CursosFaculdades

Ranking das melhores faculdades de Administração do Brasil

RANKING-DAS-MELHORES-FACULDADES-DE-ADMINISTRAÇÃO-DO-BRASILMelhores faculdades de administração do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

As melhores faculdades de administração do Brasil estão em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Dentre os melhores cursos de administração temos faculdades públicas e privadas ofertando. Veja o ranking!

Essa graduação é hoje a que mais forma alunos em todo o país e superou áreas tradicionais como direito e medicina. Administração ganhou um curso próprio em 1946 na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Se você também sonha em ser o administrador de uma grande empresa, é bom avaliar quais são as melhores faculdades de administração do Brasil para conquistar uma boa formação.

Administração é um dos cursos superiores mais procurados nas faculdades, tornando-se o curso superior com o maior número de matrículas. Com muitas oportunidades e um mercado de trabalho aquecido, a profissão de administrador tem um alto potencial de crescimento e prosperidade.

Ele pode ser absorvido por empresas fabris, comerciais, de serviços, de agronegócios e por aí vai, sendo quase todas as áreas. De uma forma geral, os setores que mais precisam de administradores são os de administração geral, recursos humanos, finanças, logística e vendas.

O salário médio de um administrador é de R$ 3.535. Mas é possível ganhar muito mais, como também um pouco menos em empresas menores.

Mas, para se destacar, a graduação em uma boa faculdade é indispensável. E para te ajudar com a sua escolha, trouxemos o ranking das 6 melhores faculdades de administração do Brasil.

Quer saber, não, é? Siga lendo!

Sempre destacamos que o conceito de melhor será sempre relativo. As melhores faculdades de administração do Brasil para você podem não ser as mesmas para mim. Tudo depende do valor da mensalidade, da proximidade com sua residência ou trabalho, dos diferenciais, das possibilidades de estágio, dos professores, das instalações e muitos outros fatores.

Quais as melhores faculdades de administração do Brasil?

Veja o nosso top 6 com as melhores, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF)! Importante: não houve atualizações no ranking desde 2019. Por isso, estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades. 

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  3. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  4. Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-SP)
  5. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV-Rio)
  6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Para ser aprovado nessas faculdades você precisa treinar, então faça isso com o Simulado Beduka que é gratuito e online. Você pode montar o simulado do seu jeito e o resultado sai na hora com sua avaliação de desempenho.

Saiba a qual foi a nota de corte para ingressar em cada uma das faculdades listadas em BEDUKA.COM

Agora você já conhece o ranking das faculdades de administração (Ranking geral de Administração). Veja um pouco dos detalhes de cada uma.

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

A USP é a maior universidade pública brasileira. É também a mais importante universidade do país, da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo.

A instituição conta com mais de 42 unidades de pesquisa, distribuídas em dez campi. Três estão situados na capital paulista e os outros estão espalhados pelas cidades de Lorena, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

Durante sua história, a USP foi responsável pela formação de diversas personalidades do nosso país. Treze dos 43 presidentes brasileiros se formaram lá, além de 53 ministros do Supremo Tribunal Federal graduados na faculdade de direito da instituição.

Para ingressar na Universidade de São Paulo é necessário conquistar a aprovação na Fuvest. Aqui temos uma breve explicação de como é a prova.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Em primeiro lugar está a UFMG, a mais antiga universidade do estado de Minas Gerais. São aproximadamente 77 cursos de graduação, 80 programas de pós-graduação e mais de 750 núcleos de pesquisa.

A comunidade da UFMG soma mais de 72 mil pessoas nas cidades de Belo Horizonte (sede da universidade), Diamantina, Montes Claros e Tiradentes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal do Brasil e a quarta melhor universidade do país, ficando com o centésimo lugar entre as instituições da América Latina.

A forma de ingresso na UFMG é por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu), de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

3ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Situada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a UFRGS é uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil, responsável por formar personalidades como João Goulart e Getúlio Vargas.

Em 2014, a UFRGS, após três avaliações consecutivas, foi a mais bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2012, ela já havia ficado com a quinta posição em um ranking elaborado pela Shanghai Jiao Tong University e na quarta posição nacional no QS World University Rankings.

4ª – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-SP)

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo é uma instituição mantida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e oferece um dos principais cursos de administração pública e privada do Brasil.

Ela também conta com diversos cursos de especialização, de mestrado acadêmico em administração de empresas e administração pública e governo, de mestrado profissional em administração de empresas, gestão internacional e gestão de políticas públicas.

5ª – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV-Rio)

A EBAPE  conquistou em 2018 um selo chamado AACSB Internacional, maior acreditadora americana para escolas que sejam de negócios.

Esta escola de administração está entre as três no Brasil que possuem este selo, garantindo excelência no corpo do docente do bacharelado  ao doutorado.

6ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

No sexto lugar do nosso ranking das melhores faculdades de administração do Brasil está a UFRJ, também conhecida como Universidade do Brasil, primeira a ser fundada em nosso país, no ano de 1920.

Essa é uma das mais importantes instituições de ensino brasileiras e da América Latina, além de ter reconhecimento e prestígio mundial.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a UFRJ mantém 7 museus, com destaque para o Museu Nacional, palácio que já foi casa de reis e várias outras personalidades da História brasileira e atualmente é um dos maiores museus de história natural e antropologia das américas.

Além dos museus, a universidade mantém nove unidades hospitalares, uma editora, centenas de laboratórios e 43 bibliotecas.

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de administração do Brasil, pesquise sobre elas, veja qual é a mais próxima da sua casa, qual tem mais vantagens e qual se encaixa ao seu perfil. Não se esqueça de se inscrever nos vestibulares e estudar bastante para eles e para o ENEM.

Com a universidade certa, seus estudos e sua carreira serão um sucesso! Por isso, pense e avalie bem antes de tomar uma decisão. Considere não apenas o prestígio da instituição, mas a sua localização e as características do curso que deseja escolher.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.