Geografia

Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Exercícios sobre Projeções CartográficasExercícios sobre Projeções Cartográficas
Sala do Saber - melhor cursinho online

As projeções cartográficas são utilizadas para representar a Terra e seus espaços. Há vários tipos de projeções, porém, três foram de grande destaque: cilíndrica, cônica e azimutal. Faça os exercícios sobre projeções cartográficas para testar seus conhecimentos.

As projeções cartográficas podem ser cobradas nos principais vestibulares, por isso, revisar e testar os seus conhecimentos sobre a matéria é importante para a sua aprovação. No ENEM, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, os exercícios sobre projeções cartográficas podem aparecer na área de geografia. Logo, continue lendo o nosso artigo e pratique com as questões.

Projeções Cartográficas

As projeções cartográficas tem como objetivo representar a Terra e seus espaços, em uma superfície plana. Como a Terra possui um formato esférico, as projeções costumam ter distorções e outros problemas de representação. 

Vamos entender as três principais projeções que se destacaram ao longo da história.

Projeção Cilíndrica

projeção cartográfica cilíndrica
  • Projeção da superfície terrestre;
  • A representação é constituída pelos paralelos e meridianos;
  • As baixas latitudes possuem menos distorções;
  • As projeções cilíndricas não são todas iguais, algumas mudam a proporção das superfícies;
  • A projeção de Mercator é um exemplo de projeção cilíndrica;
  • Mercator é fiel a distância e até os dias atuais é uma projeção bastante utilizada;
  • O defeito da projeção de Mercator é a distorção das áreas continentais;
  • Arno Peters elaborou uma nova projeção em que as áreas eram melhor representadas;
  • Após a nova projeção se instalou um conflito político, pois não aceitaram a representação.

Projeção Cônica

projeção cartográfica cônica
  • Essa projeção é representada em formato de cone, como se envolvesse a Terra;
  • Muito utilizada para mapas de latitudes médias.

Projeção Plana ou Azimutal

projeção cartográfica azimutal
  • Representada em um formato plano que tangencia determinado ponto da superfície terrestre;
  • Pode representar qualquer ponto da Terra, seja específico ou não;
  • Muito usado para representar regiões polares;
  • O símbolo da ONU é uma projeção azimutal.

Faça os Exercícios sobre Projeções Cartográficas e teste todos seus conhecimentos sobre o assunto!

Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – [UERJ – adaptada] –

calvin-e-haroldo - Exercícios sobre Projeções Cartográficas

BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008

Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último quadrinho.

Esse erro mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartográfica:

a) escala pequena

b) projeção azimutal

c) técnica de anamorfose

d) convenção equidistante

e) projeção cônica

2 – (PUC-PR) – Observe com atenção o mapa abaixo

Projeção-de-peters-calvin - Exercícios sobre Projeções Cartográficas

O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa.

Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.

c) É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical.

d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.

e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

3 – (UNICAMP) – Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

mercator- Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Mapa com a Projeção de Mercator

É possível afirmar que, nesta projeção:

a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

4 – (UESC) – Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar:

a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada.

b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos.

c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade.

d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas.

e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

5 – (UFRGS-RS) – A projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o mapa). Por isso, todas as projeções apresentam deformações, devendo o geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa. 

Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações.

I. Na eurocêntrica projeção de Mercator, os paralelos e os meridianos formam ângulos retos, o que permitiu traçar rotas de navegação em linha reta que auxiliam os grandes descobridores a incorporar novas terras.

II. a projeção de Peters reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical, porém exagera na representação dos continentes situados nas zonas temperadas e polares.

III. Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.

Quais estão corretas?

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e III.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) apenas II e III.

6 – (FGV/2017) – Considerando a cartografia enquanto um conjunto de técnicas, temos nas projeções cartográficas o desafio de representar em um plano o formato geoide do planeta Terra. Quanto ao tipo de superfície de projeção, aquela cujas distorções aumentam conforme nos afastamos da linha do Equador denomina-se projeção

a) polissuperficial.

b) cônica.

c) cilíndrica.

d) azimutal.

e) poliédrica

7 – (Mackenzie SP/2015) – Em relação às projeções cartográficas, considere as assertivas abaixo:

I. Todas as projeções cartográficas utilizadas atualmente resultam de trabalhos realizados nos séculos XV e XVI, época em que ocorreram as denominadas “grandes navegações”.

II. A projeção de Mercator, desenvolvida no século XVI, é do tipo cilíndrica conforme e preocupa-se, basicamente, com as formas e bem pouco com o tamanho proporcional de cada área.

III. A projeção de Mercator reproduz, com considerável precisão, todas as áreas do globo terrestre, preservando a proporcionalidade entre elas.

IV. A projeção de Gall-Peters é do tipo cilíndrica equivalente, ou seja, preocupasse mais com a proporção das áreas representadas do que com suas formas, razão pela qual permite comparar com maior precisão o tamanho de países ou continentes.

a) se apenas as assertivas II e III estão corretas.

b) se apenas as assertivas I e II estão corretas.

c) se apenas a assertiva I está correta.

d) se apenas as assertivas II e IV estão corretas.

e) se apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

8 –  (UEL PR/2015) – Com o objetivo de representar, o mais próximo possível do real, o espaço geográfico, os cientistas usaram as projeções cartográficas. As mais utilizadas são as de Mercator e Peters. Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta.

a) Na projeção de Peters, o plano da superfície de projeção é tangente à esfera terrestre (projeção azimutal); já, na projeção de Mercator, o plano da superfície de projeção é um cone (projeção cônica) envolvendo a esfera terrestre.

b) Na projeção de Mercator, o espaçamento entre os paralelos diminui da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos aumenta a partir do meridiano central.

c) Na elaboração de uma projeção cartográfica, o planisfério de Peters mantém as distâncias proporcionais entre os elementos do mapa, aumentando o comprimento do meridiano central.

d) A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica.

e) Na projeção de Peters, o espaçamento entre os paralelos aumenta da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos diminui a partir do meridiano central.

Respostas dos Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Exercício resolvido da questão 1 –

a) escala pequena

Exercício resolvido da questão 2 –

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

Exercício resolvido da questão 5 –

d) apenas I e III.

Exercício resolvido da questão 6 –

c) cilíndrica.

Exercício resolvido da questão 7 –

d) se apenas as assertivas II e IV estão corretas.

Exercício resolvido da questão 8 –

d) A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Projeções Cartográficas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.