Faculdades

Conheça as Melhores Faculdades do Maranhão

As Melhores Faculdades do MaranhãoAs Melhores Faculdades do Maranhão
Sala do Saber - melhor cursinho online

Confira o ranking preparado pelo Beduka com as melhores faculdades públicas e privadas do Maranhão! Além disso, disponibilizamos mais detalhes sobre cada uma das instituições citadas.

Se você está tentando ingressar em uma instituição de ensino superior, esse artigo é para você! Nele, vamos te contar quais as melhores faculdades do Maranhão. Confira e veja qual foi o critério utilizado para escolhê-la.

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Goiás?

Para saber quais as melhores faculdades do Maranhão, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Você já sabe qual curso vai fazer na universidade?

Muitos fatores contribuem para a tomada de decisão. Seja por influência de pais, amigos ou familiares, vocação ou mesmo por inspiração de uma terceira pessoa. Independente do seu caso, é importante obter mais informações sobre a área escolhida para saber qual faculdade em que você irá estudar.

Por exemplo, você sabe o que faz um pediatra ou um engenheiro de produção? São atividades bem diferentes e que contam com boas faculdades espalhadas de Norte a Sul do Brasil.

Para te ajudar, confira o Raio-x do Beduka! O Raio-x do Beduka não é um simples teste vocacional. Ele é um teste de personalidade que mostra quais as profissões combinam com o seu perfil. 

Ranking das Melhores Faculdades do Maranhão

Ranking das Melhores Faculdades do Maranhão
  1. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  2. Universidade do Ceuma (UNICEUMA)
  3. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é uma instituição pública do ensino superior, sendo uma das maiores universidades federais existentes no país, com ensino superior e pesquisas de alta qualidade. 

A Universidade Federal do Maranhão começou a surgir por meio da antiga Faculdade de Filosofia de São Luís, que teve sua fundação no ano de 1953, porém apesar de inicialmente  o objetivo fosse apenas aquela Fundação, por autoridade da Lei Estadual n.º 1.976 de 31 de dezembro de 1959 ela se integrou à Sociedade Maranhense de Cultura Superior- SOMACS, que teve a sua inauguração em 29 de janeiro de 1956.

A UFMA possui a sua matriz em São Luís, porém possui campus nas cidades de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo. A instituição é conhecida pela qualidade dos cursos de Medicina, Direito e Pedagogia do Estado do Maranhão, além de estar entre os melhores do país segundo o ranking do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Universidade do Ceuma (UNICEUMA)

A Universidade do CEUMA (UNICEUMA) teve a sua criação em 1990, assim que o Presidente da República, que na época era José Sarney, assinou o decreto no qual permitia o início das atividades dos cursos superiores de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Letras e Pedagogia.

A instituição é privada e está localizada na cidade de São Luís, no Maranhão. Ela oferece cursos presenciais e à distância, tanto cursos de graduação como pós-graduação. A UNICEUMA é constituída por quatro campi, sendo três localizados em São Luís, um em Imperatriz e o ensino a distância possui polos em Bacabal, Parnaíba, Teresina e Belém (Pará).

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) teve a sua criação em 1987 e é considerada a primeira universidade estadual do Maranhão. A instituição é composta por mais de 20 mil alunos, 22 campi e 25 centros universitários. 

A UEMA era antigamente conhecida como FESMA, que foi uma instituição criada em 1972, porém devido algumas mudanças ela foi transformada em UEMA por meio da Lei nº 4.400 e 30 de dezembro de 1981, e só iniciou o seu funcionamento definitivo no ano seguinte em 1987.

O objetivo da UEMA é garantir um ensino de graduação e pós-graduação, promover extensões universitárias e pesquisas de qualidade, para assim auxiliar no desenvolvimento social, econômico e político do Maranhão.

Gostou de saber quais as melhores faculdades do Maranhão? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.