Química

Exercícios de Densidade

Exercícios de DensidadeExercícios de Densidade

Densidade é a interação que há entre a massa e o volume de um certo material, a uma dada pressão e temperatura. Leia o resumo para responder os exercícios sobre densidade.

A matéria de densidade é bastante cobrada nos principais vestibulares, como o ENEM no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apesar da densidade ser uma matéria interdisciplinar, há diferentes formas de exigir conhecimentos sobre o tema. Então, relembre a matéria com o nosso resumo e faça os exercícios de densidade.

O que é densidade?

Densidade é a concentração de massa em um determinado volume, ou seja, é a quantidade de massa (matéria) que cabe dentro de um volume (espaço). 

Não esqueça de fazer os exercícios de solubilidade para entender ainda mais a matéria. 

A densidade é calculada pela divisão da massa do objeto pelo volume, veja a fórmula abaixo:

Exercícios de Densidade

Sendo,

D: densidade.

m: massa.

v: volume.

Ela determina a quantidade de matéria que existe dentro de uma unidade de volume.

Um exemplo de densidade é o chumbo, que possui uma maior densidade que o alumínio, pois a matéria do chumbo dentro de determinado volume é maior que a matéria de uma mesma quantidade de alumínio.

Entenda sobre equilíbrio químico!

As substâncias podem ser caracterizadas por meio da densidade, veja as densidades de algumas substâncias:

  • Água: 0,997 g/cm3
  • Álcool etílico: 0,789 g/cm3
  • Alumínio: 2,70 g/cm3
  • Chumbo: 11,3 g/cm3
  • Diamante: 3,5 g/cm3
  • Leite integral: 1,03 g/cm3
  • Mercúrio: 13,6 g/cm3

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Agora é a sua vez de testar os seus conhecimento com os Exercícios de Densidade!

Exercícios de Densidade

1 – (Fuvest-SP) Em uma indústria, um operário misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm3), separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, recolheu a fração B, secou-a e jogou-a em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10g/cm3), separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D).

(Dados: densidade na temperatura de trabalho em g/cm3: polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 a 1,06; policloreto de vinila = 1,5 a 1,42)

As frações A, C e D eram, respectivamente:

a)  PE, PS e PVC

b)  PS, PE e PVC

c)  PVC, PS e PE

d)  PS, PVC e PE

e)  PE, PVC e PS

2 – (FMU-SP)Um vidro contém 200 cm3 de mercúrio de densidade 13,6 g/cm3. A massa de mercúrio contido no vidro é:

a) 0,8 kg

b) 0,68 kg

c) 2,72 kg

d) 27,2 kg

e) 6,8 kg

3 – (UFPI)Em uma cena de um filme, um indivíduo corre carregando uma maleta tipo 007(volume de 20 dm3) cheia de barras de um certo metal. Considerando que um adulto de peso médio (70 kg) pode deslocar com uma certa velocidade, no máximo, o equivalente ao seu próprio peso, indique qual o metal, contido na maleta, observando os dados da tabela a seguir.

(Dado: 1 dm3 = 1L = 1 000 cm3.)

densidade - Exercícios de Densidade

Densidade de alguns materiais

a) Alumínio.

b) Zinco.

c) Prata.

d) Chumbo.

e) Ouro.

4 – (UFMG) Em um frasco de vidro transparente, um estudante colocou 500 mL de água e, sobre ela, escorreu vagarosamente, pelas paredes internas do recipiente, 50 mL de etanol. Em seguida, ele gotejou óleo vegetal sobre esse sistema. As gotículas formadas posicionaram-se na região interfacial, conforme mostrado nesta figura:

densidade - Exercícios de Densidade.

Considerando-se esse experimento, é correto afirmar que:

a) a densidade do óleo é menor que a da água.

b) a massa da água, no sistema, é 10 vezes maior que a de etanol.

c) a densidade do etanol é maior que a do óleo.

d) a densidade da água é menor que a do etanol.

5 – (FESP)O volume de álcool etílico que devemos misturar com 80cm3 de água destilada para obtermos uma solução alcoólica de densidade 0,93 g/cm3 é (despreze a contração de volume que acompanha a mistura de álcool com água): (Dados: d H2O = 1 g/cm3; dC2H2OH = 0,79 g/cm3)

a) 4 cm3.

b) 40 cm3.

c) 60 cm3.

d) 70 cm3.

e) 65 cm3.

6 – (UFPR-PR) O mercúrio é um metal que possui densidade de 13,6 g/cm3 em condições normais. Dessa forma, um volume de 1 litro (1 dm3) desse metal tem massa, em quilogramas, igual a:

a) 0,0136

b) 0,136

c) 1,36

d) 13,6

e) 136

7 – (UNIFOR-CE) Dois líquidos, A e B, quimicamente inertes, e não-miscíveis entre si, de densidades dA=2,80g/cm3 e dB=1,60g/cm3, respectivamente, são colocados em um mesmo recipiente. Sabendo que o volume do líquido A é o dobro do de B, a densidade da mistura, em g/cm3, vale:

a) 2,40

b) 2,30

c) 2,20

d) 2,10

e) 2,00

8 – ENEM 2012Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρ aguá = 1 g/cm3. No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma). Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a

a) 0,073 kg. 

b) 0,167 kg 

c) 0,250 kg. 

d) 0,375 kg. 

e) 0,750 kg.

9 – (UFRGS) Para a análise da qualidade do leite são monitorados vários parâmetros físicoquímicos. As avaliações de propriedades como, por exemplo, densidade, crioscopia e teor de proteína, o qual é calculado pelo teor médio de nitrogênio, são utilizadas para detectar possíveis adulterações. Considere as afirmações abaixo, sobre os possíveis métodos de adulteração do leite. 

I. A adição de água ao leite é facilmente detectável, pois diminui a densidade e aumenta a temperatura de congelamento. 

II. A adição de ureia pode compensar a diminuição de densidade e a diminuição de teor médio de nitrogênio, causadas pela adição de água. 

III. A adição de sacarose pode compensar a diminuição de densidade e a diminuição de teor médio de nitrogênio, causadas pela adição de água, sem o efeito tóxico apresentado pela ureia. 

Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 

b) Apenas II. 

c) Apenas III. 

d) Apenas I e II. 

e) I, II e III. 

Respostas dos Exercícios de Densidade

Exercício resolvido da questão 1 –

a)  PE, PS e PVC

Exercício resolvido da questão 2 –

c) 2,72 kg

Exercício resolvido da questão 3 –

a) Alumínio.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) a densidade do óleo é menor que a da água.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Exercício resolvido da questão 5 –

b) 40 cm3.

Exercício resolvido da questão 6 –

d) 13,6

Exercício resolvido da questão 7 –

a) 2,40

Exercício resolvido da questão 8 –

d) 0,375 kg. 

Exercício resolvido da questão 9 –

d) Apenas I e II. 

Gostou dos nossos Exercícios de Densidade? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador