Filosofia

Ética x Moral – Qual é a diferença?

Ética x MoralÉtica x Moral
Sala do Saber - melhor cursinho online

Qual é a diferença entre ética e moral? A ética é um ato pensado, uma filosofia de vida para um comportamento individual que segue um código bom para todos. A moral é o conjunto de valores, costumes, regras, hábitos e convenções estabelecidas por cada grupo social, podendo ser ética ou não. Veja os exemplos de Ética x Moral!

O debate sobre Ética x Moral gera bastante discussão em nossa sociedade e é um assunto tão antigo quanto os Gregos. Entender mais sobre esse tema é fundamental para quem deseja se sair bem na prova do ENEM.

Neste artigo sobre Ética x Moral, você encontrará todos os tópicos abaixo, com explicações e exemplos detalhados. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

O que é Ética?

A ética consiste em um conjunto de pensamentos e reflexões que guiam e avaliam o caráter e ações dos indivíduos. Ela é uma filosofia que raciocina sobre o modo como as pessoas se comportam no meio social. Por isso, ele tem uma caráter mais universal, abrangente.

A ética não é uma lei, pois as pessoas não sofrem penalidades do Estado por não cumprirem normas éticas.

A ética também pode ser considerada um estudo reflexivo da investigação do comportamento humano ao explicar as regras morais racionalmente. Dessa forma, pode-se dizer que a ética reflete e questiona os valores morais da humanidade.

A ética é responsável por iluminar certas condutas do nosso dia-a-dia, como no caso dos códigos de ética profissional, que determinam a maneira do indivíduo se comportar no âmbito de sua profissão.

O que é Moral?

A moral pode ser definida como o conjunto de princípios e costumes que orientam o comportamento do indivíduo, tendo como base os valores próprios de uma sociedade ou grupo social.

Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

Essas regras guiam os julgamentos de cada ser humano sobre como agir, segundo aquilo que foi previamente aceito como norma entre determinado grupo. As definições do que é certo ou errado vão depender do meio social, tradição e cultura local.

A moral é normativa, ou seja, ela parte de um conjunto de regras, valores e proibições.

Ela pode vir de fora tendo sido cultivada, imposta ou apresentada pela política, costumes sociais, religiões ou ideologias. Mas também pode ser o produto ou conclusão final da ética, ou seja, ter vindo dessas mesmas instituições, mas partindo de um estudo anterior.

Como as sociedades ou grupos sociais são diferentes entre si, os valores também podem ser diferentes, originando códigos morais bastante distintos. A moral pode ser mutável quando está diretamente relacionada com práticas culturais.

Por exemplo, a prática da poligamia em alguns grupos é aceita como moral. No entanto, para outras é algo imoral. Há, ainda, sociedades que aceitavam e depois mudaram de ideia tendo em vista as consequências.

Essa é uma posição relativista, segundo a qual não há verdade objetiva. Contudo há grupos que creem que a moral está inscrita na própria natureza humana e que o conhecimento do que é bom e mau vem com o estudo e a honestidade da consciência, aplicando a ética.

Afinal, qual é a diferença entre Ética e Moral?

A ética explica e reflete sobre as normas e comportamentos morais do ser humano, de forma racional e científica, por meio de legislações que autenticam este comportamento individual diante de toda a sociedade.

A moral é justamente o conjunto de regras aplicadas no dia-a-dia por cada grupo social, de acordo com seu próprio entendimento entre o que é certo e errado. Ela é o objeto de estudo da ética.

A principal diferença entre ética x moral consiste em que a ética diz respeito a um posicionamento pessoal e racional em relação a um conceito determinado. A moral é o próprio conceito em si, que é definido em um grupo ou sociedade.

Origem do conceito de Ética x Moral

A palavra “ética” tem origem francesa “etique”, do latim “ética” e do grego “ethos” e diz respeito às condutas, ao modo de ser. A palavra “moral” vem do latim “moralis”, que se refere aos costumes.

Originalmente, ambas possuem significados bastante semelhantes. A moral e a ética do ser humano são alvos de estudo da filosofia há mais de mil anos. No entanto, a ideia de ética como princípios que são definidos e aplicados a um grupo é relativamente nova, datada em 1600.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Consistência e Flexibilidade

A moral é bastante consistente dentro de um contexto estabelecido, mas pode variar entre culturas ou épocas. Algo moralmente aceito na sociedade de hoje poderia ser imoral nos anos 70, por exemplo.

A ética, por sua vez, é como o ser humano reflete sobre determinada moral, sendo possível que alguns eventos alterem as crenças valores pessoais de um indivíduo de forma radical.

Veja os assuntos de filosofia que mais caem no ENEM.

Exemplos de Ética x Moral

1. Ajudar a quem precisa

Quando alguém pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso pede ajuda para atravessar a rua, você possui a opção de ajudar ou não.

Eticamente, ninguém é obrigado a ajudar em nenhuma das situações. A moral, por estar mais relacionada com os valores individuais, faz com que o indivíduo reflita sobre as situações e ofereça a ajuda necessária.

2. Cometer atos ilícitos

Situações ilícitas como roubar ou matar, por lei, são possíveis de punição e entende-se que pela ética seriam atitudes ilegais.

Moralmente falando, também não corresponde com os bons valores e costumes da sociedade. Logo, cometer atos ilícitos como roubar e matar são tidos pela ética e pela moral como ações que merecem punições, legais ou morais.

3. Jogar lixo na rua

Uma pessoa caminha por uma via pública e decide jogar uma embalagem, ou qualquer outro tipo de lixo na rua.

Pela ética, apesar de não ser uma atitude punitiva, é tida como uma atitude ruim, pois além de sujar a rua essa pessoa pode estar dando um mal exemplo para que outros indivíduos possam vir a cometer este mesmo ato.

A finalidade da ética x moral é bastante semelhante, porque tanto a ética quanto a moral constroem os fundamentos que guiam a conduta do indivíduo e a melhor forma de agir em sociedade.

4. Furar fila

Pela ética, a atitude correta seria respeitar a ordem e aguardar a sua vez. No entanto, furar uma fila não implica em grandes punições. Uma pessoa pode fazer isso, se achar que esteja correto, mesmo que moralmente não seja a atitude mais certa.

5. Maltratar animais

Ética e moralmente falando, maltratar animais é uma atitude negativa. Entretanto, em determinados países, por exemplo, a utilização de animais para pesquisa científica pode ser considerado ético, devido ao código de ética já estabelecido.

Já para outras regiões, a utilização de animais para pesquisas pode ser considerada um ato de desrespeito aos princípios estabelecidos por aquele país.

6. Prejudicar algum colega de trabalho

No ambiente de trabalho, é comum que se tenha a chamada ética profissional, onde se supõe que todos os funcionários ajam de acordo com estes princípios.

No entanto, caso algum funcionário decida prejudicar outro colega de trabalho, seja por razões de crescimento pessoal dentro da empresa ou qualquer outro motivo, tal atitude, tanto pela ética quanto pela moral, não é considerada como algo correto.

O funcionário em questão não está agindo conforme o código de ética profissional. E moralmente falando, não é algo que corresponde ao que a sociedade considera como correto.

Se gostou do nosso artigo sobre Ética x Moral, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários