Geografia

Os 5 Melhores Exercícios sobre Demografia com Gabarito

Exercícios sobre Demografia com GabaritoExercícios sobre Demografia com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

A demografia é essencial para a compreensão das diferentes relações entre povos e nações e suas características. Essa matéria é cobrada nas provas de Geografia, principalmente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem.

Antes de fazer os Exercícios sobre Demografia, leia o resumo para rever toda a matéria e tirar todas as suas dúvidas.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

O que é demografia?

A demografia é um ramo da geografia que estuda o comportamento, transformações e todas as atividades da população em geral.

As principais ferramentas utilizadas pela demografia são as estatísticas e pesquisas, como as qualitativas.

  • Quando você terminar de responder os exercícios sobre demografia, que tal organizar seus estudos para o Enem com o Plano de Estudos Beduka?

O que é população?

A população é o número de pessoas que habitam em um território ou região específica. 

Algumas informações importantes para a compreensão do funcionamento do espaço social são:

  • O ciclo de crescimento;
  • Nível médio de renda;
  • Distribuição da renda;
  • Índice de crescimento populacional.

E todas elas são possíveis a partir de estudos e pesquisas realizados pela Geografia da População e Demografia. Saiba tudo sobre a urbanização brasileira e faça os exercícios sobre a matéria!

Qual a importância da Demografia?

Esse estudo auxilia no desenvolvimento e criação de medidas de políticas públicas, ações sociais e evita o surgimento de problemas urbanos. 

Isso porque os pesquisadores conseguem, a partir de suas pesquisas, entender o crescimento acelerado ou desacelerado das populações, então é possível realizar medidas compatíveis com as necessidades regionais.

O que é Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerado o principal órgão brasileiro que realiza pesquisas sobre a população, como por exemplo o Censo Demográfico.

O Censo Demográfico é um estudo estatístico realizado a cada dez anos pelo IBGE para coletar dados e informações sobre a população, como por exemplo:

  • Renda populacional;
  • Saúde da população;
  • Crença religiosa;
  • Número de homens, mulheres, criança e idosos;
  • Onde vivem.

Responda os Exercícios sobre Demografia e confira as respostas no gabarito.

Exercícios sobre Demografia

Questão 1 – (UFRN) – A teoria reformista é uma resposta aos neomalthusianos. De acordo com essa teoria, é correto afirmar que:

a) as precárias condições econômicas e sociais acarretam uma redução espontânea das taxas de natalidade.

b) uma população jovem numerosa, devido às elevadas taxas de natalidade, é a causa principal do subdesenvolvimento.

c) o controle da natalidade só será possível mediante rígidas políticas demográficas desenvolvidas pelo Estado.

d) o equilíbrio da dinâmica populacional se dá pelo enfrentamento das questões sociais e econômicas.

Questão 2 – (UFPE) – O Brasil Escapou da Superpopulação

O país já teve taxa de fecundidade de nação africana – 5,8 filhos por mulher, em 1970. Se essa taxa se mantivesse, a população hoje seria de 300 milhões de habitantes. Como essa taxa caiu para 1,8 filho por mulher, a população atual é de 193 milhões. […]

(REVISTA VEJA. São Paulo: Ed. Abril, a. 43, n. 27, p. 97, 7 jul. 2010.)

A taxa de fecundidade é um dos fatores da dinâmica populacional e reflete várias tendências da sociedade brasileira e mesmo mundial. Escolha a alternativa correta sobre a demografia e sua dinâmica:

a) O crescimento da população mundial sempre causou polêmicas. No século XVIII, Thomas Malthus já alertava sobre a falta de alimentos para uma população mundial que cresceria descontroladamente e divulgou a sua teoria demográfica. Essa teoria não foi mais utilizada, uma vez que a produção de alimentos atende a toda a população mundial.

b) O custo de formação do indivíduo é maior nos países desenvolvidos em razão da necessidade de dar educação mais completa, de maior quantidade de roupas, material escolar, aparelhos eletrônicos e proibição de trabalho para menores. Tudo isso pode levar a um aumento da taxa de natalidade.

c) O superpovoamento é sempre relativo e se altera com as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas. Os países mais desenvolvidos foram os primeiros a terem suas taxas de natalidade em declínio, e um aumento da expectativa de vida, seguidos de imediato pelos países mais pobres.

d) Quando a taxa de fecundidade de um país é muito baixa (inferior a 2,1%), compromete a reposição da população que morre, ocorrendo, muitas vezes, falta de mão de obra e levando a um incentivo às migrações.

e) A dinâmica demográfica dos homens pode ser explicada somente pelos mecanismos naturais, desconsiderando os mecanismos culturais e econômicos de regulação.

Questão 3 – (VUNESP) – Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.

b) Índice de desenvolvimento.

c) Densidade demográfica.

d) Taxa de natalidade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) Taxa de fertilidade.

Questão 4 – (UEM) – Leia com atenção a notícia que se segue:

França pagará 750 euros mensais por terceiro filho

O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin.

Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.

A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada:

a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.

b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.

c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.

d) à aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodos contraceptivos não naturais.

e) à ideia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

Questão 5 – (UFRR) – O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

Gabarito dos Exercícios sobre Demografia

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) o equilíbrio da dinâmica populacional se dá pelo enfrentamento das questões sociais e econômicas.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra d) Quando a taxa de fecundidade de um país é muito baixa (inferior a 2,1%), compromete a reposição da população que morre, ocorrendo, muitas vezes, falta de mão de obra e levando a um incentivo às migrações.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra c) Densidade demográfica.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Demografia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.