FaculdadesFies

Como entrar na faculdade pelo FIES? O segredo de estudar sem dívidas!

como entrar na faculdade pelo FIESComo entrar na faculdade pelo FIES?
Cronograma do que estudar

Às vezes, pagar uma faculdade particular não é algo fácil, ainda mais que elas costumam aumentar praticamente todo semestre. Por causa disso, muitos alunos têm medo de iniciar uma graduação ou ainda trancam o curso por não conseguir arcar com pagamentos tão altos.

Pensando nisso, foi criado uma das formas mais fáceis de um estudante que não pode pagar mensalidade integral entrar na universidade: o Financiamento Estudantil. Por meio dele, o Governo Federal financia parte ou todo o valor mensal do curso e faz a cobrança apenas depois de o graduando se formar.

Mas você sabe como entrar na faculdade pelo Fies? Há uma série de pré-requisitos, documentos que se deve apresentar, essas partes mais burocráticas que acabam deixando todo mundo confuso. Não se preocupe! Vamos te explicar em detalhes tudo que é preciso saber para você conseguir o seu.

O que é o Fies?

Criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil oferece crédito para o aluno com juros baixos. Para entrar no programa, é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obter média mínima 450 pontos e ter tirado 400 pontos na redação. As vagas são limitadas e quanto maior sua nota, maior a chance de conseguir o financiamento.

Além disso, é preciso verificar se você se encaixa nos critérios financeiros para preencher a vaga. Em um dos contratos, por exemplo, o programa exige que você tenha a renda bruta familiar mensal menor que três salários mínimos. Porém, as regras sobre as questões financeiras podem variar, o ideal é que você consulte o edital da edição em for se inscrever.

Você também precisa verificar se a faculdade que quer ingressar e o curso são selecionáveis por meio do FIES. Atualmente, muitas faculdades particulares aceitam participações de estudantes do programa, mas é sempre bom checar para não ter nenhuma surpresa na hora da matrícula.

Outro critério de participação no FIES é de que o estudante deve ter concluído o ensino médio e a instituição escolhida precisa ser reconhecida pelo MEC.

Como entrar na faculdade pelo FIES? Elimine suas dúvidas!

  • Quem pode pedir o Fies?
  1. Quem participou do Enem mais recente (tendo se formado no ensino médio a partir de 2010), tirou ao menos 450 pontos e não zerou a redação
  2. Quem estiver enquadrado nas regras que estipulam a renda familiar bruta mensal, de acordo com as regras do MEC no processo seletivo.
  • Eu posso solicitar o FIES antes de me matricular em uma faculdade?

Sim, você pode se inscrever no programa e depois realizar a matrícula em uma faculdade.

  • Posso me inscrever no FIES para fazer uma segunda graduação?

Sim, mas as vagas serão destinadas com prioridade para pessoas sem graduação. Se sobrarem algumas vagas, a pessoa que está em busca da segunda graduação terá chances de entrar no programa.

  • Posso fazer pós-graduação, mestrado ou doutorado por meio do FIES?

Sim, mas com exceção de cursos de especialização e à distância. O estudante também já deve estar matriculado em algum curso de pós-graduação e ter recebido nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Aqueles que já receberam bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) também não podem participar do FIES.

  • Posso participar do ProUni e do FIES ao mesmo tempo?

Sim, mas apenas se você tiver conquistado 50% de bolsa no ProUni. Desta forma, poderá fazer o financiamento da outra metade por meio do FIES.

  • Posso trocar de curso e continuar usando o FIES?

Sim, você pode solicitar a troca de curso, inclusive por meio da internet, no site sisfiesportal.mec.gov.br

Cronograma de estudos
  • Posso desistir do curso?

Sim, mas você terá que cumprir com as obrigações do seu contrato.

  • Preciso pagar alguma taxa de inscrição no FIES?

Não tem taxa de inscrição. Você que busca informações de como entrar na faculdade pelo FIES precisa saber que trimestralmente existe uma taxa referente aos juros do financiamento e o valor financiado passará a ser cobrado após a conclusão do curso, de acordo com as normas do seu contrato.

  • Quanto tempo vou passar pagando o FIES?

Depende, o valor da mensalidade será definido de acordo com a sua renda familiar e o total do curso. Porém, o prazo máximo para pagar todas as parcelas é de 14 anos.

  • Como faço para me inscrever no FIES?

Agora vamos te explicar o passo a passo de como entrar na faculdade pelo FIES:

1 – O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, em fevereiro e julho, fique atento aos prazos para não perder a inscrição. Para se cadastrar, você precisa entrar no site fies.mec.gov.br, informar sua data de nascimento, CPF, e o código de verificação solicitado.

2 – É por meio do CPF que o sistema integrado do Ministério da Educação localizará sua nota para identificar se ela é suficiente para se inscrever participar do programa.

3 – Após esta verificação, você será redirecionado para outra página, onde irá informar seu e-mail e nome, depois disso, receberá um e-mail no endereço cadastrado com um link de confirmação, que irá te direcionar para outra página para preencher seus dados pessoais.

4 – Após este processo, aparecerá um questionário sobre sua renda familiar e educação, opções de curso, instituição, horários, locais, etc. Se você está se inscrevendo e já concluiu algum semestre do curso, será direcionado para outra página para informar quantos semestres já foram cumpridos.

Agora que já detalhamos como entrar na faculdade pelo FIES, verifique os conteúdos que produzimos para alcançar uma boa nota no ENEM e garantir o seu financiamento.

Descubra como melhorar sua nota no Enem

Às vezes, o candidato estuda muito mas peca por não treinar. Assim, chega o dia da prova e ele se surpreende com o modo como os conteúdos são cobrados. Imagina o desespero?

Não deixe que isso aconteça com você! Faça o Simulado Enem do Beduka para tirar todas as suas dúvidas e melhorar sua nota até o dia da prova. O mais incrível é que ele:

  • É 100% gratuito:
  • Usa  questões reais do Exame;
  • Tem o mesmo método de correção;
  • Simula qual seria sua nota se a prova fosse hoje.

Continue contando conosco nesta jornada rumo a aprovação.

Sucesso e bons estudos!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.