Faculdades

Melhores faculdades de Odontologia na Bahia

MELHORES-FACULDADES-DE-ODONTOLOGIA-NA-BAHIAMelhores faculdades de Odontologia na Bahia
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Odontologia é uma área bastante concorrida. Se você deseja seguir essa carreira e se destacar no mercado de trabalho, confira quais as melhores faculdades para esse curso na Bahia.

Odontologia é a área responsável pela saúde bucal dos seres humanos. Deseja seguir essa carreira? Então, esse artigo é para você! Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Odontologia na Bahia. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o Simulado Enem do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Odontologia na Bahia?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Odontologia na Bahia, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Odontologia na Bahia

1. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

2. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

3. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana)

4. Faculdade Maria Milza (FAMAM)

5. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

6. Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF)

7. Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana (FTC FRASantana)

8. Centro Universitário Ages (UniAGES)

9. Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC SALVADOR)

10. Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (FTC VConquista)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Feira de Santana. Além disso, possui campus nas cidades de Santo Amaro e Lençóis. A UEFS é a terceira universidade mais antiga da Bahia.

O curso de Odontologia da UEFS tem como objetivo formar um cirurgião-dentista generalista capaz de atender às demandas da sociedade com pleno domínio do conhecimento técnico-científico, apto a atuar em equipe multiprofissional, reflexivo, crítico e participativo, de conduta ética, humanizada e de consciência política, comprometido com a problemática social. 

O ingresso na faculdade ocorre através do Sisu. Veja como conseguir bolsas de estudos em odonotologia.

2ª –  Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia e uma das mais importantes no país. Em 2019, foi classificada pelo QS World University Rankings e pelo Center for World University Rankings como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste do país.

O ingresso na faculdade ocorre através do Sisu. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

3ª – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA)

Fundada em 1952, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Salvador. A faculdade oferece cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Educação Física.

O curso de Odontologia da BAHIANA tem sólida e abrangente formação teórica e intenso treinamento laboratorial e ambulatorial. Como o aluno realiza atendimentos clínicos desde o 4º semestre do curso, nas clínicas setoriais e integradas, o estudante formado por essa faculdade é percebido pelo mercado de trabalho como um profissional altamente qualificado e preparado para os desafios atuais da profissão.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja como conseguir bolsas de estudos em odonotlogia.

4ª – Faculdade Maria Milza (FAMAM)

Fundada em 2004, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Governador Mangabeira, há cerca de 140 km de Salvador. A FAMAM oferece cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade.

5ª –  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Fundada em 1980, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Vitória da Conquista, há cerca de 510 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Jequié e Itapetinga

O curso de Odontologia da UESB tem como objetivo proporcionar aos alunos uma formação generalista técnico-científica e cultural, para a atuação na promoção da educação da saúde bucal nas comunidades populacionais tradicionais diversas na área.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

6ª – Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Feira de Santana. A faculdade oferece cerca de 23 cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD. 

O curso de Odontologia da faculdade é direcionado para a formação de pessoas com visão ampla da saúde e realidade social. Seu objetivo é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho, sobretudo, no ponto de vista técnico, científico, humano e ético, preocupados em promover a saúde bucal da população.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

7ª – Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana (FTC FRASantana)

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Salvador. Possui unidades em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Petrolina e São Paulo.

O curso de Odontologia da FTC de Feira de Santana oferece formação abrangente, com a oportunidade de conhecer todas as especialidades. O futuro odontólogo formado pela faculdade desenvolve competências para atuação tanto para a prevenção, promoção e reabilitação da saúde bucal.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

8ª – Centro Universitário Ages (UniAGES)

Fundado em 2016, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Paripiranga, a cerca de 356 km de Salvador e a 110 km de Aracaju, capital de Sergipe. A faculdade oferece cerca de 24 cursos de graduação. 

O curso de Odontologia da UniAGES tem como objetivo formar um Cirurgião-Dentista generalista com capacidade para promover mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

9ª – Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC SALVADOR)

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Salvador. Possui unidades em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Petrolina e São Paulo.

O curso de Odontologia da FTC de Salvador oferece formação de qualidade e, para isso,  proporciona aos alunos atividades práticas desde o primeiro semestre, com uma carga horária maior do que a exigida pelo Ministério da Educação (MEC). 

O aluno de Odontologia da faculdade pode prestar atendimento à comunidade com atividades educativas e preventivas nos 27 consultórios da própria instituição, além de clínicas e hospitais que possuem parcerias para contribuir com o aprendizado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontolologia.

10ª – Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (FTC VConquista)

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Salvador. Possui unidades em Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Petrolina e São Paulo.

No curso de Odontologia da FTC de Vitória da Conquista, o estudante tem a possibilidade de aprender conteúdos da odontologia que não estão na matriz curricular, mas que são reconhecidamente do cirurgião dentista, como heiki, odontogeriatria e hipnose.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Odontologia na Bahia? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.