Destaques de Sociologia para Enem e Vestibulares

As 10 Melhores Questões sobre Movimentos Sociais com gabarito

questões sobre movimentos sociaisQuestões sobre movimentos sociais
Cronograma do que estudar

Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos de pessoas com o mesmo interesse que defendem, lutam ou se manifestam por alguma causa social e política baseados em necessidades reais, ideologias, manipulações, partidos ou interesses particulares. Podem ter conquistas sociais ou causar prejuízos. Faça as questões sobre movimentos sociais com gabarito.

Se você quiser ir para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Os movimentos sociais costumam ser discutidos em alguns vestibulares. Entender essa matéria é essencial para não perder nada do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias da prova do ENEM. É importante que você compreenda todo esse período, por isso leia o resumo e faça as questões sobre movimentos sociais!

O que são movimentos sociais?

Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos de pessoas que defendem, lutam ou se manifestam por alguma causa social e política. Normalmente são juvenis e envolvem grupos que se consideram excluídos ou minoritários.

Tais manifestações raramente são espontâneas. Normalmente algum grupo que segue uma ideologia organiza e planeja os manifestos. Eles são organizadas com o objetivo de expressar as vontades, necessidades e direitos de uma parcela da população que se considera em desvantagem em relação a algo. 

Sociologia também é cobrada no Enem. Prepare-se:

Movimentos sociais são essencialmente bons?

Nem todo movimento social é bom, uma vez que há o risco de tais movimentos tornarem-se sectários e provocarem o ódio, a discussão e o discurso de separação em geral. Um movimento que luta por direitos pode vir a ser ruim dependendo dos danos causados.

Vários movimentos não respeitam a propriedade privada, não toleram outros grupos que pensem diferentemente ou que não queiram ajudar na causa defendida, roubam e até mesmo assassinam.

Normalmente estes movimentos já se tornaram manipulados politicamente e por isso deixam de cumprir sua finalidade originária.

Sobre o direito à manifestação

O direito de manifestação foi permitido pelo artigo 5º, XVI, da Constituição Federal de 1988, a partir de então vários movimentos sociais surgiram e assim muitas pessoas foram às ruas se manifestar.

Muitos movimentos sociais revolucionaram e criaram história, uns para bem com vitórias cujos frutos se colhem até hoje e outros para o mal, prejudicando a vida social alegando estarem no direito de manifestar.

Vale lembrar que a manifestação tem de cumprir regras. Depredar patrimônio alheio, por exemplo, não está entre as permissões para manifestações que devem sempre ser pacíficas.

Normalmente, os movimentos sociais são realizados por meio de passeatas, greves, marchas e outras manifestações.

Há uma divisão dos movimentos sociais:

  • Conjuntural: Esse movimento surge para manifestar sobre uma causa específica e que possui um curto prazo de duração, como por exemplo as manifestações da copa do mundo em 2014 e as manifestações sobre o preço da passagem;
  • Estrutural: Já esse movimento surge com a intenção de manifestar sobre coisas que possuem um longo período de duração, como por exemplo o movimento social feminista e do MST.

Alguns autores consideram o MST uma organização criminosa e não um movimento social, tendo em vista as leis quebradas pelos participantes desse movimento.

Movimentos Sociais no Brasil

Os movimentos sociais brasileiros tomaram uma grande proporção principalmente na década de 70, por ir contra ao regime militar implantado na época.

Um dos principais movimentos desse período foi o movimento estudantil, que organizou diversas manifestações, como a Passeata dos Cem Mil, ou a fase das Diretas Já. Outro evento bastante marcante foi o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello nos anos 80 e 90.

Em 2013 ocorreu o Movimento Passe Livre (MPL), que tinha como objetivo protestar contra o aumento das tarifas dos transportes públicos, levando milhares de pessoas às ruas. Essa manifestação ficou conhecida como “Jornadas de Junho”.

Exemplos de movimentos sociais contemporâneos

O exemplo mais claro visto nos últimos tempos foi o da última eleição.

Conjuntos de pessoas saíram de suas casas para manifestarem-se em favor de seu representante ao governo ou de algum partido específico. Outros ainda resolveram não defender nenhum partido, mas o Brasil mesmo, a Nação.

Grupos estudantis, trabalhadores, famílias inteiras, vários grupos sociais manifestaram-se, cada um com suas cores, suas expectativas e exigências.

Principalmente por meio das redes sociais os dias e locais para manifestações eram marcados e aconteciam simultaneamente em mais de um estado brasileiro. 

Questões sobre Movimentos Sociais 

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (Unicentro) – Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que:

a) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.

b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.

c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.

d) desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.

e) realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.

Questão 2 – (ENEM 2015) – Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.

GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).

No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para

a) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.

b) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.

c) difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.

d) ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.

e) fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.

Questão 3 – (UERJ/2016) – “As comunidades quilombolas, que são predominantemente constituídas por população negra, se autodefinem a partir das relações com a terra, do parentesco, do território, da ancestralidade, das tradições e das práticas culturais próprias.

Estima-se que em todo o país existam mais de três mil comunidades quilombolas. O Decreto Federal nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.” (Adaptado de incra.gov.br)

A demarcação de terras de comunidades quilombolas é fato recente nas práticas governamentais brasileiras.

Um dos principais objetivos dessa política pública é viabilizar a promoção de:

a) aceleração da reforma agrária.

b) reparação de grupos excluídos.

c) absorção de trabalhadores urbanos.

d) reconhecimento da diversidade étnica.

Questão 4 – (UFPA/2013) – As novas tecnologias da informação e comunicação tornaram-se uma realidade nas relações sociais contemporâneas e contribuem para a maior integração das pessoas neste início do século XXI. Sobre as alterações nas práticas culturais decorrentes dessas novas tecnologias informacionais, é correto afirmar:

a) As pessoas deixaram de contatar as redes sociais já consolidadas e as substituíram por encontros presenciais realizados por meio da rede mundial de computadores.

b) As dinâmicas das culturas vinculadas à virtualidade dos meios de comunicação consolidam a cultura popular em detrimento da cultura de massa e da indústria cultural.

c) A violência urbana impede que sejam ampliadas as redes e grupos sociais tradicionalmente vinculados ao capitalismo, o que intensifica o uso convencional dos serviços dos correios.

d) A educação e a religião estão apartadas do processo de utilização de mídias eletrônicas, e isso causou o afastamento das pessoas das lutas por causas sociais mais amplas.

e)  As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais.

Questão 5 – (Enem/2011) – Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.

SOUZA, M.A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em http:/www.ces uc. pt Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque:

a) determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

b) aumentam o clima de tensão social na sociedade

c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

e) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

  • Muito bem! Você já fez metade das questões sobre movimentos sociais. Continue com o bom trabalho!

Questão 6 – (UFT) – Leia o fragmento de texto a seguir:

“Em seu significado mais amplo, o feminismo é um movimento político. Questiona as relações de poder, a opressão e a exploração de grupos de pessoas sobre as outras. Contrapõese radicalmente ao poder patriarcal. Propõe uma transformação social, econômica, política e ideológica da sociedade.”

Fonte: TELES, Maria de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1999, p.10.

A partir dos pressupostos presentes no fragmento, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O movimento feminista luta pela implementação de políticas públicas para as mulheres, assegurando a especificidade das necessidades femininas;

b) O movimento feminista reivindica a igualdade de direitos entre homens e mulheres;

c) O movimento feminista propõe políticas afirmativas baseadas nas desigualdades historicamente constituídas;

d) O movimento feminista busca a supremacia feminina posto que as mulheres foram oprimidas durante séculos.

Questão 7 – (UECE) – Atente para o enunciado a seguir:

“O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST – é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira”.

Disponível em: https://brasilescola. uol.com.br/sociologia/mst.htm.

No que diz respeito ao conceito de “movimentos sociais”, é correto afirmar que são

a) Ações coletivas de segmentos socialmente organizados que têm como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.

b) Expressões individuais dos sujeitos em seus cotidianos na busca de realização de seus desejos e sonhos a serem alcançados no mercado de trabalho e no reconhecimento de seus méritos pelo Estado.

c) Organizações governamentais com o objetivo de mobilizar setores da população para fazerem valer os direitos sociais e civis, tendo como referências o acesso a serviços que reconheçam a plena cidadania.

d) Organizações de interesse público mantidas por meio de fundos públicos com o objetivo de cooperar na organização das instituições privadas da sociedade, em parceria com os governos.

Questão 8 – (UECE) – O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica políticoterritorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.

DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf

Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que

a) São organizações governamentais criadas para mediar os interesses do Estado junto às populações moradoras das periferias das cidades, com objetivo de ajudá-las a conquistar seus direitos.

b) São movimentos populares, na cidade, que ajudam a transformar a realidade social, mobilizando a sociedade a partir de protestos e ou pressão ao círculo oficial do poder, visando garantir direitos sociais básicos.

c) Seus objetivos fundamentais de criação e de existência, em todas as sociedades, são a cooperação e a cogestão dos interesses das populações urbanas e dos governos.

d) Possuem relação harmoniosa com o Estado em função da relação de satisfação estabelecida entre a vontade coletiva e a dos grupos que dominam os recursos materiais da sociedade.

