Geografia

As 6 Melhores Questões sobre Cidadania com Gabarito

Questões sobre CidadaniaQuestões sobre Cidadania

A cidadania é um termo indispensável para que exista uma organização social estruturada. Praticar a cidadania é o mesmo que ter consciência dos direitos e obrigações exigidos e praticá-los de modo responsável. Teste seus conhecimentos com as questões sobre cidadania.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

A cidadania é um assunto bastante discutido nos dias atuais. Entender esse termo é essencial para o seu sucesso no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias da prova do ENEM. É importante que você compreenda essa matéria, por isso leia o resumo e faça as atividades sobre cidadania!

Para te ajudar a escolher qual curso fazer, confira o Raio-x do Beduka! O Raio-x do Beduka não é um simples teste vocacional. Ele é um teste de personalidade que mostra quais as profissões combinam com o seu perfil. 

O que é cidadania?

A cidadania é o agrupamento de direitos e deveres impostos aos indivíduos que vivem em sociedade. Cada cidadão possui deveres e direitos que são impostos, com o objetivo de mostrar como usufruir os espaços, transformar e intervir neles.

Cidadania é uma expressão originada do latim civitas, que tem como significado cidade.

Na antiguidade, todas aquelas pessoas que viviam na cidade eram consideradas cidadãs, porém, atualmente, a cidadania não se limita somente aos espaços urbanos, mas sim também aos espaços rurais.

O que são direitos e deveres? As principais questões sobre cidadania

A cidadania é composta pela união dos direitos e deveres, que devem ser exercidos por cada cidadão, e eles sofrem mudanças de acordo com cada nação ou grupo social, de acordo com suas características.

Porém, após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, algumas questões foram considerados universais, ou seja, quase todos os lugares passaram a aderir aos mesmos critérios dos direitos humanos.

Alguns deveres do cidadão impostos são:

  • Voto eleitoral;
  • Cumprimento das leis;
  • Educar e proteger os seus semelhantes;
  • Proteger o meio ambiente, natureza;
  • Cuidado pelo espaço, patrimônios público e social do País.

Alguns direitos do cidadão são:

  • Voto eleitoral;
  • Direito de ir e vir;
  • Liberdade para escrever e dizer o que pensa, porém é necessário assinar o que disse e escreveu;
  • Todos devem respeitar a crença e a fé, no pensamento e nas atividades sociais;
  • Os cidadãos são livres para exercer qualquer trabalho, ofício ou profissão, porém a lei pode exigir que exista algum tipo de estudo e diploma;
  • Direito à saúde, moradia, alimentação, trabalho, previdência social, lazer e educação.

Aproveite e faça as questões sobre movimentos sociais!

Além disso, cidadania também pode ser entendida como a nacionalidade do cidadão, pois ela te torna um indivíduo que está legal em determinado território administrado por um Estado Nacional, como por exemplo a cidadania brasileira, cidadania americana, assim por diante.

Cidadania no Brasil

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, implementou o sistema democrático, depois de passar por um período militar brasileiro. Dessa forma, a democracia é, assim como a cidadania, recente no Brasil.

As principais questões referentes à cidadania no nosso país estão no artigo quinto da Constituição Federal. Nele estão abrigados os direitos que cada cidadão tem, como a liberdade de pensamento e de crença.

Agora que você já leu o resumo sobre a matéria, que tal fazer algumas questões sobre cidadania para testar seus conhecimentos?

Questões sobre cidadania 

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (Enem 2014) – TEXTO l

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).

TEXTO II

Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)

a) prestígio social.

b) acúmulo de riqueza.

c) participação política.

d) local de nascimento.

e) grupo de parentesco.

Questão 2 – (Enem 2010) – “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.

 NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. História da vida privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado).

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.

Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871.

Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas

a) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.

b) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.

c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.

d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.

e) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

Questão 3 – (Enem 2009) – Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.

VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

Evento de Marketing Digital

c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.

d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

Questão 4 – (Enem 2014) – Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

a) práticas de valorização identitária.

b) medidas de compensação econômica.

c) dispositivos de liberdade de expressão.

d) estratégias de qualificação profissional.

e) instrumentos de modernização jurídica.

Questão 5 – (Enem 2010) – A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como

a) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

b) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.

c) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.

d) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.

e) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.

Questão 6 – (Enem/2019) A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século XX. O SUS deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de Estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O SUS é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a Constituição Federal de 1988.

RIZZOTO, M. L. F. et al. Justiça social, democracia com direitos sociais e saúde: a luta do Cebes. Revista Saúde em Debate, n. 116, jan.-mar. 2018 (adaptado)

Segundo o texto, duas características da concepção da política pública analisada são:

a) Paternalismo e filantropia.

b) Liberalismo e meritocracia.

c) Universalismo e igualitarismo.

d) Nacionalismo e individualismo.

e) Revolucionarismo e coparticipação.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre cidadania. Agora confira o gabarito.

Gabarito das Questões sobre cidadania  

Exercício resolvido da questão 1 –

c) participação política.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) práticas de valorização identitária.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

Exercício resolvido da questão 6 –

c) Universalismo e igualitarismo.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas Questões sobre cidadania ? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!