Literatura

Conheça as 10 principais obras de Machado de Assis

Conheça as 10 principais obras de Machado de AssisConheça as 10 principais obras de Machado de Assis
Sala do Saber - melhor cursinho online

Machado de Assis foi um escritor brasileiro considerado um dos maiores, senão o maior nome da literatura brasileira. Várias de de suas obras estão presentes nos principais vestibulares, inclusive no ENEM.

Que algumas obras brasileiras são obrigatórias em determinados vestibulares, isso não é surpresa para ninguém. Mas você sabe dizer quais são as principais obras de Machado de Assis? O famoso escritor é tema de diversas provas, assim como suas criações literárias mais conhecidas. Separamos uma lista especial de livros que podem te ajudar a garantir uma nota excelente no vestibular!

Já apresentamos aqui um resumo da biografia de José de Alencar e de Eça de Queiroz.

Um pouco mais sobre Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, nasceu em 1839, no Rio de Janeiro. Filho de um brasileiro e uma açoriana, o escritor foi criado dentro de uma família simples e pobre. Por conta disso, não pôde frequentar a escola de forma regular, mas seu amor pela literatura falou mais alto e Assis conseguiu se instruir de forma independente.

Ainda jovem, Machado conseguiu um trabalho como aprendiz de tipografia, além de colaborar com alguns jornais locais, como o “Diário do Rio de Janeiro”. Anos depois, o então escritor publicou algumas obras como A Mão e a Luva, de 1874, e Helena, 1876.

Apesar de suas principais obras serem consideradas românticas, Machado ainda criava outros livros com fortes tons de pessimismo, crítica e reflexão, traços que encontramos em Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1881.

Machado de Assis morreu em sua residência, em 29 de setembro de 1908, após a perda da sua esposa, Carolina, com quem foi casado por 35 anos.

Quais são as principais obras de Machado de Assis?

As 10 principais obras de Machado de Assis são:

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • Dom Casmurro
  • A Mão e a Luva
  • Helena
  • Quincas Borba
  • Iaiá Garcia
  • Ressureição
  • Memorial de Aires
  • Esaú e Jacó
  • Casa Velha

1. Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Nesta criação de 1881, o autor nos mostra a perspectiva de um narrador, Brás Cubas, que decide contar sua história de vida após sua morte. O livro é cercado de ironia e críticas aos privilégios e a elite da época, uma das principais obras de Machado de Assis e sempre exigido nos vestibulares.

2. Dom Casmurro

Dom Casmurro de Machado de Assis

Esta obra foi publicada pela primeira vez em 1899 e traz o olhar minucioso do autor sobre a sociedade e um tema polêmico: o ciúme. Isso, além de uma famosa personagem da literatura brasileira: Capitu.

E aí, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Aqui você encontra um resumo de Dom Casmurro, uma das principais obras de Machado de Assis.

3. A Mão e a Luva

A mão e a luva de Machado de Assis

Segundo romance de Assis, a obra foi publicada em 1874, em folhetins. Dessa forma, se comparada aos livros acima, sua escrita é algo mais superficial e simples, com um tom novelesco. A trama gira em torno dos relacionamentos burgueses e da personagem Guiomar, protagonista considerada heroína da história.

4. Helena

Helena uma das principais obras de Machado de Assis

Com a trama ambientada em Andaraí, no Rio de Janeiro, acompanhamos um romance cercado de surpresas, amor proibido e personagens dramáticos. Dividido no total de 28 capítulos, esta obra de Machado de Assis faz críticas à sociedade e foi publicada em formato de folhetim, em 1876.

5. Quincas Borba

Quincas Borba uma das principais obras de Machado

Lançado em 1891, neste livro acompanhamos a história de Rubião, um ingênuo rapaz que decide seguir os ensinamentos do filósofo Quincas Borba. Narrado em terceira pessoa, o livro possui traços realistas para a época, com muita ironia e certas doses de pessimismo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Você está lendo um breve resumo sobre as principais obras de Machado de Assis. Fizemos aqui no Beduka uma série de análises dos livros que são cobrados nos vestibulares.

6. Iaiá Garcia

Iaiá Garcia de Machado

Marcando o fim da fase romântica de Machado de Assis, o livro de 1878, também reúne detalhes da sociedade daquela época: os interesses, questões de poder, amores proibidos e casamentos arranjados.

7. Ressurreição

Ressureição de Machado de Assis

Esta obra de Machado de Assis, de 1872, marca o estilo “machadiano”, com os traços de romance, a intimidade com o leitor e o pessimismo presente em quase todos os seus livros. No enredo temos Félix, um rapaz descrente da própria vida amorosa até se apaixonar por Lívia. Depois, somos cercados pela desconfiança do personagem e, mais uma vez, pelo ciúme cego do protagonista.

8. Memorial de Aires

Memorial de Aires de Machado de Assis

Último romance destacado entre as principais obras de Machado de Assis, foi publicado no ano de falecimento do escritor. O livro de 1908 é considerado um romance psicológico e, diferente dos outros, sem traços de ironia e sarcasmo. Vale a pena a leitura para acompanhar a flexibilidade de Assis entre as vertentes da literatura brasileira.

9. Esaú e Jacó

Esaú e Jacó entre as principais obras machadianas

O penúltimo romance de Machado, publicado em 1904, é espelhado na história bíblica de dois irmãos que se tornam grandes inimigos. Na trama, narrada em terceira pessoa pelo personagem Conselheiro Aires, acompanhamos as desavenças entre os irmãos gêmeos Pedro e Paulo, e as diferenças de cada um.

10. Casa Velha

Casa velha uma das principais obras de Machado de Assis

Publicada somente em 1943 como livro, a obra Casa Velha surgiu como folhetim na revista A Estação, entre 1885 e 1886. A história gira em torno de um padre, também escritor, que, durante uma investigação para sua obra, acaba se apaixonando por Lalau.

Características das principais obras de Machado de Assis

Apesar de se aproximar dos conceitos do realismo em seus diversos romances e obras, Machado de Assis foi inovador ao romper o movimento literário sempre que possível. Por isso, os traços de ironia, sarcasmo, personagens metafísicos, capítulos curtos, além de basear todo um enredo segundo as memórias do personagem são detalhes encontrados em seus livros.

Além das principais obras de Machado de Assis, consideradas romances, o cronista também foi responsável por dar vida a diversas poesias, contos e outras obras adaptadas para o teatro.

Aqui no Beduka nós trazemos diversos conteúdos para ajudar o estudante em sua jornada de conhecimento. Você pode conferir, por exemplo:

O Beduka é o principal buscador de faculdades e cursos do Brasil e apresenta uma relação completa de instituições de ensino superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além de mostrar quais são as principais obras de Machado de Assis, aproveite para saber para que serve a nota do ENEM, como fazer uma resenha de um filme e diversas dicas para fazer uma redação perfeita.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários