Geografia

Os 8 Melhores Exercícios sobre Urbanização Brasileira com Gabarito

Exercícios sobre Urbanização BrasileiraExercícios sobre Urbanização Brasileira
Sala do Saber - melhor cursinho online

A população brasileira passou pelo processo de êxodo rural, que é a migração das pessoas que moram no campo para as cidades. Esse processo originou a urbanização brasileira. Atualmente, o Brasil é composto por muitas cidades, logo há mais população na zona urbana do que na zona rural. Faça os exercícios sobre urbanização brasileira para testar seus conhecimentos.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Como aconteceu a urbanização brasileira?

Em Geografia a urbanização é um assunto frequentemente discutido, pois é de grande importância para entender o espaço geográfico. A prova do Enem, costuma cobrar na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias questões que abordam o processo de urbanização, industrialização e outras características. 

Urbanização é o crescimento populacional em zonas urbanas, como por exemplo cidades. Isso normalmente ocorre devido o deslocamento da zona rural até as zonas urbanas.

O processo de urbanização brasileira teve seu início no século XX, quando as pessoas começaram a sair do campo e ir para as cidades no intuito de melhorar as condições de vida. Essa atividade é conhecida como êxodo rural.

O êxodo rural teve como um dos principais motivos o processo de industrialização dos centros urbanos.

O êxodo rural teve como um dos principais motivos o processo de industrialização dos centros urbanos. A industrialização deu origem a empresas, o que gerou mais emprego e consequentemente a esperança de melhorar a condição de vida, por isso auxiliou na urbanização do Brasil.

Se compararmos a nossa urbanização com a de outros países, é possível caracterizá-la como tardia, desordenada e acelerada, pois teve um avanço bastante rápido.

Os principais governos que influenciaram a industrialização e a urbanização brasileira foram os de Getúlio Vargas e o de Juscelino Kubistchek, no qual ele dizia a sua famosa frase “50 anos em 5”, para representar a sua Política Desenvolvimentista implementada na época.

O presidente Juscelino Kubistchek foi o responsável pela construção de Brasília, que teve seu início em 1960. Assim começou a urbanização na região centro-oeste. 

Urbanização brasileira nos dias atuais 

Nos dias atuais, por volta de 80% da população brasileira vive fora das zonas rurais, sendo então predominantes na zona urbana. 

Faça os exercícios sobre cidadania, para ficar por dentro de todo o assunto!

Isso acontece devido às diferenças que existem na infraestrutura, pelos serviços oferecidos e pelas possibilidades que aparecem na região urbana e rural.

Como já havíamos visto, a urbanização no Brasil foi acelerada, por isso gerou escassez de políticas públicas de melhorias e oportunidades, para receber o grande aumento populacional nas áreas urbanas.

A ausência de políticas públicas foi um fator essencial para o aumento da desigualdade social e problemas urbanos

Essa ausência de políticas públicas foi um fator essencial para o aumento da desigualdade social, problemas urbanos, como a favelização, poluição, que deu origem a enchentes, o aumento do desemprego, da violência, entre diversas outras questões presenciadas no dia a dia de quem vive no Brasil.

A região sudeste é a que mais abriga indústrias em todo o país, onde está localizado Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, e com isso é a que mais está em crescimento. 

Já as regiões norte e nordeste são caracterizadas pelo aumento da violência e pela carência, o que pode gerar uma qualidade de vida inferior de quem vive na região sudeste. Por isso muitas pessoas deixam de viver nessa região para tentar viver nas cidades citadas acima. 

Esse artigo e os exercícios foram escolhidos pensando especificamente na urbanização brasileira, mas temos também questões de vestibular sobre a urbanização!

Agora responda os exercícios sobre urbanização brasileira para testar seus conhecimentos.

Exercícios sobre Urbanização Brasileira 

Questão 1 sobre urbanização brasileira – (PUC-SP) – É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:

a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.

b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.

c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.

d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.

e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

Questão 2 sobre urbanização brasileira – (CEFET-PR) – Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a:

a) metropolização

b) área metropolitana

c) rede urbana

d) megalópole

e) hierarquia urbana

Questão 3 sobre a urbanização brasileira – (PUC) – Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:

a) carência de melhores condições sociais no campo.

b) baixa produtividade agrícola.

c) pressão demográfica no campo.

d) dificuldade de aquisição de terras.

e) liberação de mão-de-obra pela mecanização.

Questão 4 sobre urbanização brasileira – (UFAC) – A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:

a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.

b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.

c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.

d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.

e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

  • Muito bem! Você fez metade das questões sobre urbanização brasileira. Continue com o bom trabalho!

