Blog do Beduka | Matérias resumidas, Dicas e Exercícios Enem
Química

O que é Densidade? Definição, fórmula, absoluta e relativa!

O que é DensidadeO que é Densidade?

O que é densidade? É a relação existente entre a massa e o volume dos materiais, ou seja, a concentração de uma substância. Nela, consideramos pressão e temperatura constantes para não exercer diferenças. Para calcularmos as densidades de quaisquer materiais, divide-se o valor de sua massa pelo valor de seu volume.

Neste artigo sobre o que é Densidade, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é densidade e para quê serve?
  2. Qual a diferença entre massa, volume e densidade?
  3. Como calcular? Fórmulas!
  4. Tipos: Relativa e Absoluta.
  5. Exemplos em cada material.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões de Química. Dentro dessa matéria, o Beduka preparou um Resumo para te ajudar a se preparar!

O que é Densidade e para que serve?

Definição:

A densidade é a concentração de matéria em uma quantidade específica de volume. Consideramos a interação entre a massa de um material e o volume ocupado por ele para calcularmos.

Em outra palavras, nós precisamos do valor da massa e do volume para entender o que é densidade, pois sua definição nos diz que ela indica qual é a concentração de um material em determinado espaço.

  • Por exemplo:

Pense em um quilo de papel e um quilo de chumbo. Qual deles é mais pesado? Instintivamente, tendemos a responder que é o de chumbo, porém está errado.

Note que ambos pesam 1kg. Mas o senso comum nos leva a pensar que é o chumbo porque, na prática, sabemos que ao segurar o material chumbo sentimos mais “peso” que o papel.

Porém, para entender esta questão precisamos notar a relaçaõ entre massa e volume. Se eu quero formar 1kg de papel, precisarei de um volume enorme.

Já para ter um 1k de chumbo eu preciso de menos volume, isso porque ele é mais denso que o papel.

Note que saber esse conceito é importante para não cair nessas pegadinhas. Além disso, essa propriedade é muito usada para saber calcular o Empuxo.

Qual a diferença entre massa, volume e densidade?

A massa é a matéria do objeto (em grama), o volume é o espaço que esse objeto ocupa (em cm³). Por fim, a densidade é a relação obtida pela divisão da massa pelo volume (g/cm³).

*Pode-se usar também kg/m³. Basta fazer as conversões. Aprenda a converter unidades.

Como calcular a Densidade? [Fórmula]

Podemos calcular a densidade de um material a partir da relação entre a massa e o volume, segundo a fórmula:

formula da densidade igual a massa dividida pelo volume
  • Em que:

d = densidade

m = massa

v = volume

Ela é medida em grama por centímetro cúbico (g/cm³), podendo ser expressa também em quilograma por metro cúbico (kg/m³) ou em grama por mililitro (g/mL).

Aprenda mais sobre as Unidades de Medida de Volume.

É importante saber que a temperatura e a pressão interferem diretamente na densidade dos materiais. 

Por isso, dissemos que essas definições e fórmulas valem para pressão e temperatura constantes. Assim garantimos que não haverá interferência e os valores só dependerão de massa e volume.

Quais são os tipos de densidade?

Existem dois tipos de densidade: absoluta e relativa. A absoluta é a do material em si mesmo, já a relativa envolve a comparação entre materiais diferentes (um em relação ao outro, mudamos o ponto de vista).

Densidade absoluta

A densidade absoluta consiste na relação já dita anteriormente entre a massa e o volume de um material, que pode ser calculada pela fórmula:

DAbs = m / V

Densidade relativa

A densidade relativa diz respeito às comparações entre as densidades de dois materiais. Geralmente, esse termo é empregado para comparar os materiais com relação à densidade da água.

Ela pode ser calculada pela seguinte fórmula:

DRel = d1 / d2

  • Em que:

d1: densidade de um material.

d2: do outro material.

Exemplos da densidades de algumas substâncias

  • Água: 0,997 g/cm3
  • Álcool etílico: 0,789 g/cm3
  • Alumínio: 2,70 g/cm3
  • Chumbo: 11,3 g/cm3
  • Diamante: 3,5 g/cm3
  • Leite integral: 1,03 g/cm3
  • Mercúrio: 13,6 g/cm3

Aprenda também o que é Hidrostática.

Se gostou do nosso artigo sobre o que é Densidade, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador