FaculdadesFies

Como entrar na faculdade pelo FIES?

como entrar na faculdade pelo FIESComo entrar na faculdade pelo FIES?

O Financiamento Estudantil ajuda muitos alunos a ingressarem em uma faculdade particular quando eles não tem condições de pagar integralmente a mensalidade do curso. Ficou interessada no FIES? Descura nesse artigo como entrar na faculdade usando esse financiamento criado pelo Governo Federal.

Você sabe como entrar na faculdade pelo FIES? Com os vestibulares de fim de ano e as notícias sobre o ENEM, sempre surgem dúvidas sobre como ingressar em um curso superior. Os processos seletivos e/ou a nota no Exame Nacional do Ensino Médio são as credenciais para as instituições públicas no SISU. Mas e para as universidades particulares, quais são as opções?

Às vezes, pagar uma faculdade particular não é algo fácil, as mensalidades aumentam de valor praticamente todo semestre e, por causa disso, muitos alunos têm medo de iniciar uma graduação ou ainda trancam o curso por não conseguir arcar com os valores das mensalidades.

Se este é o seu caso, hoje vamos ensinar como entrar na faculdade pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), uma maneira que permite ao estudante ingressar em uma instituição privada, mas com a opção de pagamento parcelado só no fim da graduação, depois de formado.

Criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil oferece crédito para o aluno com juros baixos. Para entrar no programa, é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir do ano de 2010, obter no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação. As vagas são limitadas e quanto maior sua nota, maior a chance de conseguir o financiamento.

Além disso, é preciso verificar se você se encaixa nos critérios financeiros para preencher a vaga. Em um dos contratos, por exemplo, o programa exige que você tenha a renda bruta familiar mensal menor que três salários mínimos. Porém, as regras sobre as questões financeiras podem variar, o ideal é que você consulte o edital da edição em for se inscrever.

Você também precisa verificar se a faculdade que quer ingressar e o curso são selecionáveis por meio do FIES. Atualmente, muitas faculdades particulares aceitam participações de estudantes do programa, mas é sempre bom checar para não ter nenhuma surpresa na hora da matrícula.

Outro critério de participação no FIES é de que o estudante deve ter concluído o ensino médio e a instituição escolhida precisa ser reconhecida pelo MEC.

Como entrar na faculdade pelo FIES? Elimine suas dúvidas!

Eu posso solicitar o FIES antes de me matricular em uma faculdade? Sim, você pode se inscrever no programa e depois realizar a matrícula em uma faculdade.

Posso me inscrever no FIES para fazer uma segunda graduação? Sim, mas as vagas serão destinadas com prioridade para pessoas sem graduação. Se sobrarem algumas vagas, a pessoa que está em busca da segunda graduação terá chances de entrar no programa.

Posso fazer pós-graduação, mestrado ou doutorado por meio do FIES? Sim, mas com exceção de cursos de especialização e à distância. O estudante também já deve estar matriculado em algum curso de pós-graduação e ter recebido nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Aqueles que já receberam bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) também não podem participar do FIES.

Posso participar do ProUni e do FIES ao mesmo tempo?

Sim, mas apenas se você tiver conquistado 50% de bolsa no ProUni. Desta forma, poderá fazer o financiamento da outra metade por meio do FIES.

Posso trocar de curso e continuar usando o FIES?

Sim, você pode solicitar a troca de curso, inclusive por meio da internet, no site sisfiesportal.mec.gov.br

Posso desistir do curso?

Sim, mas você terá que cumprir com as obrigações do seu contrato.

Preciso pagar alguma taxa de inscrição no FIES?

Não tem taxa de inscrição. Você que busca informações de como entrar na faculdade pelo FIES precisa saber que trimestralmente existe uma taxa referente aos juros do financiamento e o valor financiado passará a ser cobrado após a conclusão do curso, de acordo com as normas do seu contrato.

Quanto tempo vou passar pagando o FIES?

Depende, o valor da mensalidade será definido de acordo com a sua renda familiar e o total do curso. Porém, o prazo máximo para pagar todas as parcelas é de 14 anos.

Como faço para me inscrever no FIES?

Agora vamos te explicar o passo a passo de como entrar na faculdade pelo FIES: o processo seletivo acontece duas vezes ao ano, em fevereiro e julho, fique atento aos prazos para não perder a inscrição. Para se cadastrar, você precisa entrar no site fies.mec.gov.br, informar sua data de nascimento, CPF, e o código de verificação solicitado.

É por meio do CPF que o sistema integrado do Ministério da Educação localizará sua nota para identificar se ela é suficiente para se inscrever participar do programa. Após esta verificação, você será redirecionado para outra página, onde irá informar seu e-mail e nome, depois disso, receberá um e-mail no endereço cadastrado com um link de confirmação, que irá te direcionar para outra página para preencher seus dados pessoais.

Após este processo, aparecerá um questionário sobre sua renda familiar e educação, opções de curso, instituição, horários, locais, etc. Se você está se inscrevendo e já concluiu algum semestre do curso, será direcionado para outra página para informar quantos semestres já foram cumpridos.

Agora que já detalhamos como entrar na faculdade pelo FIES, você pode verificar os conteúdos que produzimos para alcançar uma boa nota no ENEM e garantir o seu financiamento.

O Beduka é um buscador de faculdades e cursos, privados e públicos, que exibe uma relação completa de todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC. Por meio de uma pesquisa simples e rápida você descobre endereço, avaliação e valores das mensalidades de universidades particulares.

Além de entender como entrar na faculdade pelo FIES, aproveite e veja:

Curta nossa página no Facebook e receba as nossas atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador