Geografia

Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Exercícios sobre Projeções CartográficasExercícios sobre Projeções Cartográficas
Plano de Estudos 2023 chegou

As projeções cartográficas são utilizadas para representar a Terra e seus espaços. Há vários tipos de projeções, porém, três foram de grande destaque: cilíndrica, cônica e azimutal. Faça os exercícios sobre projeções cartográficas para testar seus conhecimentos.

As projeções cartográficas podem ser cobradas nos principais vestibulares, por isso, revisar e testar os seus conhecimentos sobre a matéria é importante para a sua aprovação. No ENEM, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, os exercícios sobre projeções cartográficas podem aparecer na área de geografia. Logo, continue lendo o nosso artigo e pratique com as questões.

Projeções Cartográficas

As projeções cartográficas tem como objetivo representar a Terra e seus espaços, em uma superfície plana. Como a Terra possui um formato esférico, as projeções costumam ter distorções e outros problemas de representação. 

Vamos entender as três principais projeções que se destacaram ao longo da história.

Projeção Cilíndrica

projeção cartográfica cilíndrica
  • Projeção da superfície terrestre;
  • A representação é constituída pelos paralelos e meridianos;
  • As baixas latitudes possuem menos distorções;
  • As projeções cilíndricas não são todas iguais, algumas mudam a proporção das superfícies;
  • A projeção de Mercator é um exemplo de projeção cilíndrica;
  • Mercator é fiel a distância e até os dias atuais é uma projeção bastante utilizada;
  • O defeito da projeção de Mercator é a distorção das áreas continentais;
  • Arno Peters elaborou uma nova projeção em que as áreas eram melhor representadas;
  • Após a nova projeção se instalou um conflito político, pois não aceitaram a representação.

Projeção Cônica

projeção cartográfica cônica
  • Essa projeção é representada em formato de cone, como se envolvesse a Terra;
  • Muito utilizada para mapas de latitudes médias.

Projeção Plana ou Azimutal

projeção cartográfica azimutal
  • Representada em um formato plano que tangencia determinado ponto da superfície terrestre;
  • Pode representar qualquer ponto da Terra, seja específico ou não;
  • Muito usado para representar regiões polares;
  • O símbolo da ONU é uma projeção azimutal.

Faça os Exercícios sobre Projeções Cartográficas e teste todos seus conhecimentos sobre o assunto!

Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – [UERJ – adaptada] –

calvin-e-haroldo - Exercícios sobre Projeções Cartográficas

BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008

Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último quadrinho.

Esse erro mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartográfica:

a) escala pequena

b) projeção azimutal

c) técnica de anamorfose

d) convenção equidistante

e) projeção cônica

2 – (PUC-PR) – Observe com atenção o mapa abaixo

Projeção-de-peters-calvin - Exercícios sobre Projeções Cartográficas

O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa.

Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.

c) É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical.

d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.

e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

3 – (UNICAMP) – Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

mercator- Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Mapa com a Projeção de Mercator

É possível afirmar que, nesta projeção:

a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

4 – (UESC) – Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar:

a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada.

b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos.

c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade.

d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas.

e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

5 – (UFRGS-RS) – A projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o mapa). Por isso, todas as projeções apresentam deformações, devendo o geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa. 

Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações.

I. Na eurocêntrica projeção de Mercator, os paralelos e os meridianos formam ângulos retos, o que permitiu traçar rotas de navegação em linha reta que auxiliam os grandes descobridores a incorporar novas terras.

II. a projeção de Peters reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical, porém exagera na representação dos continentes situados nas zonas temperadas e polares.

III. Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.

Quais estão corretas?

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e III.

Mestre da redação

e) apenas II e III.

6 – (FGV/2017) – Considerando a cartografia enquanto um conjunto de técnicas, temos nas projeções cartográficas o desafio de representar em um plano o formato geoide do planeta Terra. Quanto ao tipo de superfície de projeção, aquela cujas distorções aumentam conforme nos afastamos da linha do Equador denomina-se projeção

a) polissuperficial.

b) cônica.

c) cilíndrica.

d) azimutal.

e) poliédrica

7 – (Mackenzie SP/2015) – Em relação às projeções cartográficas, considere as assertivas abaixo:

I. Todas as projeções cartográficas utilizadas atualmente resultam de trabalhos realizados nos séculos XV e XVI, época em que ocorreram as denominadas “grandes navegações”.

II. A projeção de Mercator, desenvolvida no século XVI, é do tipo cilíndrica conforme e preocupa-se, basicamente, com as formas e bem pouco com o tamanho proporcional de cada área.

III. A projeção de Mercator reproduz, com considerável precisão, todas as áreas do globo terrestre, preservando a proporcionalidade entre elas.

IV. A projeção de Gall-Peters é do tipo cilíndrica equivalente, ou seja, preocupasse mais com a proporção das áreas representadas do que com suas formas, razão pela qual permite comparar com maior precisão o tamanho de países ou continentes.

a) se apenas as assertivas II e III estão corretas.

b) se apenas as assertivas I e II estão corretas.

c) se apenas a assertiva I está correta.

d) se apenas as assertivas II e IV estão corretas.

e) se apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

8 –  (UEL PR/2015) – Com o objetivo de representar, o mais próximo possível do real, o espaço geográfico, os cientistas usaram as projeções cartográficas. As mais utilizadas são as de Mercator e Peters. Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta.

a) Na projeção de Peters, o plano da superfície de projeção é tangente à esfera terrestre (projeção azimutal); já, na projeção de Mercator, o plano da superfície de projeção é um cone (projeção cônica) envolvendo a esfera terrestre.

b) Na projeção de Mercator, o espaçamento entre os paralelos diminui da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos aumenta a partir do meridiano central.

c) Na elaboração de uma projeção cartográfica, o planisfério de Peters mantém as distâncias proporcionais entre os elementos do mapa, aumentando o comprimento do meridiano central.

d) A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica.

e) Na projeção de Peters, o espaçamento entre os paralelos aumenta da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos diminui a partir do meridiano central.

Respostas dos Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Exercício resolvido da questão 1 –

a) escala pequena

Exercício resolvido da questão 2 –

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

Exercício resolvido da questão 5 –

d) apenas I e III.

Exercício resolvido da questão 6 –

c) cilíndrica.

Exercício resolvido da questão 7 –

d) se apenas as assertivas II e IV estão corretas.

Exercício resolvido da questão 8 –

d) A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Projeções Cartográficas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Estude com ajuda do Beduka
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado pelo time de redação do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada área do conhecimento, para revisar informações e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.