CursosFaculdades

Melhor faculdade de Enfermagem em BH

Melhor faculdade de enfermagem em BHMelhor faculdade de enfermagem em BH
Sala do Saber - melhor cursinho online

O enfermeiro é o profissional da área da saúde que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência. Deseja seguir essa carreira? Veja qual a melhor faculdade de Enfermagem em BH

As graduações da saúde estão sempre entre as mais concorridas em todos os vestibulares, no Sisu e no ProUni. Se você mora em Minas Gerais e ainda está indeciso sobre o local em que pretende estudar, apresentamos aqui a melhor faculdade de Enfermagem em BH.

Cuidar das pessoas é um sonho para você? A área da saúde tem um encanto especial na sua vida? Se você disse sim, muito provavelmente tem vocação para a enfermagem! Neste texto vamos te dar dicas sobre o curso escolhido e mostrar a melhor faculdade para a sua vida acadêmica.

Como é o curso de Enfermagem?

Essa é a área da medicina responsável por providenciar todo tipo de assistência à pessoa enferma. Outra característica da profissão é prestar primeiros socorros em situações de urgência.

Seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC), a duração do curso de enfermagem é de 5 anos, porém, algumas instituições de ensino têm a opção de formação em 4 anos.

A formação em enfermagem é generalista e, ao se formar, o aluno pode se especializar na área que achar mais interessante.

Especializações da área de Enfermagem

Enfermagem do trabalho, enfermagem médico cirúrgica, enfermagem pediátrica e pesquisa clínica são algumas das especializações mais conhecidas.

Principais disciplinas ensinadas na faculdade de enfermagem:

  • Atendimento pré-hospitalar
  • Histologia
  • Farmacologia
  • Saúde coletiva
  • Citologia
  • Bioquímica
  • Anatomia dos sistemas
  • Bases diagnósticas
  • Epidemiologia.

Como saber qual a melhor faculdade de Enfermagem em BH?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Enfermagem do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Enfermagem em BH

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

3. Centro Universitário UNA (UNA)

4. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

5. Centro Universitário Newton Paiva (Newton Paiva)

6. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

7. Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

8. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

9. Faculdade Iseib de Belo Horizonte (FIBH)

10. Faculdade de Minas BH (FAMINAS BH)

Saiba também quais são as melhores faculdades de enfermagem particulares e públicas em São Paulo.

Confira mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Enfermagem de BH abaixo:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

No curso de Enfermagem da UFMG são abordados conteúdos relacionados ao processo saúde/doença do cidadão, da família e da comunidade. Além disso, é oferecido formação complementar em projetos de pesquisa e extensão, iniciação à docência e estágio não-obrigatório no Hospital das Clínicas da universidade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

O curso de Enfermagem da PUC Minas possui organização curricular distinta, de forma a atender às especificidades e necessidades de saúde regionais. Durante a graduação, o aluno terá a oportunidade de vivenciar atividades de pesquisa e de extensão que favoreçam a construção de experiências de aprendizagem centradas na solução de problemas reais a partir da compreensão da realidade socioeconômica, política e de saúde do país.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Centro Universitário UNA (UNA)

Fundado em 1961, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Contagem, Betim, Sete Lagoas, Divinópolis, Bom Despacho, Pouso Alegre e Itabira.

O curso de enfermagem da Una é estruturado para formar profissionais críticos, reflexivos, provido do que é necessário para cumprir a função técnica, social e política para o ato de cuidar. O curso está focado em atender as necessidades sociais de saúde e a formação do enfermeiro é voltada para uma atuação generalista.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Fundada em 1959, é uma instituição privada com sede na cidade de São Gonçalo e campus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Bahia. A faculdade oferece mais de 25 opções de cursos de graduação.

O curso de Enfermagem da UNIVERSO forma profissionais aptos a atuarem na administração de unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, núcleos de reabilitação e clínicas integradas. Além disso, aptos a desenvolverem habilidades para intervir no processo saúde-doença, de forma holística.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Centro Universitário Newton Paiva (Newton Paiva)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. A faculdade oferece 41 cursos de graduação, além de 13 cursos de pós-graduação.

O curso de Enfermagem da Newton Paiva é estruturado para formar profissionais críticos e reflexivos. O conteúdo e as atividades do curso desenvolvem nos alunos aptidões baseadas em princípios éticos e valores como cidadania, responsabilidade social, comprometimento e humanização do cuidado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Fundada em 1950, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. Segunda mais antiga de Minas Gerais, a Escola de Medicina, avaliada com nota máxima (5) pelo MEC em 2017, é reconhecida entre as mais prestigiadas do país, excelência que se estende aos também pioneiros no Estado cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.

O curso de Enfermagem da FCMMG tem como principal objetivo formar profissionais capacitados a desenvolver suas atividades nas diversas áreas de assistência à saúde. O enfermeiro formado pela instituição será capaz de desempenhar ações que englobam atividades de cunho preventivo, curativo, reabilitação, promoção e recuperação.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. É considerado o melhor centro universitário de Belo Horizonte e um dos melhores centros universitários do Brasil, segundo a nota ICG do MEC, em pesquisa feita em 2011.

No curso de Enfermagem da UNI-BH, os alunos podem vivenciar o aprendizado na prática e levar o conhecimento para as mais diversas áreas da profissão. Para isso, a faculdade conta com o Ambulatório de Lesões Cutâneas da Clínica Integrada de Saúde, onde podem avaliar, tratar, orientar e acompanhar portadores de lesões cutâneas, e com o Laboratório de Habilidades em Enfermagem, onde são realizadas simulações práticas e treinamento para situações do cotidiano de um enfermeiro.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Alfenas. Além disso, possui campi nas cidades de Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha.

O Curso de Enfermagem da UNIFENAS tem como proposta educativa a formação de um profissional crítico e reflexivo, capaz de atuar com competência nos diversos níveis de atenção à saúde da população.
Ciente das exigências do mercado de trabalho, com foco no profissional com habilidades técnico-comportamentais e perfil empreendedor, oferece-lhe uma formação diferenciada, valorizando o profissional e estimulando o desenvolvimento de seus talentos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Faculdade Iseib de Belo Horizonte (FIBH)

Fundada em 2011, a FIBH é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte e mantida pelo Grupo ISEIB.

O curso de Enfermagem da FIBH oferece conhecimentos técnico-científicos fundamentais nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, da Educação e Ciências da Enfermagem.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdade de Minas BH (FAMINAS BH)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Muriaé e com campus na cidade de Belo Horizonte. A faculdade abrange os cursos de graduação, em bacharelado e em licenciatura, e cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento.

O curso de enfermagem da FAMINAS forma profissionais para o exercício de enfermagem com habilidades e competências fundamentadas em embasamento técnico e científico, bem como nos preceitos éticos e legais inerentes à profissão.  É capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso para a cidadania, a fim de assistir o indivíduo, a família e a comunidade por meio de ações de promoção à saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Enfermagem em BH? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

1 Comentário