Questão 5 sobre urbanização brasileira –  (UFRN) – “[…] Há algumas décadas, a pobreza no Brasil se concentrava no campo e em pequenas e médias cidades desprovidas de iniciativas empresarias. Atualmente, ela se concentra em grandes cidades, onde se acentuaram os contrastes sociais.” O texto apresenta uma das faces do processo de urbanização brasileiro. Sobre esse processo, é correto afirmar que 

a) promoveu a redução do comércio e dos serviços devido à absorção de mão-de-obra no setor industrial. 

b) iniciou a partir de núcleos urbanos localizados nas áreas interioranas do país. 

c) acentuou a elevação das taxas de natalidade ao favorecer a concentração de pessoas nas cidades. 

d) decorreu da industrialização e modernização do campo que acelerou a migração ruralurbana

Questão 6 sobre urbanização brasilera – (UFAL) – Sobre o tema Urbanização, analise as afirmações a seguir. 

1) Os fatores que funcionam como atrativos da urbanização, nos países subdesenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

2) A forte urbanização nos países subdesenvolvidos só ocorreu em face do processo de globalização verificado após o fim da URSS, quando houve um aumento de exportações dos produtos primários. 

3) As cidades, nos países desenvolvidos, foram se estruturando para absorver os migrantes, havendo, então, melhorias na infraestrutura urbana e um aumento da geração de empregos. 

4) Nas áreas metropolitanas de países subdesenvolvidos, muitos desempregados, para garantir a sobrevivência, refugiam-se no subemprego da economia informal. Estão corretas apenas: 

a) 1 e 2 

b) 2 e 4 

c) 1 e 4 

d) 2 e 3 

e) 1, 3 e 4 

  • Ufa! Faltam apenas dois exercícios sobre urbanização brasileira. Você está indo muito bem!

Questão 7 sobre urbanização brasileira – (UEPB) – Saudosa maloca Se o senhor não tá lembrado, dá licença de contar Ali onde agora está este adifício arto Era uma casa véia, um palacete assobradado Foi aqui seu moço que eu, Mato Grosso e o Joca Construimo nossa maloca Mais um dia, nóis nem pode se alembrá Veio os home com as ferramenta e o dono mandô derrubá Peguemos todas nossas coisas e fumos pro meio da rua Apreciá a demolição Que tristeza que nóis sentia, cada tábua que caía Doía no coração Matogrosso quis gritar, mas por cima eu falei Os home ta co’a razão, nóis arranja outro lugar Só se conformemo quando o Joca falou Deus dá o frio conforme o cobertor E hojé nóis pega as paia nas grama do jardim E pra esquecer nóis cantemos assim: Saudosa maloca, maloca querida Dim dim donde nóis passemo dias feliz da nossa vida.

Fonte: CD Reviver Adoniran Barbosa. Som Livre, 2002. A letra da música de Adoniran Barbosa nos faz refletir, corretamente, que: 

I – A segregação residencial no espaço urbano, é consequência de um espaço/mercadoria cujos valores de uso e de troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade. 

II – Terras vazias à espera de valorização pela especulação imobiliária são uma das causas de a população de baixa renda não ter acesso à moradia digna. 

III – Os favelados resistem a quaisquer tentativas de melhoria habitacional e impedem a implantação de equipamentos urbanos adequados e eficazes que melhorem sua qualidade de vida. 

IV – A reforma urbana é um bem necessário, já que poucos têm acesso à infraestrutura e aos serviços públicos urbanos. 

Estão corretas: 

a) Apenas as proposições I e II 

b) Apenas as proposições I, II e IV 

c) Apenas as proposições I e III 

d) Apenas as proposições II e III 

e) Todas as proposições

Questão 8 sobre urbanização brasileira – (Fatec-SP) – Nos últimos anos, ocorreram mudanças no padrão migratório brasileiro. As metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente. Entre as causas desse fato, pode-se citar: 

a) o maior controle por parte do Estado brasileiro para inibir o crescimento descontrolado das cidades. 

b) a criação das frentes pioneiras no Sul do país, que representam grande potencial de empregos na zona rural. 

c) a redução das históricas diferenças econômicas entre as regiões, graças à modernização das atividades agrícolas. 

d) a descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões. 

e) o empenho de órgãos, como o IBGE, que tentam promover o aumento das densidades demográficas no interior do país.

  • Parabéns! Você fez todas as atividades sobre urbanização brasileira. Agora confira o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Urbanização Brasileira

Esperamos que tenha ido muito bem nos exercícios sobre a urbanização brasileira. Agora veja quantas questões acertou.

Exercício resolvido da questão 1 –

b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.

Exercício resolvido da questão 2 –

b) área metropolitana

Exercício resolvido da questão 3 –

e) liberação de mão-de-obra pela mecanização.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.

Exercício resolvido da questão 5 –

d) decorreu da industrialização e modernização do campo que acelerou a migração ruralurbana

Exercício resolvido da questão 6 –

e) 1, 3 e 4 

Exercício resolvido da questão 7 –

b) Apenas as proposições I, II e IV 

Exercício resolvido da questão 8 –

d) a descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões. 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Urbanização Brasileira? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários