Química

O que é Densidade?

O que é DensidadeO que é Densidade?

A densidade é a quantidade específica de matéria em uma determinada quantidade de volume. Para calcular a densidade, divide-se o valor da massa do material pelo valor do volume.

Aprenda o que é Densidade com esse artigo que o Beduka preparou para te ajudar a se preparar para as questões de Química do ENEM. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre densidade!

Nesse artigo vamos trazer:

  • O que é Densidade;
  • Como calcular a Densidade;
  • Densidade Absoluta e Relativa.

O que é Densidade?

A densidade é a concentração de matéria em uma quantidade específica de volume. Consideramos a interação entre a massa de um material e o volume ocupado por ele para calcularmos a densidade.

Por exemplo, um quilo de papel pesa o mesmo que um quilo de chumbo – os dois pesam um quilo. O senso comum nos leva a pensar que o quilo de chumbo é mais pesado que o papel, pois, na prática, sabemos que o chumbo é muito mais pesado que papel.

No entanto, a diferença entre os dois está em seu volume, o espaço ocupado pelo chumbo e pelo papel necessário para que se obtenha o mesmo peso. Para termos um quilo de papel, precisamos de um volume muito maior do que o volume do chumbo, pois o chumbo é mais concentrado, isto é, mais denso (possui densidade maior).

Aprenda também o que é Termologia.

Como calcular a Densidade?

Sendo assim, podemos calcular a densidade de um material a partir da relação entre a massa e o volume, segundo a fórmula:

formula densidade

Em que:

d = densidade

m = massa

v = volume

A densidade é medida em grama por centímetro cúbico (g/cm³), podendo ser expressa também em quilograma por metro cúbico (kg/m³) ou em grama por mililitro (g/mL).

Aprenda mais sobre as Unidades de Medida de Volume.

É importante saber que a temperatura e a pressão interferem diretamente na densidade dos materiais. 

Densidade Absoluta e Relativa

Dentro do conceito de densidade, podemos dividi-la em densidade absoluta e densidade relativa.

A densidade absoluta consiste na relação já dita anteriormente entre a massa e o volume de um material, que pode ser calculada pela fórmula:

densidade absoluta

A densidade relativa diz respeito às comparações entre as densidades de dois materiais. Geralmente, esse termo é empregado para comparar a densidade de materiais com relação à densidade da água. A densidade relativa pode ser calculada pela seguinte fórmula:

densidade relativa

Em que:

d1: densidade de um material

d2: densidade do outro material

Densidades de algumas substâncias

  • Água: 0,997 g/cm3
  • Álcool etílico: 0,789 g/cm3
  • Alumínio: 2,70 g/cm3
  • Chumbo: 11,3 g/cm3
  • Diamante: 3,5 g/cm3
  • Leite integral: 1,03 g/cm3
  • Mercúrio: 13,6 g/cm3

Aprenda também o que é Hidrostática.

Além de aprender sobre o que é Densidade, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que é Densidade? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador