Biologia

Exercícios sobre Núcleo Celular com gabarito

Exercícios sobre Núcleo CelularExercícios sobre Núcleo Celular
Sala do Saber - melhor cursinho online

O núcleo é o local da célula onde o material genético (DNA) dos organismos é encontrado, podendo ser unicelulares ou multicelulares. Faça os exercícios sobre núcleo celular e confira as respostas no gabarito.

Você sabe o que é núcleo celular? Teste seus conhecimentos com os exercícios sobre núcleo celular e leia o resumo sobre o assunto. O Beduka sempre quer te ajudar a se preparar para as questões de Biologia do ENEM. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Nesse artigo vamos trazer:

  • Exercícios sobre Núcleo Celular;
  • Resumo sobre Núcleo Celular.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Exercícios sobre Núcleo Celular

1 – (Cesgranrio- RJ) – Dos constituintes celulares a seguir relacionados, qual está presente somente nos eucariontes e representa um dos critérios utilizados para distingui-los dos procariontes?

a) DNA.

b) Membrana celular.

c) Ribossomo.

d) Envoltório nuclear.

e) RNA.

2 – (PUC-RJ) – A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que:

a) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula.

b) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear.

c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA.

d) Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo.

e) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.

3 – (Ufla-MG) – Qual das seguintes alternativas é correta em relação ao nucléolo?

a) É uma estrutura intranuclear envolvida por membrana.

b) Não é visível no núcleo interfásico.

c) É o local de síntese do RNA ribossômico e das subunidades ribossômicas.

d) É o local de síntese das proteínas ribossômicas.

4 – (UFSC) – O núcleo é uma estrutura que coordena e comanda todas as funções celulares. Assinale a alternativa que apresente relações, verdadeiro (V) e falso (F) corretas entre as estruturas nucleares, sua ocorrência e características químicas ou funcionais.

I – Ao observarmos o núcleo interfásico em microscópio óptico, verificamos a total compactação da cromatina, que passa a se chamar cromossomo.

II – O nucléolo é uma região de intensa síntese de RNA ribossômico (RNAr).

III – A cromatina é formada por uma única e longa molécula de RNA, associada a várias moléculas de glicoproteínas.

IV – A carioteca corresponde ao fluido onde estão mergulhados os cromossomos e as estruturas que formam o nucléolo.

V – O nucléolo, mergulhado, no nucleoplasma, está sempre presente nas células eucarióticas, podendo haver mais de um por núcleo.

a) F, V, F, F, V.

b) F, F, V, F, V.

c) V, V, F, F, V.

d) F, V, V, F, F.

e) V, F, V, V, F.

5 – (UFU) – Analise as alternativas abaixo, referentes ao núcleo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

I. A maioria das células é mononucleada, como os neurônios, mas existem células plurinucleadas, como a fibra muscular estriada esquelética.

II. A membrana nuclear é lipoproteica e possui numerosos poros que permitem a passagem de substâncias como o RNA ribossômico, que é produzido no citoplasma e passa par o núcleo.

III. Existem núcleos gigantes com cromossomos gigantes, como os cromossomos politênicos e plumados.

Foi cometido um erro:

a) Apenas no item I.

b) Apenas no item II.

c) Apenas no item III.

d) Apenas nos itens II e III.

e) Nenhum item contém erro.

Confira as respostas dos exercícios sobre núcleo celular no gabarito abaixo.

Respostas dos Exercícios sobre Núcleo Celular

Exercício resolvido da questão 1 –

d) Envoltório nuclear.

Exercício resolvido da questão 2 –

c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) É o local de síntese do RNA ribossômico e das subunidades ribossômicas.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) F, V, F, F, V.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) Apenas no item II.

Gostou dos exercícios sobre núcleo celular? Aproveite para relembrar a matéria com o resumo abaixo.

Resumo sobre Núcleo Celular

O núcleo celular foi a primeira organela a ser descoberta, ele foi primeiramente estudado e escrito pelo pesquisador Franz Bauer, em 1802.Porém, durante os anos, o núcleo passou a ser descrito com mais características específicas pelo botânico escocês Robert Brown, em 1831, em um encontro na Sociedade Linneana de Londres.

Robert Brown (1773 – 1858) é considerado o pesquisador que descobriu o núcleo celular. Antes dele os citologistas já haviam observado os núcleos, porém não compreendiam o tanto que essa estrutura era importante para a manutenção da vida das células.

Brown foi reconhecido como o descobridor dessa organela, pois por meio das suas pesquisas descobriu que o núcleo é um dos principais elementos das células. O nome foi denominado núcleo, pois é derivado do grego nux, que tem como significado, semente, ou seja, o núcleo celular foi visto como a semente da célula, fazendo então uma analogia aos frutos.

O núcleo é uma organela presente nas células animais (células eucariontes), sendo o centro de controle das atividades celulares. Ele tem uma formação complexa, além de ter uma estrutura importante para o funcionamento da célula. 

Estrutura do Núcleo

Estrutura do Núcleo Celular

O núcleo possui uma estrutura bastante complexa, veja alguns elementos que compõem essa organela:

  • Carioteca: membrana que envolve todo o conteúdo nuclear presente na célula, por meio dela é possível separar o citoplasma do núcleo;
  • Nucléolos: são corpos localizados no interior da célula, esponjosos, compostos por proteínas (RNA e DNA) e formam os ribossomos, responsáveis por atuarem na síntese de proteínas;
  • Cromatinas: é o material genético composto pelas moléculas de DNA e estão presentes no núcleo;
  • Cariolinfa: também chamada carioplasma ou suco nuclear é formada por proteínas e água, preenchendo então todo o espaço interno do núcleo.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do Resumo e dos Exercícios sobre Núcleo Celular? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.