Geografia

As 6 Melhores Questões sobre Cidadania com Gabarito

Questões sobre CidadaniaQuestões sobre Cidadania
Sala do Saber - melhor cursinho online

A cidadania é um termo indispensável para que exista uma organização social estruturada. Praticar a cidadania é o mesmo que ter consciência dos direitos e obrigações exigidos e praticá-los de modo responsável. Teste seus conhecimentos com as questões sobre cidadania.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

A cidadania é um assunto bastante discutido nos dias atuais. Entender esse termo é essencial para o seu sucesso no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias da prova do ENEM. É importante que você compreenda essa matéria, por isso leia o resumo e faça as atividades sobre cidadania!

Para te ajudar a escolher qual curso fazer, confira o Raio-x do Beduka! O Raio-x do Beduka não é um simples teste vocacional. Ele é um teste de personalidade que mostra quais as profissões combinam com o seu perfil. 

O que é cidadania?

A cidadania é o agrupamento de direitos e deveres impostos aos indivíduos que vivem em sociedade. Cada cidadão possui deveres e direitos que são impostos, com o objetivo de mostrar como usufruir os espaços, transformar e intervir neles.

Cidadania é uma expressão originada do latim civitas, que tem como significado cidade.

Na antiguidade, todas aquelas pessoas que viviam na cidade eram consideradas cidadãs, porém, atualmente, a cidadania não se limita somente aos espaços urbanos, mas sim também aos espaços rurais.

O que são direitos e deveres? As principais questões sobre cidadania

A cidadania é composta pela união dos direitos e deveres, que devem ser exercidos por cada cidadão, e eles sofrem mudanças de acordo com cada nação ou grupo social, de acordo com suas características.

Porém, após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, algumas questões foram considerados universais, ou seja, quase todos os lugares passaram a aderir aos mesmos critérios dos direitos humanos.

Alguns deveres do cidadão impostos são:

  • Voto eleitoral;
  • Cumprimento das leis;
  • Educar e proteger os seus semelhantes;
  • Proteger o meio ambiente, natureza;
  • Cuidado pelo espaço, patrimônios público e social do País.

Alguns direitos do cidadão são:

  • Voto eleitoral;
  • Direito de ir e vir;
  • Liberdade para escrever e dizer o que pensa, porém é necessário assinar o que disse e escreveu;
  • Todos devem respeitar a crença e a fé, no pensamento e nas atividades sociais;
  • Os cidadãos são livres para exercer qualquer trabalho, ofício ou profissão, porém a lei pode exigir que exista algum tipo de estudo e diploma;
  • Direito à saúde, moradia, alimentação, trabalho, previdência social, lazer e educação.

Aproveite e faça as questões sobre movimentos sociais!

Além disso, cidadania também pode ser entendida como a nacionalidade do cidadão, pois ela te torna um indivíduo que está legal em determinado território administrado por um Estado Nacional, como por exemplo a cidadania brasileira, cidadania americana, assim por diante.

Cidadania no Brasil

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, implementou o sistema democrático, depois de passar por um período militar brasileiro. Dessa forma, a democracia é, assim como a cidadania, recente no Brasil.

As principais questões referentes à cidadania no nosso país estão no artigo quinto da Constituição Federal. Nele estão abrigados os direitos que cada cidadão tem, como a liberdade de pensamento e de crença.

Agora que você já leu o resumo sobre a matéria, que tal fazer algumas questões sobre cidadania para testar seus conhecimentos?

Questões sobre cidadania 

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (Enem 2014) – TEXTO l

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).

TEXTO II

Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)

a) prestígio social.

b) acúmulo de riqueza.

c) participação política.

d) local de nascimento.

e) grupo de parentesco.

Questão 2 – (Enem 2010) – “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.

 NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. História da vida privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado).

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.

Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871.

Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas

a) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.

b) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.

c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.

d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.

e) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

Questão 3 – (Enem 2009) – Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.

VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.

d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

Questão 4 – (Enem 2014) – Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

a) práticas de valorização identitária.

b) medidas de compensação econômica.

c) dispositivos de liberdade de expressão.

d) estratégias de qualificação profissional.

e) instrumentos de modernização jurídica.

Questão 5 – (Enem 2010) – A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como

a) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

b) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.

c) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.

d) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.

e) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.

Questão 6 – (Enem/2019) A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século XX. O SUS deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de Estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O SUS é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a Constituição Federal de 1988.

RIZZOTO, M. L. F. et al. Justiça social, democracia com direitos sociais e saúde: a luta do Cebes. Revista Saúde em Debate, n. 116, jan.-mar. 2018 (adaptado)

Segundo o texto, duas características da concepção da política pública analisada são:

a) Paternalismo e filantropia.

b) Liberalismo e meritocracia.

c) Universalismo e igualitarismo.

d) Nacionalismo e individualismo.

e) Revolucionarismo e coparticipação.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre cidadania. Agora confira o gabarito.

Gabarito das Questões sobre cidadania  

Exercício resolvido da questão 1 –

c) participação política.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) práticas de valorização identitária.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

Exercício resolvido da questão 6 –

c) Universalismo e igualitarismo.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas Questões sobre cidadania ? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.