Português

Como fazer uma resenha de um filme ou livro? A Resenha Crítica em 4 passos!

Como fazer uma resenha de um filmeComo fazer uma resenha de um filmeComo fazer uma Resenha de um Filme? Descubra os 4 passos!

Como fazer uma resenha de um filme? Defina se a resenha será crítica ou descritiva, apresente a estrutura geral do enredo (início, meio e fim), reflita e faça sua crítica opinando sobre os pontos negativos, positivos ou ambos. Leia o texto para entender melhor!

Neste artigo sobre como fazer resenha de filme, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Qual a diferença entre resumo e resenha?
  2. Como fazer uma resenha de filme?
  3. Passo a passo.
  4. Exemplo de resenha crítica de um filme: Coringa.
  5. Outro exemplo: Interestelar.
  6. Como fazer resenha de um livro?
  7. Resenha de livro em 4 etapas.

As obras cinematográficas são verdadeiras expressões artísticas e merecem ser comentadas, tanto quanto outras artes como livros, peças, quadros, exposições e discos, por exemplo.

Qual a diferença de resumo e resenha?

Você sabia que há outras formas de falar ou escrever sobre algo, que não seja só um resumo? Crônica e resenha são alguns exemplos.

Para começar, vamos falar sobre a diferença entre resumo e resenha. Logo mais, falaremos sobre a resenha crítica de um filme.

Há uma forma bem simples de diferenciar cada tipo de texto.

  • O resumo tem como característica apenas descrever a obra, sendo objetivo.
  • A resenha vai um pouco mais a fundo, trazendo críticas e reflexões sobre determinados pontos da produção, além de outras referências. Ela pode ser descritiva ou crítica (mostraremos nos próximos tópicos).

Contudo, é sempre importante ter consciência de que a sua resenha pode apresentar características distintas justamente por causa dos seus gostos e opiniões, que são individuais, e que podem ser diferentes do ponto de vista da maioria.

É muito comum encontrar resenhas de filmes com citações do tipo: “assistam ao filme” ou “não perca seu tempo”.

Entretanto, é aconselhável colocar seus pontos de vista, mas permitir que o leitor construa sua própria opinião. Assim você poderá ter um diálogo maior com quem está lendo a sua resenha.

E, para que você não cometa tais “erros”, vamos mostrar passo a passo, como fazer uma resenha de um filme. Está preparado? Separe papel e caneta para fazer algumas anotações.

Como fazer uma resenha de um filme?

A bagagem cultural que cada pessoa possui é o que permite explorar diversos elementos linguísticos e deixar o texto mais cativante ou não.

Neste caso, é mais interessante ter uma amplitude no conteúdo, fazendo conexões externas, do que produzir um texto enxuto e objetivo.

O que isso significa?

Use o que você já sabe ao fazer a resenha, compare com outros livros, filmes e obras. Use de intertextualidade.

Além disso, há autores que procuram escrever todos os seus próprios comentários sem a busca de outros fundamentos.

Existem também profissionais que pesquisam sobre o conteúdo para poder usar como referência em suas afirmações ou críticas sobre determinados aspectos em suas resenhas.

É sempre bom destacar que para fazer uma resenha de um filme é importante pesquisar bastante sobre:

  • O diretor
  • O roteirista
  • A história
  • Os atores envolvidos.

Faça também conexão com outras obras, nas quais eles tenham participado. Estes são pontos relevantes que você deve levar em conta antes de produzir o seu texto.

Você conhece todos os elementos do texto narrativo? Temos aqui também uma série de dicas de palavras para usar na redação e um passo a passo de como fazer uma boa redação.

Como fazer uma resenha de um filme? Passo a passo!

Como fazer uma resenha de um filme em 4 passos

Estes são os 4 passos para fazer uma boa resenha de filme:

  1. Especifique se a resenha é crítica ou não.
  2. Conheça muito bem a obra que será resenhada.
  3. Apresente (descreva) a obra e os detalhes que serão criticados.
  4. Use outras fontes de informação para se embasar.

Vamos detalhar melhor esses passos:

1 – Especifique o seu trabalho

Há vários tipos de resenhas, mas a que é mais solicitada costuma ser a crítica. Nela, você consegue expor alguns dos seus pontos de vista sem a intenção de persuadir o leitor. Afinal, seu único objetivo é informá-lo sobre a obra e não qualificar a mesma.

2 – Saiba tudo sobre a obra que for resenhar

Pode parecer um tanto óbvio, mas, normalmente, quando vamos ao cinema e vemos um filme pela primeira vez, tendemos logo a construir a nossa crítica, não é?

IMPORTANTE: Você não está apto a fazer uma resenha de um filme porque assistiu a obra apenas uma vez e, portanto, muitos aspectos e a própria história não foram estudados a fundo.

Desta forma, assistir ao filme mais de uma vez pode garantir que você acumule conhecimento suficiente sobre todos os aspectos para conseguir definir os detalhes cujas críticas deseja expor.

Vale também observar a carreira dos envolvidos para saber se esta obra é algo fora do comum ou se é mais uma sequência no trabalho que eles já desenvolveram.

3 – Apresente a obra e os detalhes que deseja criticar

Uma boa forma de introduzir o filme que você deseja resenhar é fazer uma sinopse ou apontamento do eixo temático em que ele se encontra. É importante que o leitor tenha um prévio conhecimento sobre a obra que vai ser objeto de sua argumentação.

Uma dica de como fazer uma resenha de um filme bem feita é acrescentar elementos como figurino, cenário, trilha sonora e enredo para que o seu leitor tenha uma noção mais ampla sobre o filme analisado.

É importante mencionar o roteirista ou diretor em algum momento da resenha, visto que eles são os responsáveis pela produção do filme.

4 – Busque outras fontes de informação sobre filme

Sempre dê uma olhada em outras resenhas sobre o mesmo eixo temático ou filme. Em revistas e sites especializados você terá a oportunidade de ler resenhas feitas por grandes críticos, leia-as para se inspirar e saber quais elementos deverá destacar.

Este tipo de atitude serve para direcionar o seu trabalho e também para você começar a construir a sua identidade, caso queira construir uma carreira de crítico de cinema.

De qualquer forma, mesmo que não decida seguir carreira nesta área, e que esteja apenas querendo entender como fazer uma resenha de um filme, analisar como os grandes profissionais construíram suas resenhas vai servir para você fazer um excelente trabalho, seja na escola, faculdade ou mesmo para outras necessidades.

Quando você lê mais sobre o assunto, consegue expandir e aprofundar suas ideias para desenvolver um texto mais rico. Sem contar que se familiariza mais com a estrutura do gênero textual “resenha”.

Exemplo de resenha crítica de um filme: Coringa (por Euller Felix)

Vilão clássico das histórias em quadrinhos do Batman o personagem do Coringa sempre chamou a atenção das pessoas, afinal quem é esse homem vestido de palhaço que dá tanto trabalho a um dos Super-Heróis mais importante do universo DC? Bom, se você quer conhecer mais sobre esse personagem, nada melhor do que o novo filme dele né?

O filme tem pontos problemáticos também, se não tiver claro pra você de que isso é um filme sobre um vilão e sobre o ponto de vista dele, a violência do filme pode parecer legitimada, mesmo não acreditando que essa era a intenção dos produtores do filme. Acredito que algumas decisões tomadas sobre a mitologia do universo DC podem causar muitas discussões.

Veja a resenha completa.

Descubra como fazer uma citação direta e como estudar interpretação de texto. Depois, treine com algumas questões sobre interpretação.

Exemplo de uma resenha crítica de um filme: Interestelar (por Marcelo Forlani)

Interestelar é, sim, uma ficção científica das mais puristas, cheia de questionamentos e que explora como poucos não só a ciência, mas também a humanidade e conceitos nada científicos, como fé e amor. Para criá-lo, Nolan pegou as teorias do físico Kip Thorne que seu irmão Jonathan estava roteirizando para Steven Spielberg dirigir. Depois que o diretor de E.T. – O Extraterrestre Contatos Imediatos do Terceiro Grau se afastou do projeto, Nolan tratou de usar seu poder atual em Hollywood para conseguir os direitos e reescrevê-lo – ainda com a colaboração de seu irmão e Thorne.

Veja a resenha completa.

Como fazer resenha de um livro?

Para fazer a resenha de um livro leia-o todos no mínimo duas vezes, busque por resumos e análises literárias, descubra as principais características do autor e quais críticas já foram feitas a ele.

Para elaborar a resenha de um livro, descubra:

  • O que o autor defendeu no livro ou o que ele narrou
  • Ele foi claro, foi coerente?
  • A obra foi de leitura agradável e bem estruturada?
  • O autor mencionou quais foram as suas inspirações?
  • A conclusão do livro ou o desfecho faz sentido?

Tendo descoberto estes detalhes, é possível finalmente fazer a resenha. O grande problema é tentar fazer isso sem conhecimento. Professores descobrem na hora um aluno que não leu e está enrolando

As 4 etapas da resenha de um livro

Assim como se faz uma resenha crítica de um filme apenas com 4 passos, o mesmo pode ser aplicado ao livro.

1. Será um resumo ou uma resenha crítica?

Se for um resumo, apenas narre os principais acontecimentos, sem emitir opinião ou juízo de valor. Defina isso antes de começar, pois isso muda a forma como você olha a obra e busca por informações.

2. Apresente a estrutura geral do enredo

Escreva de forma resumida o que aconteceu no início da narrativa, na apresentação dos personagens, depois o que aconteceu que é considerado fora do normal (o grande problema) e, por fim, como foi encontrada uma solução.

Se for um livro de argumentação, enuncie o argumento principal, com suas premissas e conclusões.

3. Reflita sobre os acontecimentos narrados

Você precisa pensar um pouco para notar os detalhes, ver se faz sentido, se houve coerência, coesão, clareza, etc.

4. Escreva uma opinião favorável ou desfavorável

Não critique antes que possa dizer “eu entendi”. Se você não entendeu, não é possível concordar ou discordar.

Antes de recomendar ou desaprovar, esforce-se para entender. Depois faça os elogios ou mostre as contradições e você terá uma resenha perfeita.

E aí? Sente-se pronto para começar a escrever sua resenha? Deixe sua opinião no campo de comentários na parte de baixo deste texto.

Se gostou do nosso artigo sobre como fazer uma resenha de um filme, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

4 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador