Faculdades

Melhores universidades do Ceará

Melhores universidades do CearáMelhores universidades do Ceará
Sala do Saber - melhor cursinho online

Confira o ranking das melhores universidades públicas e privadas do Ceará e mais detalhes sobre cada uma das instituições de ensino citadas!

O Ceará é um estado conhecido por suas belas praias. Além disso, sua capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste. Se você mora ou pretende se mudar para estudar nesse estado, esse artigo é para você! Nele, vamos te contar quais as melhores universidades do Ceará. Confira!

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores universidades do Ceará?

Para saber quais as melhores universidades do Ceará, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores universidades do Ceará

Ranking das melhores universidades do Ceará

1. Universidade Federal do Ceará (UFC)

2. Universidade Estadual do Ceará (UECE)

3. Universidade de Fortaleza (Unifor)

4. Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

5. Universidade Regional do Cariri (URCA)

6. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

7. Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Veja mais detalhes sobre cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Fortaleza. Além disso, possui campus no interior do estado, mais especificamente nas cidades de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

A instituição é considerada uma das maiores universidades federais do país. Inclusive, em 2019, o Ranking Times Higher Education (THE) classificou a UFC como 19º melhor universidade da América Latina e Caribe e como a melhor universidade do Norte-Nordeste.

Entre 2012 e 2015, a universidade ocupou o primeiro lugar no ranking das universidades com a maior concorrência entre os estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oferecendo 6.378 vagas para cursos de graduação.

2ª – Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Fundada em 1975, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. Além disso, possui campus nas cidades de Itaperi, Mombaça, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tauá, Crateús, Quixadá e Iguatu.

A UECE oferece 77 cursos de graduação presenciais e à distância, 27 Mestrados e 9 Doutorados. Atualmente, a faculdade tem cerca de 19 mil estudantes e 1.000 professores  espalhados por 12 centros e faculdades.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Em 2013, foi a instituição de ensino superior do Estado melhor avaliada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, os cursos de Administração, Psicologia e Ciências Contábeis estão entre os melhores do país.

3ª – Universidade de Fortaleza (Unifor)

Fundada em 1973, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza, mais precisamente no bairro Edson Queiroz, nome do fundador da faculdade. A Unifor é ranqueada como a melhor universidade privada do Norte-Nordeste do Brasil.

A faculdade oferece cerca de 40 cursos de Graduação. Na área de Pós-Graduação a Universidade oferece cinco cursos de Mestrado e dois cursos de Doutorado. Oferece ainda dezenas de cursos de Especialização.

4ª – Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Sobral, a cerca de 225 km de Fortaleza. A faculdade tem como objetivo promover o desenvolvimento do ensino superior na região norte do estado, onde age como centro para difusão de conhecimentos.

A faculdade oferece 20 cursos de graduação, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, além de cursos de Especialização em diversas áreas e Mestrados na área da saúde, da geografia, da zootecnia e da filosofia. 

5ª – Universidade Regional do Cariri (URCA)

Fundada em 1986, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Crato, a cerca de 465 km de Fortaleza. Além disso, possui campus nas cidades de Juazeiro do Norte,  Iguatu, Campos Sales e Missão Velha

 A URCA atende a uma comunidade acadêmica de aproximadamente 12.500 estudantes de cerca de 111 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

6ª – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Fundada em 2010, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Redenção, a aproximadamente 65 km de Fortaleza. Além disso, possui campus nas cidades de Acarape e São Francisco do Conde – cidade baiana. Redenção foi escolhida para sediar a universidade por ter sido a primeira cidade a abolir a escravidão no Brasil segundo alguns historiadores.

Os cursos ministrados na UNILAB são preferencialmente em áreas de interesse mútuo do Brasil e dos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com ênfase em temas que envolvam formação de professores, desenvolvimento agrário, processos de gestão e saúde pública, Engenharia e outros.

A Unilab é voltada aos países da África, sobretudo aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), mas inclui também Timor-Leste e Macau. Seu projeto político-pedagógico é ousado, visando a integração internacional.

7ª – Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Fundada em 2013, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Juazeiro do Norte, a cerca de 465 km de Fortaleza. Além disso, possui campus em  Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó.

A UFCA oferece 21 cursos de graduação, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Todos os cursos têm como principal diretriz oferecer uma formação básica sólida na área escolhida pelo estudante.

Gostou de saber quais as melhores universidades do Ceará? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.