Cursos

Como é o curso de fisioterapia?

Como é o curso de fisioterapiaComo é o curso de Fisioterapia?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O profissional formado no curso de fisioterapia se ocupa da recuperação dos movimentos através de massagens e exercícios físicos. Venha saber todas as ocupações dessa profissão e como é a graduação nesse artigo!

Fisioterapeuta é o profissional capacitado para cuidar da recuperação de pacientes e também na prevenção de lesões musculares. Se você está indeciso e considerando uma formação na área, explicaremos como é o curso de fisioterapia para que elimine todas as suas dúvidas.

A fisioterapia é uma profissão regulamentada no Brasil e exige que o bacharel conquiste o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, também conhecido por Crefito. Aqui temos um artigo para que você verifique se esta é a sua vocação.

Sobre a profissão de fisioterapeuta

A fisioterapia cresceu muito na última década e vem se tornando uma área promissora para atuação. Essa profissão, que até pouco tempo era popularmente vista como apenas uma forma de realizar massagens, evoluiu e ganhou notoriedade pelos benefícios gerados aos pacientes.

É uma atividade que funciona em paralelo ao atendimento médico, cuidando de procedimentos específicos e auxiliando na recuperação e até mesmo prevenção de lesões musculares. Uma das áreas que mais estão requisitando o trabalho do profissional formado no curso de fisioterapia é a esportiva.

Clubes de futebol, atletismo, vôlei e outras modalidades de alto rendimento incluíram fisioterapeutas em seus quadros de funcionários, monitorando e acelerando a recuperação de seus atletas.

Qual é o perfil de um fisioterapeuta?

Você que quer entender como é o curso de fisioterapia precisa também saber qual é o perfil deste profissional. Para atuar na área, é necessário saber lidar e gostar de cuidar das pessoas, principalmente idosos e crianças. Inclusive, ele precisa ter a maturidade para estimular pessoas que não acreditam em suas recuperações.

E o fisioterapeuta que deseja sobressair em seu trabalho precisa estar em constante aprendizado sobre a sua área, acompanhando os avanços tecnológicos e se atualizando sobre as pesquisas e descobertas recentes, a fim de aplicá-las para a melhoria de seus pacientes.

Principais atividades de um fisioterapeuta

O profissional da área trabalha com diversos públicos, tais como crianças, gestantes, idosos, atletas ou até mesmo pessoas com deficiência mental/ física.

O tipo de tratamento aplicado vai depender da avaliação que o fisioterapeuta fizer sobre o paciente, podendo ser:

  • Aplicação de massagens
  • Exercícios físicos
  • Exercícios em piscina
  • Tratamento a base de frio e calor

E a principal atividade de um fisioterapeuta é restaurar a capacidade funcional de seus pacientes, seja ela prejudicada por algum acidente ou por doença adquirida, vícios de postura, etc.

Além disso, ele deve fazer avaliações médicas frequentes em determinados públicos para prevenir o surgimento de lesões. Essa atividade é frequente em grandes empresas e em atletas.

Como é o curso de fisioterapia?

Se você chegou até aqui, já compreendeu as principais atividades e o perfil deste profissional, agora é a hora de entender como é o curso de fisioterapia. Vamos lá?

A graduação no curso de fisioterapia tem duração média de 4 a 5 anos.

No início, o estudante vai se deparar com matérias básicas e introdutórias, mas no decorrer da graduação os fisioterapeutas em formação passarão a ter contato com temas específicos da profissão, inclusive aulas práticas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Quer saber como é o curso de fisioterapia? Estes são alguns assuntos a serem estudados na graduação:

  • Fisioterapia em terapia intensiva
  • Anatomia
  • Bioquímica
  • Recursos semiológicos
  • Bioética
  • Fisiologia
  • Fisioterapia cardiológica
  • Genética
  • Hidroterapia
  • Fisioterapia neuro funcional
  • Patologia
  • Fisioterapia reumatológica

Para concluir o curso de fisioterapia é obrigatório que o estudante faça estágio e também entregue o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para escolher uma faculdade para fazer o curso de fisioterapia é necessário encontrar uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Pesquise ainda pelas universidades com melhor pontuação, assim terá a certeza da qualidade de ensino oferecido.

Aqui no Beduka você pode escolher a sua cidade e verá quais são as melhores faculdades para o curso de fisioterapia. Por exemplo:

O que faz um fisioterapeuta?

Além de entender como é o curso de fisioterapia, é importante também saber o que faz este profissional. Um fisioterapeuta pode desempenhar o seu trabalho em consultórios, hospitais particulares ou públicos ou até mesmo atender pacientes a domicílio. Veja abaixo algumas áreas em que ele pode desenvolver as suas atividades:

  • Fisioterapia do trabalho: O profissional orienta trabalhadores em como prevenir lesões, mantendo assim a saúde em seu ambiente empresarial
  • Fisioterapia desportiva: O fisioterapeuta faz avaliações funcionais e atua na recuperação e prevenção de lesões musculares em praticantes de atividades esportivas
  • Indústria de equipamentos: O profissional realiza pesquisas, desenvolve e também faz o uso de novos equipamentos utilizados em terapias
  • Traumatologia e ortopedia: Atua na reabilitação de movimentos, reduzindo dores causadas por fraturas, luxações ou traumas

Então agora que você já como é o curso de fisioterapia, qual é o perfil desejável de um fisioterapeuta, as matérias a serem estudadas na faculdade, áreas de atuação, agora já tem informações necessárias para basear a sua decisão.

Estude com as dicas do Beduka

Temos o canal Beduka Profissões no Youtube em que apresentamos diversos profissionais vivenciando as atividades do cotidiano. Acesse aqui.

Além de explicar como é o curso de fisioterapia, nós já fizemos diversos outros textos para ajudar aqueles que estão se preparando para importantes vestibulares e também para a prova do ENEM.

Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo MEC, criado em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Você pode entender melhor o que foi o iluminismo, quais são as principais obras de Machado de Assis, dicas sobre o uso da crase, ver as aplicações das leis de Newton no cotidiano ou treinar os seus conhecimentos com questões do ENEM sobre ecologia.

Gostou do nosso texto com os detalhes de como é o curso de fisioterapia? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.