Faculdades

Melhores faculdades de Fisioterapia

MELHORES-FACULDADES-DE-FISIOTERAPIAMelhores faculdades de Fisioterapia do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O fisioterapeuta é um profissional que se encarrega do tratamento de lesões decorrentes de diversos motivos. Deseja seguir essa carreira? Confira quais as melhores faculdades do Brasil para esse curso.

O fisioterapeuta é o profissional responsável por atuar no tratamento e prevenção de lesões. Deseja trabalhar na área da saúde e está interessado nesse curso? Então esse artigo irá te ajudar! Preparamos um ranking com as melhores faculdades de fisioterapia do Brasil. Confira!

Deseja saber um pouco mais sobre como é o curso de fisioterapia? Leia nosso artigo sobre esse tema aqui.

Se você ainda não tem tanta certeza sobre qual curso escolher, o Beduka pode te ajudar. Veja aqui como escolher a profissão certa e como saber qual a sua vocação. Dessa forma, você conseguirá fazer a escolha certa em relação à faculdade.

Se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso de engenharia de produção, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos tudo!

O que faz um fisioterapeuta?

O que faz um fisioterapeuta

O fisioterapeuta é o profissional que atua no tratamento e prevenção de lesões decorrentes de fraturas, de má-formação ou de vícios de postura. Tem como aliados, técnicas como massagens e exercícios que restauram a capacidade física e funcionam do pacientes.

O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.

A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada, podendo ser:

  • Aplicação de massagens;
  • Exercícios físicos;
  • Tratamento a base de frio e calor;
  • Exercícios na água.

Quer saber mais como é o curso de fisioterapia? Veja nosso artigo sobre o tema.

Como saber quais as melhores faculdades de Fisioterapia do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de fisioterapia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Fisioterapia

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade de Brasília (UnB)

4. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

8. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

9. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

10. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Veja agora mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é a maior universidade pública brasileira, a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina.

Os alunos têm aulas em diversas unidades da USP além da Faculdade de Medicina; Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biologia, Instituto de Psicologia, Escola de Enfermagem, Faculdade de Saúde Pública entre outros.

A principal forma de ingresso na faculdade é pelo vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas para o Sisu. O curso de fisioterapia é oferecido no campus de São Paulo e de Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de fisioterapia está baseado na integração teoria-prática, desde o primeiro período. A formação básica visa o conhecimento anatômico e fisiológico do corpo humano. Nos três últimos períodos o aluno participa de estágios curriculares supervisionados pelos professores, nos ambulatórios de atendimento fisioterápico, nas unidades de internação hospitalar e nas unidades básicas de saúde.

O ingresso ocorre pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso tem como objetivo geral formar fisioterapeutas com competências para participar ativamente em todos os níveis de atenção à saúde desenvolvendo ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação coletiva e individual nas diferentes fases do ciclo da vida humana.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O ingresso na faculdade ocorre pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Carlos. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente, já que 99,8% dos professores são doutores ou mestres.

O curso de fisioterapia da faculdade propõe uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, na promoção da saúde, prevenção de doenças e incapacidades.

O ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A instituição possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A Unesp distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O foco do curso de Fisioterapia da Unesp tem sido a formação ampla e generalista do profissional, com ênfase nas atividades práticas que são realizadas desde o primeiro ano do curso e sob supervisão. Os cursos estimulam a iniciação científica e ações na comunidade por meio de projetos de extensão.

O ingresso é feito pelo vestibular da própria universidade. O curso é oferecido nas cidades de Marília e Presidente Prudente.

6ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de fisioterapia da faculdade é centrado no estudante como sujeito ativo do processo de formação e tem como objetivo formar fisioterapeutas com competência para a atenção integral às necessidades em saúde cinético-funcional dos indivíduos e coletividades.

A principal forma de ingresso é pelo próprio vestibular da universidade, porém 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

O estudante de fisioterapia da faculdade pode fazer estágio nas unidades hospitalares da UFRJ, que engloba quatro grandes áreas: Traumato-ortopedia, Neurologia, Pediatria e Cardio-respiratória (incluindo Terapia Intensiva).

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

O curso de fisioterapia dessa faculdade é o primeiro a emergir em uma instituição federal. Localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFPE, são oferecidas cerca de 66 vagas anuais, divididas entre os turnos da manhã e da tarde, para o curso de fisioterapia.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Natal. Além disso, possui campus em Caicó, Macaíba, Santa Cruz e em Currais Novos. No Enade 2012, a UFRN apareceu na lista com 11 cursos com nota 5.

O curso de Fisioterapia da UFRN tem como objetivo capacitar o aluno a realizar procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção fisioterapêutica nas disfunções cinético-funcionais dos vários sistemas, de acordo com os princípios éticos, bioéticos, morais e deontológicos, promovendo o desenvolvimento científico.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido em Natal e em Santa Cruz.

10ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. No ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das sete brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo.

O curso de Fisioterapia da UFSC tem como objetivo propiciar a formação de um profissional descobridor e propositor de soluções com embasamento científico e resolutividade assistencial, numa perspectiva técnico-científica, ético-humanística, intercambiando ensino, pesquisa e extensão.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além dessa lista com as melhores faculdades de fisioterapia, o Beduka possui diversos conteúdos que podem te ajudar a estudar para o ENEM e outros diversos vestibulares. Veja nosso resumo sobre a Revolução Francesa, entenda o que é a Globalização e aprenda sobre o Sistema Circulatório.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de fisioterapia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.