FUVEST 2019 – Datas e novidades sobre o vestibular da USP

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) divulgou as novidades sobre o processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP). Separamos aqui todos os detalhes para você sobre o cronograma da FUVEST 2019. Fique atento!

simulados para ENEM

 

A USP prevê o ingresso de 11.147 novos alunos para o próximo ano, sendo que 8.365 vagas serão preenchidas por meio da FUVEST 2019, as demais serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que leva em consideração a nota obtida no ENEM.

Datas da FUVEST 2019

O prazo para pedir isenção da taxa do vestibular FUVEST 2019 é: 10 a 31 de julho.

As inscrições para FUVEST 2019, o vestibular da USP, começam em 13 de agosto e encerram em 14 de setembro.

A prova da primeira fase do vestibular da USP FUVEST 2019 será realizada em 25 de novembro de 2018.

As provas da segunda fase vão acontecer em dois dias: 6 e 7 de janeiro de 2019.

Novidades da FUVEST 2019

Ao se cadastrar, o estudante deverá indicar qual o formato de seleção em que deseja concorrer.

Vale ficar atento às modalidades de seleção da Universidade de São Paulo para saber em qual você se encaixa e qual a maior possibilidade de garantir a sua vaga. São três opções de ingresso na USP:

  • Ampla Concorrência (AC) – São vagas disponíveis para ampla concorrência, alunos que não se encaixam nas demais condições. 6.134 vagas do processo seletivo FUVEST 2019 são destinadas para AC
  • Ação Afirmativa Escola Pública (EP) – São vagas destinadas aos estudantes que cursaram o ensino médio, integralmente, em escolas públicas. 1.475 vagas da FUVEST 2019 são destinadas aos candidatos que indicarem seleção EP
  • Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI) – São vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que tenham cursado o ensino médio, integralmente, em escolas públicas. 756 vagas são destinadas a seleção PPI

Taxa de inscrição FUVEST 2019

As inscrições para o vestibular FUVEST 2019 vão acontecer através do site da Fundação. Depois do cadastro, os candidatos devem pagar a taxa de R$ 170. Vale destacar que a inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento.

Aprenda como fazer uma redação nota 1000

Sobre a FUVEST 2019

A seleção da USP, uma das maiores universidades do país, é dividida em duas etapas. A primeira fase, que acontece em 25 de novembro, contará com 90 questões sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio.

A segunda fase da FUVEST 2019 acontecerá nos dias 6 e 7 de janeiro e vai ser formada por questões de conhecimento específico. O primeiro dia terá questões de português e redação. Já a prova do segundo dia será composta de disciplinas exigidas da carreira escolhida. Explicaremos melhor abaixo:

  • Carreiras biológicas: questões de matemática, química ou biologia
  • Carreiras de exatas: questões de matemática, física, química, geografia ou biologia
  • Carreiras de humanas: questões de história, matemática, física, química ou geografia

Ano passado, 137 mil candidatos participaram da FUVEST, isso prova que a concorrência é uma das maiores do Brasil. Para garantir a sua vaga, você precisa montar o seu plano de estudos e dedicar-se bastante para passar no vestibular.

Você já definiu qual o curso que vai estudar? Se ainda tiver dúvida, leia nosso artigo que ajuda como descobrir a sua vocação.

Também fizemos alguns materiais explicativos sobre algumas profissões:

Já que você está interessado na FUVEST 2019, que tal testar os seus conhecimentos com nossas questões de vestibular sobre Platão, sobre a Semana de Arte Moderna e sobre a Idade Média?

Beduka é um buscador de cursos e universidades privadas e públicas. Temos em nosso site o cadastro de todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

O estudante que fizer uma pesquisa por determinada faculdade ou curso vai encontrar informações como avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades particulares.

Agora que já sabe os principais detalhes da FUVEST 2019 e prazo de inscrição, aproveite para ver também:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Veja vídeo especial em que explicamos detalhes dos livros da Fuvest 2019

Se vai fazer o vestibular Fuvest 2019, precisa estar preparado para responder questões sobre Mayombe de Pepetela, um autor angolano.

Fizemos o resumo completo e a análise! Veja abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *