Química

Química no ENEM – O que mais cai? O que estudar? Veja o resumão

resumo de química para o enemResumo de Química para o ENEM
Sala do Saber - melhor cursinho online

Química é uma matéria que faz parte do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Fizemos um resumo e preparamos algumas dicas sobre os conteúdos dessa matéria que mais caem na prova. Confira!

Estude com o nosso resumo de química para o ENEM, aprendendo os tópicos da matéria que mais caem na prova. Para quem está na reta final, pode ser que já não haja tempo suficiente para estudar toda a matéria, sendo necessário focar somente no mais importante, por isso é aconselhável se guiar nos estudos com essas dicas de química para o ENEM.

Contamos com a ajuda do professor Pedro Maia, que leciona química nos cursinhos de Belo Horizonte, a capital mineira. Com toda a sua experiência e considerando as provas do Exame Nacional do Ensino Médio dos anos anteriores, apresentamos 5 grandes temas de química.

Se você quer saber o que mais cai de química no Enem, fique atento a estes tópicos!

E se quiser fazer exercícios de química, treinando somente para a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, é possível. O simulado do Beduka tem a opção de você fazer quantas questões quiser, da área que você quiser.

O gabarito sai assim que você termina o simulado, juntamente com uma análise de desempenho mostrando o seu tempo gasto em geral e por questão.

Resumo de química no ENEM – 5 temas principais

Vamos começar com as dicas de química para o ENEM. Segundo o professor, estes tópicos que serão elencados não podem deixar de ser estudados, pois aparecem nas provas praticamente todos os anos.

É primordial entender esses assuntos para a prova.

Resumo de química para o ENEM – QUÍMICA ORGÂNICA

o que mais cai de química no enem

Este é um daqueles que deve ser muito bem aprendido. Quando pensamos o que mais cai de química no ENEM, a orgânica aparece na prova em aproximadamente 5 questões.

Estude três assuntos em especial:

  • Funções Orgânicas
  • As propriedades físicas dos compostos orgânicos
  • Reações Orgânicas

Temos um artigo sobre química orgânica, no qual ensinamos como reconhecer, como diferenciar as principais funções da química orgânica.

o que mais cai de química orgânica no enem

São elas:

  • Funções oxigenadas
  • Funções nitrogenadas
  • Funções halogenadas
  • Funções sulfuradas
  • Funções hidrogenadas

Acesse o artigo para ver com detalhes:

Funções da química Orgânica – Saiba como reconhecer

Se você já estiver bem treinado em química orgânica, foque em outros assuntos. Também escrevemos sobre Química Inorgânica, falando sobre os ácidos, bases, sais e óxidos.

Resumo de química para o ENEM – QUÍMICA AMBIENTAL

o que mais cai d química ambiental no enem

Como você já deve saber, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio quer te ensinar enquanto você a realiza, ou seja, o intuito é também te ensinar enquanto é avaliado.

Por isso, não poderia faltar questões envolvendo o meio ambiente e química.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Foque seus esforços em:

  • Chuva ácida
  • Efeito estufa
  • Camada de ozônio

Dentre as dicas de química para o ENEM, há também um incentivo para que se estude sustentabilidade. Questões envolvendo interpretações neste tema e sobre os impactos das ações humanas estão sempre presentes.

Resumo de química para o ENEM – EQUILÍBRIO QUÍMICO

O que mais cai no ENEM de química envolve o equilíbrio químico iônico, ou seja, envolvendo o pH ou hidrólise salina.

Quanto ao pH, você deve ser capaz de avaliar se um meio é ácido ou se é básico. Isso normalmente é cobrado em situações-problema.

Quanto à hidrólise salina, você deve ser capaz de perceber se o sal é ácido, se é básico ou se é neutro.

Resumo de química no ENEM – ELETROQUÍMICA

Você não pensou que abordando o que mais cai de química no ENEM essa parte da matéria ficaria de fora neh?

Estude a parte de metais de sacrifício e a parte de potencial de eletrodo. É muito importante saber isso. Costuma cair anualmente, então fique ligado.

Resumo de química para o ENEM – TERMOQUÍMICA

Dentre as dicas de química para o ENEM, há em especial uma que é a mais interdisciplinar: energia. Ela envolve tanto química, quanto biologia, geografia e também na física.

Não se esqueça de estudar os cálculos termoquímicos.

Por falar em cálculo, temos um artigo explicando como fazer cálculo estequiométrico.

Veja também nossas dicas com:

Gostou das dicas? Temos muito mais, nosso blog é sempre atualizado. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram para não perder nada.

O Beduka é um buscador de faculdades. Você digita por um curso e encontra todas as faculdades da sua região e do Brasil com os valores das mensalidades, dos salários dos profissionais, distância, diferenciais, avaliações dos alunos e muito mais.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

1 Comentário