solicita nutricionistas para essa área são Organizações Não-Governamentais (ONGs). Os programas nos quais os nutricionistas estão incluídos dizem respeito à luta contra a desnutrição, principalmente a infantil.

Além disso, algumas empresas que contam com restaurantes internos também costumam chamar os profissionais da nutrição para planejar seus cardápios.

Para conseguir exercer a profissão corretamente, é preciso ser formado(a) em nutrição em uma instituição de ensino superior aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim como outros profissionais da saúde, o nutricionista também necessita adquirir o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Como é o curso de nutrição?

Antes de falar sobre as melhores faculdades de nutrição em SP, é importante saber como é a formação nesta área. O curso é de bacharelado e costuma durar 4 anos. É uma graduação com matérias bem variadas, as quais procuram abranger diversos temas importantes para a formação do profissional.

Por exemplo, entre as disciplinas ensinadas no curso de nutrição estão a bioquímica e a anatomia.

É claro que existem outras matérias mais específicas ligadas às tarefas gerais de um nutricionista, como a avaliação nutricional, por exemplo. As aulas práticas também são outro aspecto bem atrativo para quem escolher este curso superior.

Só para te dar um gostinho das matérias presentes na grade curricular das melhores faculdades de nutrição, confira a lista a seguir:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Biologia celular
  • Fisiologia
  • Educação nutricional
  • Dietética
  • Higiene dos alimentos
  • Tecnologia de alimentos
  • Parasitologia
  • Nutrição no esporte
  • Psicologia
  • Nutrição clínica
  • Farmacologia

Quais são as melhores faculdades de nutrição em SP?

São Paulo reúne uma grande variedade de instituições que ministram este curso. Para te ajudar, usamos a avaliação recente do MEC que definiu quais eram as melhores faculdades de nutrição em SP.

Como já destacamos em outros textos que fizemos aqui no Beduka, o conceito de melhor é sempre subjetivo. A melhor faculdade de nutrição que aparece em nossa lista pode não ser tão perto da sua casa ou ter a mensalidade mais elevada, por exemplo.

Assim, use a lista das melhores faculdades de nutrição em SP como referência, visite aquelas que você escolher para ver se ela supera as suas expectativas e oferece a formação do jeito que atenda suas necessidades.

  1. Universidade Paulista (UNIP) em Ribeirão Preto (interior)
  2. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) em Presidente Prudente (interior)
  3. Universidade Paulista (UNIP) em Assis (interior)
  4. Universidade Paulista (UNIP) em São José do Rio Pardo (interior)
  5. Universidade Paulista (UNIP) em São Paulo (capital)
  6. Universidade Paulista (UNIP) em Limeira (interior)
  7. Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) em São Paulo (capital)
  8. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) em Itu (interior)
  9. Universidade Paulista (UNIP) em Campinas (interior)
  10. Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) em São Paulo (capital)

Para definir a relação das melhores faculdades de nutrição em SP, o MEC usa o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Essa é a avaliação mais completa realizada pelo Inep, e leva em conta o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Aqui já apresentamos uma relação das melhores faculdades públicas de medicina do Brasil e também já explicamos o que faz um profissional formado em medicina veterinária. Desta vez você teve a oportunidade de conhecer as melhores faculdades de nutrição em SP.

O Beduka é um buscador de faculdades e cursos, privados e públicos, que exibe uma relação completa de todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

Ainda tem dúvidas se nutrição é o curso certo para você? Veja aqui nossas dicas.

Além de conhecer a lista das 10 melhores faculdades de nutrição em SP, você pode aproveitar para estudar sobre:

Você já conhece nosso canal no Youtube? Temos vários vídeos com profissionais explicando a rotina em suas profissões. Acesse agora!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!


Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários

  • Porque não tem nenhuma Faculdade Pública na lista? Sério que só as privadas estão entre as 10 “melhores” em Nutrição?

    • Oi Charles, a relação foi feita com base no Conceito Preliminar de Curso (CPC) divulgado pelo MEC. Este indicador leva em conta alguns fatores, como o Enade, por exemplo. Em SP, as dez melhores instituições foram todas particulares sim. A melhor instituição pública do Brasil é a UniRio, mas aqui apresentamos apenas a lista completa do estado de São Paulo. 🙂

    • Oi, Joelma! Além dessas da lista, existe também a UNG. Inclusive, você pode ganhar uma bolsa de 65% de desconto na mensalidade com o Beduka Bolsas. Clique aqui e conheça melhor esse programa.