Faculdades

Conheça as Melhores Faculdades de Goiás

Melhores Faculdades de GoiásMelhores Faculdades de Goiás
Sala do Saber - melhor cursinho online

Goiás está localizado na região Centro-Oeste do país, no Planalto Central do Brasil. A sua capital é Goiânia, sendo a maior cidade do estado. Vamos conferir o ranking das melhores faculdades de Goiás.

Se você está tentando ingressar em uma instituição de ensino superior, esse artigo é para você! Nele, vamos te contar quais as melhores universidades de Goiás. Confira e veja qual foi o critério utilizado para escolhê-la.

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Goiás?

Para saber quais as melhores faculdades de Goiás, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Ranking das Melhores Faculdades de Goiás

Ranking-das-Melhores-Faculdades-de-Goiás
  1. Universidade Federal de Goiás (UFG)
  2. Universidade Paulista (UNIP)
  3. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
  4. Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  5. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
  6. Universidade de Rio Verde (FESURV)

Preparamos um resumo de cada melhor faculdade de Goiás, com detalhes e características de cada universidade.

1ª –  Universidade Federal de Goiás (UFG)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição de ensino superior pública federal, localizada no estado de Goiás. A faculdade foi fundada em 14 de dezembro de 1960, depois que houve uma junção de cinco universidades já existentes, que foram:

  • Faculdade de Direito; 
  • Faculdade de Farmácia e Odontologia; 
  • Escola de Engenharia; 
  • Conservatório de Música; 
  • Faculdade de Medicina.

A UFG possui aproximadamente 57 anos e mais de 150 cursos, com uma média de 28 mil estudantes nos cursos de graduação. O principal campus da UFG está presente em Goiânia.

Atualmente a Universidade Federal de Goiás é destaque no estado e importante para o desenvolvimento da educação superior e de pesquisas. O objetivo é produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, dessa forma cidadãos e profissionais estarão preparados para transformar e desenvolver o que foi aprendido na sociedade.

2ª – Universidade Paulista (UNIP)

A Universidade Paulista (UNIP) é uma universidade privada, criada em 9 de novembro de 1988, após a fusão das seguintes instituições: 

  • Instituto Unificado Paulista;
  • Instituto de Ensino de Engenharia Paulista;
  • Instituto de Odontologia Paulista.

A sede da UNIP é em São Paulo., porém, a UNIP possui campi espalhados por várias regiões brasileiras, como o estado de Goiás, Amazonas e Distrito Federal. O empresário responsável pela universidade é João Carlos di Genio, que também preside o Grupo Objetivo. 

Na modalidade estudo a distância a instituição está em atividade desde 9 de novembro de 2004. Conquistando mais de 350 mil alunos no ensino superior presencial, com um total de 27 campi, que envolvem 65 unidades.

3ª – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás teve a sua criação em 17 de outubro de 1959 pela Sociedade Goiana de Cultura. A PUC Goiás é uma das faculdades mais antigas do estado.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A sede da PUC Goiás fica localizada no município de Goiânia. A faculdade é católica, comunitária, pluridisciplinar e tem como objetivo formar profissionais de nível superior competentes.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás oferece uma enorme variedade cursos, possuindo 55 cursos de graduação, entre especializações, mestrados e doutorados, tem 250 pesquisas em andamento e em média de 458 laboratórios.

4ª – Universidade Estadual de Goiás (UEG)

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma instituição de ensino superior pública estadual que está localizada no estado de Goiás.  A UEG possui a sua matriz administrativa na cidade de Anápolis, porém ela tem atividades em todo o Estado de Goiás. 

Ao todo 42 unidades de ensino universitário e possui atualmente cerca de 52 cursos em 39 cidades. A UEG foi criada em 16 de abril de 1999, após a fusão de outras universidades isoladas.

5ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

A Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) é uma instituição de ensino superior privada que teve seu início no Estado do Rio de Janeiro, em 1959, após a criação do Colégio Dom Hélder Câmara. No ano de 1976 os cursos superiores de São Gonçalo foram criados, como a Faculdade e Educação, Ciências e Letras de São Gonçalo.

Depois de um período, a UNIVERSO iniciou o Plano de Expansão, abrindo então outras unidades, como o campus de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e em Goiânia, no Estado de Goiás. A universidade continuou expandindo o ensino para outros estados e capacitando cada vez mais os estudantes.

6ª – Universidade de Rio Verde (FESURV)

A Universidade de Rio Verde, também conhecida como Fundação do Ensino Superior de Rio Verde é uma instituição municipal, criada em 19 de março de 1973 por meio da Lei Municipal de Rio Verde 1221/73.

A FESURV é uma fundação com grande destaque no ensino superior, sendo uma das mais conceituadas do Brasil e uma das melhores do Estado de Goiás.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Goiás? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

    • Oi, Ana! O nosso ranking é o RUF – Ranking Universitário Folha, do jornal Folha de São Paulo. Eles tem os seguintes critérios de pontuação desde 2012: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação.