Profissões

O que faz um pediatra? Descubra tudo sobre essa profissão

O que faz um Pediatra?O que faz um Pediatra?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A pediatria é a especialidade médica que se dedica à assistência à criança e ao adolescente. Essa assistência pode ser tanto no aspecto preventivo, quanto no curativo.

Essa é uma das áreas de especialização da medicina mais populares, seja entre pacientes ou entre os profissionais. Você sabe de fato o que faz um pediatra? As pessoas que se interessam por esta área devem sentir o desejo de trabalhar com crianças e ter empatia pelos pequenos.

Quem se dedica a essa profissão, necessariamente precisa ter cursado a faculdade de medicina e recebido a diplomação de clínico geral. Depois disso, é necessário realizar uma especialização em pediatria, que dura em média 2 a 3 anos.

Mas você sabe o que faz um pediatra? Se quer conhecer um pouco mais sobre essa área da medicina, chegou ao local exato. Leia este artigo até o final para entender tudo sobre essa profissão.

Entenda o que faz um pediatra

O pediatra é o profissional formado em medicina, que cursou a especialização na área da pediatria. O médico pediatra cuida de crianças e adolescentes de zero a dezoito anos. Ele é o responsável por auxiliar e tratar de questões que são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.

Além de cuidar da criança, o médico dessa especialidade também presta assistência aos pais e familiares, orientado quanto à alimentação e cuidados básicos da saúde. Entre outros assuntos ele deve orientar sobre:

  • Aleitamento materno
  • Vacinas
  • Exames periódicos
  • Crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor (processo de mudanças no comportamento motor da criança)
  • Prevenção de acidentes e primeiros socorros
  • Regularidade de consultas, etc

Estes são apenas alguns dos temas relacionados ao desenvolvimento infanto-juvenil!

Além disso, o que faz um pediatra? Ele é o médico que faz os primeiros exames na criança, desde o dia de seu nascimento, como o teste do pezinho, dos olhinhos e outros ligados ao estado de saúde inicial dos bebês. Entre os principais exames realizados, estão a medição de estatura e peso, rastreamento sensorial de visão e audição, avaliação comportamental e psicossocial e exames físicos em geral.

Ainda, em conjunto aos exames de rotina, que devem acontecer logo na primeira semana de nascimento, o pediatra também acompanha a pressão arterial e saúde bucal, com dicas e orientações aos pais sobre o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente.

O profissional de pediatria pode especializar-se em áreas específicas de atendimento como:

  • Cirurgia pediátrica
  • Gastroenterologia pediátrica
  • Hebiatria (saúde dos adolescentes)
  • Hematologia e Hemoterapia pediátrica
  • Infectologia pediátrica
  • Medicina Intensiva pediátrica
  • Neurologia pediátrica
  • Nefrologia pediátrica
  • Nutrologia pediátrica
  • Neonatologia pediátrica
  • Oncologia pediátrica
  • Pneumologia pediátrica
  • UTI pediátrica
  • Doenças raras e outras

Como viu acima, para entender o que faz um pediatra, se for uma das áreas acima será necessário a formação em uma especialização de acordo com o setor desejado.

Onde trabalha o pediatra?

O local mais conhecido de trabalho do pediatra é o consultório médico, onde são realizadas as consultas e exames de rotinas. No entanto, esse profissional pode desenvolver o seu trabalho em outros locais como hospitais e universidades, públicos ou privados.

Existem muitos profissionais que se dedicam à área acadêmica, ou ainda, com pesquisas  em institutos e laboratórios.

O pediatra pode ser o responsável por gerenciar unidades de saúde, como alas neonatais. No setor público, o médico especialista atua em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização. Ele pode conciliar duas ou mais funções, desde que consiga atender suas demandas com qualidade.

O papel do pediatra na vida da criança e da família é fundamental. É esse profissional que vai ajudar no desenvolvimento saudável dos pequenos e também durante a adolescência, orientando os pais sobre as questões mais importantes e prestando o auxílio necessário.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como pesquisador, o pediatra também colabora com a sociedade em geral, desenvolvendo estudos que diagnosticam e tratam doenças e reduz a mortalidade infantil.

A profissão do pediatra é muito importante para a sociedade e muitos estudantes escolhem a faculdade de medicina já pensando nessa especialização. Ela é um dos ofícios mais desejados por quem escolheu se formar médico!

Agora você já sabe o que faz um pediatra e como ele desenvolve o seu trabalho. É importante destacar que o curso de medicina é o dos mais concorridos na USP, na Unicamp e também na Unesp, além de diversas outras universidades do país.

Com isso, é muito importante começar a se preparar para a concorrência dos vestibulares.

Seja aprovado com as dicas do Beduka

Para entrar em uma das melhores faculdades do Brasil você terá que dedicar-se muito aos estudos. Um dos caminhos para isso é alcançar uma boa nota no ENEM, já que o exame permite concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), participar do ProUni ou tentar um financiamento estudantil pelo FIES.

Além de saber o que faz um pediatra, aproveite para revisar alguns conteúdos, tais como:

O Beduka é um buscador de cursos e faculdades reconhecidas pelo MEC que apresenta uma lista completa de instituições superiores. De forma simples, cada estudante consegue saber qual é a melhor universidade para o curso escolhido em sua cidade ou estado. Experimente!

Depois de entender o que faz um pediatra, veja o nosso especial com questões sobre a Segunda Guerra Mundial, explicações sobre a origem das teorias de Taylor, dicas sobre como começar uma redação ou ainda os detalhes sobre as vagas remanescentes do ProUni.

Você pode entender também como é a prova do ENEM, como conseguir isenção na taxa do exame e a lista das melhores faculdades públicas de medicina do Brasil.

Após saber o que faz um pediatra, aproveite o seu tempo para revisar os seus conhecimentos com exercícios sobre ecologia, proteínas ou genética. Se quiser ir ainda mais longe, veja aqui quais são as funções do núcleo da célula.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.