Faculdades

Melhores faculdades de Fisioterapia em Minas Gerais

MELHORES-FACULDADES-DE-FISIOTERAPIA-EM-MINAS-GERAISMelhores faculdades de Fisioterapia em Minas Gerais
Sala do Saber - melhor cursinho online

O fisioterapeuta é o profissional responsável pela recuperação dos movimentos através de massagens e exercícios físicos. Deseja seguir essa carreira? Confira nosso ranking das melhores faculdades para esse curso em Minas Gerais.

Você sabia que Minas Gerais é o estado com o maior número de faculdades federais do Brasil? Se você mora ou pretende se mudar para estudar nesse estado, então esse artigo é para você! Nele, você verá um ranking com as melhores faculdades de Fisioterapia em Minas Gerais

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Fisioterapia em Minas Gerais?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Fisioterapia em Minas Gerais, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Fisioterapia em Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

3. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

4. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

5. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

6. Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

7. Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS)

8. Centro Universitário Una (UNA)

9. Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

10. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira, bem como a quarta melhor universidade do país.

O curso de Fisioterapia da UFMG tem como objetivo formar um profissional generalista, com sólido conhecimento nos princípios básicos da profissão, apto à atuar nos diversos níveis de atenção ao indivíduo e à comunidade.

Nos três últimos períodos do curso, o aluno participa de estágios curriculares supervisionados pelos professores, nos ambulatórios de atendimento fisioterápico, nas unidades de internação hospitalar e nas unidades básicas de saúde. Estas atividades são desenvolvidas no Complexo do Hospital das Clínicas da UFMG, no Hospital Odilon Behrens da PBH e em alguns Centros de Saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa insitituição aqui.

2ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. A PUC Minas é a universidade católica mais extensa do mundo e uma das mais reconhecidas instituições de ensino superior brasileiras. Possui campus nas cidades de Arcos, Guanhães, Poços de Caldas, Betim, Contagem, Serro e Uberlândia.

O curso de Fisioterapia da PUC Minas busca desenvolver no aluno habilidades técnico-científicas que permitam uma prática clínica fundamentada na ciência, associada a valores éticos que garantem a humanização do atendimento.

O curso de Fisioterapia é oferecido em Belo Horizonte, Poços de Caldas e Betim. O ingresso é feito por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma vaga através do Prouni.

3ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Uberlândia, há aproximadamente 540 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas

A UFU, ao criar o curso de Fisioterapia, assume um compromisso com a comunidade, ampliando sua atuação no processo de formação de profissionais com condições de atuar com competência na promoção, prevenção e reabilitação em saúde nos diversos níveis de atenção.

O ingresso na graduação acontece no primeiro semestre de cada ano, por meio do Sisu e, no segundo semestre, por meio de vestibular próprio. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública localizada em Uberaba, há cerca de 480 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus na cidade de Itaruma. A UFTM oferta cursos de diversas áreas do conhecimento, atualmente contando com um alunado de, aproximadamente, sete mil estudantes.

O curso pretende formar um profissional com característica humanista, capacidade reflexiva, generalista e crítica, apto a atuar em todos os níveis de assistência em saúde, utilizando base científica consistente.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Juiz de Fora, há aproximadamente 260 km de Belo Horizonte. A UFJF conta hoje com 93 opções de cursos de graduação, 36 de mestrado e 17 de doutorado, em todas as áreas do conhecimento.

A curso de Fisioterapia da UFJF conta com corpo docente amplamente qualificado, com professores doutores e mestres de destaque no âmbito acadêmico nacional. As atividades se dividem em aulas teóricas, práticas em laboratórios, clínicas profissionalizantes, atividades de extensão e pesquisa.

O ingresso na UFJF ocorre através do Sisu e do  Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) – um programa de avaliação trienal. O curso de Fisioterapia é oferecido em Juiz de Fora e em Governador Valadares.

6ª – Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Fundado em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. É um dos nomes mais fortes do ensino superior na capital mineira, juntamente com a UFMG e a PUC Minas.

O curso de Fisioterapia do UNI-BH oferece infraestrutura moderna, com laboratórios equipados, professores altamente qualificados e espaço para que os alunos possam se desenvolver e colocar todo o conhecimento em prática.

O ingresso ocorre através do vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS)

Fundada em 2004, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Uberaba, há 480 km de Belo Horizonte. A faculdade oferta cerca de 13 cursos de graduação e tem como diferencial a estrutura própria para realização dos Estágios Supervisionados.

O Curso de Fisioterapia da FACTHUS é norteado por um projeto político pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Centro Universitário Una (UNA)

Fundada em 1961, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Contagem, Betim, Sete Lagoas, Divinópolis, Bom Despacho, Pouso Alegre e Itabira.

O Curso de Fisioterapia da UNA forma profissionais generalistas, capacitados a atuar em todos os segmentos da área, buscando desenvolver no estudante habilidades técnico-científicas que permitam uma prática clínica fundamentada na ciência, associada a valores éticos que garantem a humanização do atendimento.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Fundada em 1963, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Barbacena, há aproximadamente 170 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Juiz de Fora, Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Itabirito.

O Curso de Fisioterapia da UNIPAC possui um amplo campo de estágios, com o apoio da Clínica Escola própria e do setor de Hidroterapia. Possibilidades no campo interdisciplinar e multidisciplinar, com os cursos de saúde que atuam em atendimentos na Clínica e nos campos externos de estágios.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Fisioterapia é oferecido em Barbacena e em Juiz de Fora.

10ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Fundada em 1959, é uma instituição de ensino superior privada com sede na cidade de São Gonçalo. Possui campus nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Goiânia, Recife, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Salvador.

O curso de Fisioterapia da UNIVERSO forma profissionais para atuar em programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, encarando o paciente como um todo indissolúvel, no sentido físico, emocional e enérgico, identificando, respeitando e trabalhando seus limites.

O ingresso ocorre por meio do vestibular da própria faculdade. Em Minas Gerais, curso de Fisioterapia é oferecido em Juiz de Fora e em Belo Horizonte.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Fisioterapia em Minas Gerais? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.