  • Ufa! faltam apenas duas questões sobre movimentos sociais. Você está indo muito bem!

Questão 9 – (UEL) – Leia o texto a seguir.

Uma parte considerável dos novos ativistas já compareceu a protestos e a encontros presenciais, mas há muitos que se manifestam exclusivamente na Internet sob a forma de textos, hashtags e vídeos. E o volume de informação produzido por eles sinaliza a centralidade que a política assumiu no dia a dia dos brasileiros.

(Adaptado de: CIRNE, S. Somos todos ativistas. Galileu. abr. 2016. p.41.)

As formas de ativismo on-line e off-line, no Brasil, demonstram a emergência, na sociedade civil, de novos atores políticos, que se articulam por meio de ações coletivas em rede.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as recentes formas de mobilização dos atores da sociedade civil, assinale a alternativa correta.

a) As ações coletivas em rede podem ser comparadas aos movimentos sindicais brasileiros da década de 1970, por adotarem práticas de organização e de mobilização em defesa da esfera privada contra a opressão estatal.

b) As manifestações políticas organizadas em redes de movimentos caracterizam-se pela participação de diversos grupos e de múltiplos atores imersos na vida cotidiana, com militância parcial e efêmera.

c) O atual ativismo político no Brasil, a exemplo do mundo, mobiliza entidades e organizações ideologicamente unificadas e com práticas comuns no mercado, a fim de obter vantagens coletivas trabalhistas e salariais.

d) O ciberativismo, na contemporaneidade, envolve, como no passado, a mobilização das grandes classes e a afirmação do movimento operário como principal protagonista das transformações socioeconômicas.

e) Os sujeitos dos movimentos favoráveis às políticas neoliberais, na atualidade brasileira, organizam-se em rede para a defesa da intervenção e da regulação da economia e das relações de trabalho, pelo Estado.

Questão 10 – (FAMERP) – Leia o texto para responder à questão.

Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.

(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)

A afirmação de que “o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros” pode ser exemplificada

a) Pela conquista da paridade salarial entre trabalhadores negros e brancos somente no início do século XX e pelas denúncias de racismo ainda hoje.

b) Pelo alistamento obrigatório de negros na Primeira Guerra Mundial e pela proibição de práticas segregacionistas somente após esse conflito.

c) Pelo surgimento, no século XIX, de sociedades racistas e pelas lutas dos negros, na segunda metade do século XX, pela obtenção de direitos civis.

d) Pela existência, no século XIX, de calçadas exclusivas para os brancos e pela aprovação legal, somente no início do século XX, da igualdade no tratamento racial.

e) Pela persistência, até a Segunda Guerra, de formas de trabalho análogas à escravidão e pela restrição legal à contratação de negros, ainda hoje, nas grandes empresas.

  • Parabéns! Você fez todas as questões sobre movimentos sociais. Agora confira o gabarito:

Gabarito dos Questões sobre Movimentos Sociais

Esperamos que você tenha ido muito bem nos exercícios sobre movimentos sociais. Veja agora quantos você acertou.

Exercício resolvido da questão 1 –

c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.

Exercício resolvido da questão 2 –

b) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) reparação de grupos excluídos.

Exercício resolvido da questão 4 –

e)  As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

Exercício resolvido da questão 6 –

d) O movimento feminista busca a supremacia feminina posto que as mulheres foram oprimidas durante séculos.

Exercício resolvido da questão 7 –

a) Ações coletivas de segmentos socialmente organizados que têm como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.

Exercício resolvido da questão 8 –

b) São movimentos populares, na cidade, que ajudam a transformar a realidade social, mobilizando a sociedade a partir de protestos e ou pressão ao círculo oficial do poder, visando garantir direitos sociais básicos.

Exercício resolvido da questão 9 –

b) As manifestações políticas organizadas em redes de movimentos caracterizam-se pela participação de diversos grupos e de múltiplos atores imersos na vida cotidiana, com militância parcial e efêmera.

Exercício resolvido da questão 10 –

c) Pelo surgimento, no século XIX, de sociedades racistas e pelas lutas dos negros, na segunda metade do século XX, pela obtenção de direitos civis.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

O Beduka te conecta à faculdade!

Gostou das nossas Questões sobre Movimentos Sociais? Eles estão presentes em diversos cursos universitários, como o movimento estudandil.

Por falar, nisso sabia que você pode ganhar uma bolsa de 65% na faculdade?

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários