Faculdades

Saiba quais são a Melhores Universidades do Amapá

Melhores Universidades do Amapá.Melhores Universidades do Amapá.
Sala do Saber - melhor cursinho online

Separamos as melhores universidades do Amapá, além de separar algumas características e detalhes de cada universidade para você entender um pouco mais de cada uma delas.

O Estado do Amapá faz parte do conjunto de unidades federativas do Brasil. O Amapá está localizado a nordeste na Região Norte e segundo as estimativas de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população do estado é de 782.295 habitantes e apresenta um grande crescimento populacional.

Se você está tentando ingressar em uma instituição de ensino superior, esse artigo é para você! Confira e veja qual foi o critério utilizado para escolhê-la.

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores universidades do Amapá?

Para saber quais as melhores universidades do Amapá, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Ranking das Melhores Universidades do Amapá

Melhores_Universidades_do_Amapá-UNIFAP-e-UEAP_
  1. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  2. Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Vamos entender detalhadamente cada uma dessas Universidades do Amapá.

1ª – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

A UNIFAP é uma instituição de ensino superior pública federal, localizada no estado do Amapá. A sua matriz é encontrada no Macapá, havendo câmpus em Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Mazagão e outro em desenvolvimento em Tartarugalzinho.

A Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) teve seu início no ano de 1970 como Núcleo Avançado de Ensino (NEM) e tinha vínculo com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse período, eram oferecidas em média 500 vagas para cursos do magistério, que seriam as licenciaturas com pouca duração, dessa forma surgiu o ensino superior no estado do Amapá.

No ano de 1990, a Universidade Federal do Amapá foi definitivamente criada, sendo a sua fundação autorizada e seu estatuto aprovado pela Portaria Ministerial n.º 868/90, segundo o Parecer n.º 649/90-SESu, que foi autorizado no dia 9 de agosto de 1990 e sua autorização na Documenta MRC n.º 35, o que fez a Instituição de Ensino Superior (IES), mantida pela União. 

Os primeiros cursos oferecidos pela instituição foram:

  • Direito;
  • Secretariado Executivo; 
  • Geografia;
  • História;
  • Matemática;
  • Letras;
  • Educação Artística;
  • Enfermagem. 

Atualmente a UNIFAP oferece mais de 27 cursos de graduação.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Além de saber quais são as melhores universidades do Amapá, é importante saber como é a prova do ENEM, quais faculdades aceitam o FIES e como funciona o ProUni.

2ª – Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

A UEAP é uma instituição de ensino pública estadual desenvolvida para estimular a educação superior, para possibilitar o acesso ao conhecimento e assim aumentar a produção e divulgação das informações. Dessa forma, a Universidade do Estado do Amapá acredita que o ensino superior pode formar cidadãos mais comprometidos com a ética.

A instituição é estruturada pelo Campus I, Campus Graziela e o Núcleo Tecnológico (UEAP NTE), a Universidade do Estado do Amapá teve sua criação em 2006 e já possui nota 3 no Índice Geral de Cursos.

A matriz está localizada em Macapá e oferece 12 cursos de graduação, se destacando os cursos Engenharia de Pesca, Tecnologia em Design e Licenciatura em Química, que recebeu nota 4, segundo o conselho estadual responsável por questões educacionais no Amapá.

Seja aprovado com as dicas do Beduka

O Beduka surgiu em 2017 e tem como compromisso colaborar para que estudantes e futuros profissionais consigam informações de qualidade sobre o universo da educação e aprimorem seus conhecimentos em diversos assuntos. Por exemplo:

Nós apresentamos uma relação completa de todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Pesquise e descubra qual é a melhor faculdade para o curso que você quer fazer.

Depois de ver a relação das melhores faculdades de Amapá, aproveite para ler os detalhes sobre a biografia de Eça de Queiroz, entender quais são as principais obras de Machado de Assis, ver a lista de livros recomendados para o ENEM e também testar os seus conhecimentos com questões de vestibular sobre ética e moral.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.