Química

Aprenda o que é Termoquímica

O que é TermoquímicaO que é Termoquímica?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Termoquímica é o ramo da Química que tem por objetivo estudar os fenômenos, as propriedades e tudo que diz respeito à absorção ou liberação de calor em reações químicas. O principal estudo da Termoquímica é a Entalpia.

O Beduka preparou esse artigo sobre o que é Termoquímica para você entender melhor esse tema de Química e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Termoquímica para você se preparar melhor para o ENEM.

Nesse artigo vamos trazer:

  • O que é Termoquímica;
  • Reações endotérmicas e exotérmicas;
  • Variação de Entalpia.

O que é Termoquímica?

Termoquímica é a área da Química que é responsável por estudar a quantidade de calor absorvido ou liberado em uma reação química. Toda reação consegue absorver ou liberar calor, entretanto, sempre há uma troca de energia entre essas reações.

Algumas manifestações dessa energia absorvida ou liberada são a emissão ou absorção de luz, calor e eletricidade, bem como a mudança de estado físico dos componentes da reação, como por exemplo, a vaporização da água em roupas secando no varal.

Utiliza-se a entalpia para calcular o calor em uma reação química, sendo a forma mais comum para expressar a quantidade de calor de um componente dentro dessa reação.

A entalpia dos reagentes de uma reação comumente é diferente da entalpia dos produtos, esse acontecimento é chamado de variação da entalpia. Sendo assim, o calor de uma reação diz respeito ao calor absorvido ou liberado.

Variação da Entalpia

Entalpia é a grandeza física que mede a quantidade de energia dentro das substâncias que sofrem uma reação química. Ou seja, pode-se dizer que a entalpia calcula a quantidade de calor absorvido ou liberado em uma reação química.

A variação da Entalpia acontece quando há diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, ou seja, o calor de uma reação é equivalente ao calor liberado ou absorvido nessa reação, e é simbolizado por  ∆ H.

Aprenda tudo sobre o assunto em nosso artigo completo sobre Entalpia.

Lei de Hess

Desenvolvida pelo suíço Germain Henri Hess, a Lei de Hess afirma que a variação da entalpia deve ser calculada pela somatória das suas mudanças em etapas individuais.

Isso significa que há um cálculo específico que pode avaliar a quantidade de energia nas substâncias de um sistema depois de sofrerem suas próprias reações químicas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Portanto, a variação de entalpia não depende da quantidade de reações por que ela passou, precisa somente dos valores iniciais e finais de cada reação. A fórmula da variação da entalpia é a seguinte:

formula entalpia

Reações Endotérmicas

As reações endotérmicas são as reações químicas que absorvem energia na forma de calor. Essas reações são caracterizadas por terem a variação da entalpia positiva, ou seja, quando a entalpia dos produtos é maior que a entalpia dos reagentes, isso significa que houve absorção de calor.

Reações Exotérmicas

As reações exotérmicas são as reações químicas em que há liberação de energia na forma de calor. Essas reações são caracterizadas por possuírem a variação da entalpia negativa, isto é, quando a entalpia dos produtos é menor que a entalpia dos reagentes, indicando que houve liberação de calor.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Entalpia!

Tipos de Entalpia

Entalpia de mudança de estado físico

Trata-se da quantidade de energia que é necessária para que um mol de substância, a pressão e a temperatura constante, mude de estado físico

Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. É estabelecido que 1 mol é igual a 6,02.1023 moléculas. Dentro deste tipo de entalpia se encontram vários subtipos:

  • Entalpia de vaporização: é a energia necessária para vaporizar um mol de substância, ou seja, passar do estado físico líquido para o estado gasoso. O valor da entalpia é positivo pois o processo é endotérmico;
  • Entalpia de fusão: é energia que precisa ser consumida para que um mol de substância sofra a fusão, ou seja, passe do estado físico sólido para o estado líquido. O valor da entalpia é positivo pois o processo é endotérmico;
  • Entalpia de combustão: é a energia liberada durante a combustão completa de um mol de substância à pressão e temperatura constantes. O valor da entalpia é negativo pois o processo é exotérmico;
  • Entalpia de solidificação: é quantidade de energia que necessita de ser liberada para que um mol de substância, à temperatura e pressão constantes, passe do estado físico líquido para o estado sólido. O valor da entalpia é negativo pois o processo é exotérmico.

Entalpia de formação 

É a energia em forma de calor liberada ou absorvida na formação de um mol de substância a partir dos seus elementos correspondentes dos quais são substâncias simples. Nesse caso, a pressão e a temperatura também permanecem constantes e a entalpia é igual a zero.

Entalpia de ligação

É energia que precisa ser absorvida para quebrar 1 mol de de ligações no estado gasoso, em condições de pressão e temperatura constantes. Nesse caso, o valor da energia de ligação será o valor da variação de entalpia da reação. Como há a absorção de energia, trata-se de um processo endotérmico.

Além de aprender o que é Termoquímica, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que é Termoquímica? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários