FilosofiaSociologia

Ética x Moral

Ética x MoralÉtica x Moral

A ética está relacionada com o estudo dos valores que orientam o comportamento humano em sociedade. A moral é exatamente o conjunto desses valores, costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada grupo social.

Toda a discussão Ética x Moral gera bastante discussão em nossa sociedade brasileira atualmente. Entender mais sobre esse tema é fundamental para quem deseja se sair bem na prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor sobre Ética x Moral para você se preparar para a prova do ENEM ou outros vestibulares.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Ética x Moral.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Ética;
  • O que é Moral;
  • Ética x Moral.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

O que é Ética?

A ética consiste em um conjunto de normas que guiam o caráter dos indivíduos, no sentido de como eles irão se portar no meio social. A ética não é lei, pois as pessoas não sofrem penalidades do Estado por não cumprirem (algumas) normas éticas.

A ética também pode ser considerada como um estudo reflexivo da investigação do comportamento humano ao explicar as regras morais racionalmente. Dessa forma, pode-se dizer que a ética reflete e questiona os valores morais da humanidade.

A ética é responsável por definir certas condutas do nosso dia-a-dia, como no caso dos códigos de ética profissional, que determinam a maneira do indivíduo se comportar no âmbito de sua profissão.

O que é Moral?

A moral pode ser definida como o conjunto de princípios e costumes que orientam o comportamento do indivíduo, tendo como base os valores próprios de uma sociedade ou grupo social. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

Essas regras guiam os julgamentos de cada ser humano sobre como agir, segundo aquilo que foi previamente aceito como norma entre determinado grupo. As definições do que é certo ou errado vão depender do meio social, tradição e cultura do local.

A moral é normativa, ou seja, ela parte de um conjunto de regras, valores, proibições e tabus que provêm de fora do ser humano. Isso significa que são cultivados, impostos, ou apresentados pela política, costumes sociais, religiões ou ideologias. Como as sociedades, ou grupos sociais, são diferentes entre si, os valores também podem ser diferentes, originando códigos morais bastante distintos.

A moral é mutável e está diretamente relacionada com práticas culturais. Por exemplo, a prática da poligamia em algumas sociedades é moral. No entanto, em outras não (como também já foi moralmente aceita em alguns grupos sociais no passado).

Essa é uma posição relativista, segundo a qual não há verdade objetiva. Contudo há grupos que creem que a moral está inscrita na própria natureza humana e que o conhecimento do que é bom e do que é mau vem com o estudo e com a honestidade da consciência.

Não deixe de conferir tudo sobre Direitos Humanos e Cidadania.

Ética x Moral

A ética explica as normas e comportamentos morais do ser humano de forma racional e científica, por meio de legislações que autenticam este comportamento diante da sociedade. A moral diz respeito ao conjunto de regras aplicadas no dia-a-dia por cada indivíduo, de acordo com seu próprio entendimento entre o que é certo e errado.

A principal diferença entre ética x moral consiste em que a ética diz respeito a um posicionamento pessoal e racional em relação a um conceito determinado por um grupo. A moral é o próprio conceito em si, que é definido em um grupo ou sociedade.

Origem do conceito de Ética x Moral

A palavra “ética” tem origem francesa “etique”, do latim “ética” e do grego “ethos” e diz respeito às condutas, ao modo de ser. A palavra “moral” vem do latim “moralis”, que se refere aos costumes.

Originalmente, ambas possuem significados bastante semelhantes.

A moral e a ética do ser humano são alvos de estudo da filosofia há mais de mil anos. No entanto, a ideia de ética como princípios que são definidos e aplicados a um grupo é relativamente nova, datada em 1600.

Consistência e Flexibilidade

A moral é bastante consistente dentro de um contexto estabelecido, mas pode variar entre culturas ou épocas. Algo moralmente aceito na sociedade de hoje poderia ser imoral nos anos 70, por exemplo.

A ética, por sua vez, é como o ser humano reflete sobre determinada moral, sendo possível que alguns eventos alterem as crenças valores pessoais de um indivíduo de forma radical.

Veja os assuntos de filosofia que mais caem no ENEM.

Exemplos de Ética x Moral

1. Ajudar a quem precisa

ética x moral ajudando idoso

Quando alguém pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso pede ajuda para atravessar a rua, você possui a opção de ajudar ou não. Eticamente, ninguém é obrigado a ajudar em nenhuma das situações. A moral, por estar mais relacionada com os valores individuais, faz com que o indivíduo reflita sobre as situações e ofereça a ajuda necessária.

2. Cometer atos ilícitos

Situações ilícitas como roubar ou matar, por lei, são possíveis de punição e entende-se que pela ética seriam atitudes ilegais. Moralmente falando, também não corresponde com os bons valores e costumes da sociedade. Logo, cometer atos ilícitos como roubar e matar são tidos pela ética e pela moral como ações que merecem punições, legais ou morais.

3. Jogar lixo na rua

jogando-lixo-no-chao

Uma pessoa caminha por uma via pública e decide jogar uma embalagem, ou qualquer outro tipo de lixo na rua. Pela ética, apesar de não ser uma atitude punitiva, é tida como uma atitude ruim, pois além de sujar a rua essa pessoa pode estar dando um mal exemplo para que outros indivíduos possam vir a cometer este mesmo ato.

A finalidade da ética x moral é bastante semelhante, porque tanto a ética quanto a moral constroem os fundamentos que guiam a conduta do indivíduo e a melhor forma de agir em sociedade.

4. Furar fila

Pela ética, a atitude correta seria respeitar a ordem e aguardar a sua vez. No entanto, furar uma fila não implica em grandes punições. Uma pessoa pode fazer isso, se achar que esteja correto, mesmo que moralmente não seja a atitude mais certa.

5. Maltratar animais

Ética e moralmente falando, maltratar animais é uma atitude negativa. Entretanto, em determinados países, por exemplo, a utilização de animais para pesquisa científica pode ser considerado ético, devido ao código de ética já estabelecido.

Já para outras regiões, a utilização de animais para pesquisas pode ser considerada um ato de desrespeito aos princípios estabelecidos por aquele país.

6. Prejudicar algum colega de trabalho

No ambiente de trabalho, é comum que se tenha a chamada ética profissional, onde se supõe que todos os funcionários ajam de acordo com estes princípios. No entanto, caso algum funcionário decida prejudicar outro colega de trabalho, seja por razões de crescimento pessoal dentro da empresa ou qualquer outro motivo, tal atitude, tanto pela ética quanto pela moral, não é considerada como algo correto.

O funcionário em questão não está agindo conforme o código de ética profissional. E moralmente falando, não é algo que corresponde ao que a sociedade considera como correto.

Gostou de aprender mais sobre Ética x Moral? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador