Vestibulares

Como funciona a segunda fase da FUVEST 2024? Veja o que estudar e como é a prova

Como funciona a segunda fase da FUVEST?Como funciona a segunda fase da FUVEST?

A FUVEST é o vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Ele é feito em duas fases. Como elas possuem provas diferentes, nem todo mundo sabe como funciona a segunda fase da FUVEST. É isso que vamos te explicar aqui.

Na primeira fase a FUVEST aplica uma prova igual para todo mundo, contendo 90 questões de múltipla escolha. Essa fase é eliminatória, e somente quem antigir a note corte passará para a segunda. Então se dedique muito aos estudos das matérias para a primeira fase, tá?

Na segunda fase você encontrará duas provas, com questões bem diferentes da primeira e entre elas também. A seguir, vamos te falar como elas são e quando serão aplicadas para você entender bem como é a segunda fase da FUVEST e se preparar melhor.

Vamos explicar como é a segunda fase da Fuvest, o que cai, o que estudar e como se preparar melhor. Veja neste artigo:

  • Livros obrigatórios para a Fuvest 2024
  • Como é a segunda fase da Fuvest
  • Datas das provas
  • Seleção de candidatos para a segunda fase
  • Como são as provas da segunda fase
  • Redação da Fuvest
  • Conhecimentos específicos
  • Local das provas
  • Pontuação
  • Peso

Confira os resumos dos livros da Fuvest 2024

Como funciona a segunda fase da FUVEST 2024?

Antes de mais nada, vamos ver quais são as datas para a realização do vestibular. Isso é muito importante! Você não sabe a quantidade de pessoas que perdem concursos por esquecer os dias de provas.

Calendário FUVEST 2024

  • Período de solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: entre 12h de 15 de maio até as 12h do dia 14 de julho de 2023
  • Divulgação do Manual do Candidato (Guias do vestibular 2024): 16 de agosto de 2023
  • Período de inscrição: 17 de agosto a 06 de outubro de 2023
  • Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 03 de novembro de 2023
  • Prova da 1ª fase: 19 de novembro de 2023
  • Divulgação da lista de convocados e locais de prova da 2ª fase: 01 de dezembro de 2023
  • Provas da 2ª fase: 17 e 18 de dezembro de 2023
  • Prova das habilidades específicas: Artes Cênicas (08/01 a 11/01/2024); Artes Visuais (04/01/2024); Música -SP (11/12 a 14/12/2023); Música – RP (03/01 a 06/01/2024)
  • Divulgação do resultado: 22 de janeiro de 2024

Cidades onde serão realizadas as provas:

Região Metropolitana de São Paulo: As provas serão realizadas nos seguintes municípios: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Os candidatos inscritos para realizar as provas nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo poderão ser alocados em cidades próximas.

Litoral e Interior de São Paulo: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté.

Seleção dos candidatos para a segunda fase

Os estudantes que somarem mais pontos em cada carreira na primeira fase do vestibular da USP serão selecionados para a segunda fase da FUVEST.

Serão convocados o equivalente a quatro vezes o número de vagas disponíveis em cada curso. Ou seja, se medicina tem 100 vagas, por exemplo, serão chamados 400 estudantes para a segunda etapa.

Os candidatos que não alcançarem pelo menos 30% de acertos na primeira fase da FUVEST serão automaticamente desclassificados e não poderão participar da próxima etapa. 30% de 90 corresponde a 27 acertos no vestibular.

A lista de aprovados, bem como a convocação para a segunda fase, estará disponível no site da FUVEST.  Não haverá nenhum outro tipo de convocação.

Como são as provas da segunda fase da FUVEST?

Aplicada em etapas, as provas da segunda fase cobram do estudante um conhecimento profundo em redação, língua portuguesa e nas áreas específicas exigidas em cada curso. Entenda melhor!

Redação e prova de português

As provas da segunda fase da FUVEST são obrigatórias para quem foi selecionado na primeira etapa. Neste caso, serão testados conhecimentos específicos considerando a carreira escolhida com duração de 4 horas em cada dia.

No primeiro dia da segunda fase da FUVEST, o estudante deverá desenvolver uma redação que vale 50 pontos e também responder a 10 questões de português que cobrará interpretação de texto, gramática e literatura, também valendo 50 pontos no total.

A segunda fase do vestibular Fuvest 2024 é dissertativa, logo você terá que escrever.

Na primeira prova serão 10 questões de português e 1 redação.

Atenção: As questões sobre os livros obrigatórios podem aparecer em qualquer fase.

Prova de conhecimentos específicos

O segundo dia de provas da segunda fase da FUVEST 2024 terá uma prova com 12 questões que pode combinar entre duas a quatro disciplinas, de acordo com a área escolhida. Esta prova valerá 100 pontos.

Conheça quais são as disciplinas específicas da carreira que você escolheu com o manual de guia e carreiras da FUVEST 2024.

Prova de habilidades específicas

Algumas carreiras ainda possuem provas de habilidades específicas e nelas podem ser cobradas matérias que não fazem parte do currículo obrigatório do Ensino Médio, mas ela valerá 100 pontos como as demais e tem peso dois no resultado final, enquanto as outras provas têm peso um.

Elas podem exigir o envio de vídeos para avaliação. O candidato é o único responsável para isso. Se for seu caso, tenha muita atenção às especificações que a FUVEST estabele para isso.

Pode haver provas online ou presenciais, depende da carreira escolhida.

As Provas de Habilidades Específicas são de caráter eliminatório e classificatório. Serão aplicadas somente aos classificados na 1ª fase.

Consulte o manual do candidato.

É preciso 50% dos 100 pontos para a qualificação.

Quem é obrigado a fazer a prova de habilidades específicas da segunda fase da FUVEST não fica isento de fazer as demais provas. Todas contam pontos para a classificação final.

Considere que o seu peso no resultado final é bem relevante. Além disso, como ela tem caráter eliminatório, os candidatos que não tiverem aproveitamento de pelo menos 50% na prova de habilidades específicas da FUVEST estarão fora da disputa.

Ter uma boa nota influenciará no resultado final, pois o peso dessa prova é o dobro das demais. Elas acontecem em local específico, geralmente em dia, horário e local diferentes das outras provas.

  • Artes Visuais (Carreira 125): 04/01/2024 (quinta-feira)
  • Música – ECA São Paulo (Carreira 205): 11/12 a 14/12/2023 (segunda a quinta)
  • Música – Ribeirão Preto (Carreira 206): 03/01 a 06/01/2024 (quarta a sábado)
  • Artes Cênicas (Carreira 115): 08/01 a 11/01/2024 (segunda a quinta)

Local das provas de habilidades específicas da FUVEST

Região Metropolitana de São Paulo: As provas serão realizadas nos seguintes municípios: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Litoral e Interior de São Paulo: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté.

Como funciona a pontuação da segunda fase da FUVEST 2024?

Quanto menor o número de disciplinas exigidas na prova de conhecimento específico, maior o valor de cada uma delas. Se tiver duas disciplinas, elas terão o mesmo valor que português e a redação, ou seja, 50 pontos.

Mas se forem três disciplinas, cada uma terá valor de 33,33. Se forem quatro, cada uma valerá 25 pontos ao passo que português e redação permanecem com valor de 50 pontos cada.

É importante destacar que, independente da pontuação e disciplinas envolvidas, a prova de conhecimento específico conta com 12 questões, totalizando 100 pontos para a média final.

Peso das provas no resultado final da FUVEST

A classificação final leva em conta a nota das provas das duas fases do vestibular da USP, além da avaliação das habilidades específicas dos cursos obrigatórios.

Quando não há prova de habilidades específicas, cada prova vale um terço da nota, mais precisamente 33,33%. Veja:

  • Primeira fase vale 33,33% (1/3)
  • Segunda fase português e redação valem 33,33% (1/3).
  • Segunda fase conhecimento específico vale 33,33% (1/3)

Quando há prova de habilidade específica, a pontuação das provas muda, seguindo o percentual indicado a seguir:

  • Primeira fase vale 20% (1/5)
  • Segunda fase português e redação valem 20% (1/5)
  • Segunda fase conhecimento específico vale 20% (1/5)
  • Prova de habilidades específicas vale 40% (2/5)

Assim que sai o resultado da primeira fase da FUVEST o estudante precisa correr, já que o tempo é muito curto. O ideal é que você, caso esteja interessado em participar do processo seletivo, monte um plano de estudos que compreenda todo o conhecimento exigido na área escolhida. Desta forma não será pego de surpresa.

Entendeu como funciona a segunda fase da FUVEST? Parece complexa, mas ela é bem estruturada e cada estudante tem o processo seletivo organizado de acordo com a área que escolheu.

É importante se preparar para todas as áreas de conhecimento gerais:

Além da USP, existem outras importantes universidades no Brasil, com ensino privado ou público. Fizemos um guia de cursos destacando:

Além de ver como funciona a segunda fase da FUVEST, você pode aproveitar como fazer uma redação nota mil, dicas de como aprender espanhol sozinho e ver uma lista das profissões ligadas ao meio ambiente.

Após ler a nossa explicação sobre como funciona a segunda fase da FUVEST, siga nossa página no Instagram e fique por dentro das últimas novidades sobre os principais vestibulares do país.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.