História

O que foi o Pacto Colonial?

O que foi o Pacto ColonialO que foi o Pacto Colonial

O denominado Pacto Colonial é o nome dado para a relação comercial estabelecida entre a metrópole e suas colônias no período das colonizações europeias, numa fase da Idade Moderna. 

Se você está estudando para o Enem ou outros vestibulares, é importante saber o que foi o Pacto Colonial. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo sobre esse tema para te ajudar. Confira!

Se você está estudando para as provas de vestibular, confira o Simulado do Beduka! Ele é feito com as questões das edições anteriores do Enem e utiliza o método de correção TRI. É gratuito!

O que foi o Pacto Colonial?

Pacto Colonial, ou Exclusivo Comercial Metropolitano, foi como ficou conhecido o acordo comercial que ocorreu entre a metrópole e a colônia no Brasil, durante o período colonial. O Pacto Colonial, ocorreu durante os séculos XV, XVII e XVIII.

Esse pacto instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou. Devido à intensificação do processo colonizador nas Américas, fez com que Portugal e Espanha assegurassem o controle sobre o que era produzido e explorado nas suas áreas de domínio.

O seu principal objetivo era o protecionismo mercantilista. Isso significa que todos os bens que geravam riqueza produzidos na colônia, pertenciam à metrópole – desde a extração de metais preciosos até a produção agrícola. 

Para conseguir essa exclusividade, a Coroa estabelecia uma série de acordos e tratados para regulamentar as atividades econômicas exercidas nas colônias e impedir que outros países se apropriassem da região dominada. 

O capitalismo comercial, ou também chamado mercantilismo, foi uma união de práticas econômicas realizadas nas principais nações europeias durante os séculos XV e XVIII.

O capitalismo comercial, ou também chamado mercantilismo, foi uma união de práticas econômicas realizadas nas principais nações europeias durante os séculos XV e XVIII. O mercantilismo português tinha uma grande preocupação com a exclusividade colonial. 

Faça os exercícios sobre mercantilismo para ficar por dentro de todo o assunto!

Essa preocupação mudava a partir da situação política presenciada pelos lusitanos, como por exemplo a publicação do Tratado de Methuen em 1703.

O Tratado de Methuen foi realizado juntamente com os ingleses e ele foi essencial para a transformação da economia portuguesa, pois deixou explícito as fragilidades do mercantilismo exercido por Portugal.

Portugal já havia passado pela fase União Ibérica (1580-1640), nessa fase ele já havia sofrido bastante pelas restrições estabelecidas por outros países em seu comércio colonial. A Holando foi um dos países a estabelecer tais restrições, pois havia muita divergência política e religiosa com a Espanha.

Nessa época, muitas revoltas surgiram, sendo elas separadas em interesses nativistas e separatistas. Os movimentos nativistas surgiram no final do século XVII, no intuito de mostrar o descontentamento que os colonos brasileiros tinham com as decisões da Coroa Portuguesa.

As principais revoltas desse movimento são:

Já os movimentos separatistas lutavam pela independência dos territórios brasileiros em relação a Portugal, baseados na autodeterminação dos povos e motivados por questões políticas, econômicas, religiosas ou culturais. 

As principais revoltas desse movimento são:

Diversos produtos fizeram parte dessa comercialização, como por exemplo o pau-brasil, a cana-de-açúcar e minérios, como o ouro. O fim desse comércio aconteceu somente em 1808 com a chegada da família real para o Brasil, assim que D. João assinou uma Carta Régia onde o Brasil não teria mais comércios exclusivos com Portugal.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Revoltas do Período Colonial? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador