Física

O que é Hidrostática?

o que é hidrostáticaO Que é Hidrostática
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Hidrostática é o ramo da Física que estuda os fluidos (que podem ser tanto líquidos como gasosos) que estão em repouso, isto é, que não estão em movimento. A Hidrostática também estuda as forças que os fluidos exercem sobre corpos neles imersos, estejam eles parcialmente ou totalmente submersos.

Aprenda um pouco mais de física com esse artigo sobre o que é Hidrostática que o Beduka preparou para te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Você também pode testar os seus conhecimentos sobre diversas matérias no nosso Simulado ENEM.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Hidrostática!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Hidrostática;
  • Principais forças estudadas;
  • Princípios fundamentais.

O que é Hidrostática?

Hidrostática é a parte da Física que estuda os fluidos (líquidos e gases) em repouso, ou seja, que não estejam em escoamento. A Hidrostática tem por objetivo analisar também todas as forças físicas que envolvem esses fluidos e os corpos que neles estão submergidos, parcial ou totalmente. Dentro da Hidrostática existem conceitos e princípios que são essenciais para entendermos como esses fluidos em repouso se comportam.

O que é Densidade?

A densidade de um objeto consiste no quanto de matéria está presente em determinado volume. Através dela que pode-se, por exemplo, dizer que a água é mais densa que o gelo, e por isso ele flutua.

A fórmula utilizada para determinar a densidade é:

d = m/v

d = densidade, medida quilogramas por metro cúbico (Kg/m³);

m = massa, medida em quilogramas (Kg);

v = volume, medido em metros cúbicos (m³).

Confira o artigo completo sobre Densidade.

O que é Pressão hidrostática?

Lei de Stevin

Também conhecido como Lei Fundamental da Hidrostática, o Teorema de Stevin determina que “A diferença da pressão entre dois pontos A e B de um líquido, situados em níveis diferentes, se deve à pressão exercida pela coluna líquida compreendida entre os níveis determinados por A e B”.

Tomando como exemplo uma garrafa que está cheia de água que tenha o ponto A em sua superfície e o ponto B em seu fundo. A pressão no ponto B será maior do que no ponto A, isso acontece porque, segundo Stevin, a coluna de água acima do ponto B é muito maior do que a que está acima do ponto A.

Ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, mais pressão ele exercerá.


lei de stevin
Princípio fundamental da Hidrodinâmica – fórmula

ΔP – diferença de pressão (Pa)

d – densidade do fluido (kg/m³)

Δh – diferença de altura entre pontos do fluido (m)

g – aceleração da gravidade (m/s²)

Através do princípio apresentado, pode-se concluir:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Dois pontos que se estão à mesma altura em um fluido possuirão a mesma pressão;
  • A pressão em um fluido aumenta de acordo com sua profundidade.

Princípio de Pascal

O Princípio de Pascal afirma que: “Um acréscimo de pressão exercido em qualquer ponto de um fluído é transmitido para todo o fluído”. Isso significa que a pressão exercida em uma área de um fluido em equilíbrio é transmitida a todas as demais áreas desse fluido, bem como às suas paredes internas.

Sendo assim, temos a fórmula do Teorema de Pascal:

teorema de pascal

F1/A1 = F2/A2

F1 é a força exercida no ponto A (N);

A1 é a área em que a F1 foi aplicada (m²);

F2 é a força exercida no ponto B (N);

A2 é a área em que a F2 foi aplicada (m²).

O que é Empuxo?

Empuxo é a força resultante vertical exercida por um fluido e que atua sobre um corpo. Ao entrar em uma piscina, temos a sensação de que ficamos mais leves. Essa sensação é a força empuxo que sentimos atuando sobre nós.

Princípio de Arquimedes

Arquimedes foi um filósofo, matemático, inventor, engenheiro e físico que descobriu o empuxo. Ao colocar um objeto em um recipiente que estava cheio de água, Arquimedes observou que parte da água transbordava do recipiente, apontando que parte do volume havia sido deslocado. O peso do volume é exatamente igual ao empuxo, por isso temos:

princípio de arquimedes

E = d . V . g

E é o empuxo, medido em Newton (N);

d é a densidade do líquido (Kg/m³);

V é o volume do líquido deslocado (m³);

g é a aceleração da gravidade (m/s²)

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Acabamos de explicar o que é Hidrostática, aproveite e confira outros assuntos que caem nos vestibulares. Saiba o que é física ondulatória, aprenda o que é magnetismo e descubra quais as três leis de Newton.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.