História

Os 7 Melhores Exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana com Gabarito

Exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração BaianaExercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana foram movimentos que ocorreram no final do período colonial e que tinham características semelhantes, como a influência dos ideias iluministas, entre outros. Contudo, a Conjuração Baiana se diferenciou pelo fato de ser a favor da abolição, o que gerou uma imagem de ser radical e popular. Teste os seus conhecimentos sobre a matéria com os Exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana são movimentos que marcaram a história brasileira. É importante estudar essa matéria pois ela pode ser cobrada nos principais vestibulares. No ENEM, as questões de História caem na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Por isso, avalie o seus conhecimentos com os nossos exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

Quando você terminar os Exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana

Confira quais foram as Revoltas do Período Colonial e teste os seus conhecimentos com os nossos exercícios.

No século XVIII, vários conflitos se desenvolveram envolvendo os colonos brasileiros e a administração metropolitana. Os altos impostos, o rigor da fiscalização diante da exploração do ouro e a queda contínua do açúcar foram alguns fatores que deram origem aos movimentos de contestação.

A Inconfidência Mineira ocorreu em 1789 e a Conjuração Baiana, em 1798. Os dois movimentos são caracterizados por ocorrer em um momento de crise, no final do período colonial.

Foram denominados movimentos de contestação ou “emancipacionistas”, pois defendiam a modificação do pacto colonial, que era visto como desvantajoso para a colônia.

Algumas características que são semelhantes nos dois movimentos são:

  • A indignação com os altos impostos;
  • A influência do Iluminismo em seus movimentos;
  • Ausência de sentimento nacionalista.

Essas aproximações ocorreram pois haviam muitas imposições da coroa portuguesa sobre a colônia, o que gerava problemas administrativos e muita exploração dos colonos.

Porém, algo que separava as duas revoltas era a questão da escravidão. No caso da Inconfidência Mineira, por ser um movimento mais elitista, não colocaram em pauta essa discussão, pois iria prejudicar boa parte dos integrantes. O movimento baiano colocou esse assunto em vigor e se espalhou por outros setores populares que eram favoráveis à abolição.

O Beduka quer que você se saia bem nas provas. Temos um simulado online 100% gratuito que te ajuda a se preparar ainda mais para o ENEM.

Exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana

Questão 1 – (Univali-SC) – No ano de 1789, dois acontecimentos importantes marcaram a História mundial e a História do Brasil: a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira. Estabelecendo uma relação entre estes dois acontecimentos, podemos dizer que tiveram a mesma fonte de inspiração, fato que justifica a necessidade de conhecer a nossa história no contexto global. Sobre a Inconfidência Mineira, assinale o item correto:

a) Ela foi inspirada nas camadas mais pobres da colônia, exploradas pela metrópole.

b) Inspirou-se nos princípios do socialismo utópico de Sant-Simon, bem como nos ideais absolutistas defendidos pelos pensadores iluministas.

c) Ela inspirou-se no pensamento iluminista forte-mente difundido pela Europa, que pregava idéias de liberdade, igualdade e fraternidade.

d) Ela aconteceu devido à forte pressão exercida pela metrópole exigindo a emancipação política do Brasil.

e) A vitória dos inconfidentes transformou a região das Minas Gerais numa República, ainda que temporariamente.

Questão 2 – (Unifor-CE) – Quando se analisa a Inconfidência Mineira, é correto afirmar que:

a) recebeu influências do positivismo, introduzido em Minas Gerais por uma burguesia intelectual e alimentada por uma crise econômica.

b) revelou nuances de rebeldia contra os rigores da política fiscal metropolitana sobre a capitania das minas, executada pela Casa de Contrata­ção.

c) apresentou caráter nativista, ideologicamente ali­mentado pelos princípios mercantilistas, difundidos pela maçonaria .

d) visava à independência da colônia e pretendia concretizar-se quando da cobrança dos impostos atrasados.

e) apresentou caráter separatista, visava à indepen­dência da colônia, mantendo a monarquia e a capital no Rio de Janeiro.

Questão 3 – (UFCE) – Ao mesmo tempo em que se desenvolvia, em Portu­gal, uma política de reforma do absolutismo, surgiram conspirações na colônia. Elas estavam ligadas à novas idéias e a acontecimentos ocorridos na Europa e nos Estados Unidos, mas também à realidade local. A idéia de uma nação brasileira foi se definindo à medida em que setores da sociedade da colônia passaram a ter interesses distintos da metrópole ou a identificar nela a fonte de seus problemas. Uma dessas conspirações foi a Inconfidência Mineira. Sobre o grupo que organizou esse movimento, é correto dizer:

a) Era heterogêneo, de origem social variada, com idéias diferentes sobre as transformações sociais que o movimento deveria provocar.

b) Era um pequeno grupo de mineradores, pre­ocupados unicamente em não pagar mais impostos à metrópole, pois a extração do ouro tinha diminuído, e a Coroa continuava a cobrar o quinto.

c) Era um grupo homogêneo de intelectuais, inspira-dos no Iluminismo e no liberalismo da Revolução Americana.

d) Eram todos jovens, filhos da elite colonial, que tinham ido estudar na Europa.

  • Muito bem! Você já fez metade das questões dos exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. Continue!

Questão 4 – (Fuvest-SP) – Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana:

qideário da Revolução Francesa, que entre outras coisas defendia o governo representativo, a liberdade de expressão, a liberdade de produção e de comér­cio, influenciou no Brasil a Inconfidência Mineira e a Inconfidência Baiana, porque:

a) cedia às pressões de intelectuais estrangeiros que queriam divulgar suas obras no Brasil.

b) servia aos interesses de comerciantes holande­ses aqui estabelecidos que desejavam influir no governo colonial.

c) satisfazia aos brasileiros e aos portugueses, que desta forma conseguiram conciliar suas diferenças econômicas e políticas.

d) apesar de expressar as aspirações de uma minoria da sociedade francesa, aqui foi adaptado pelos positivistas aos objetivos dos militares.

e) foi adotado por proprietários, comerciantes, pro­fissionais liberais, padres, pequenos lavradores, libertos e escravos como justificativa para sua oposição ao absolutismo e ao sistema colonial.

Questão 5 – (FCC-SP) – A Conjuração Baiana (1798) caracterizou-se por ser um movimento que:

a) teve participação popular, com vista à concretiza­ção de reivindicações sociais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) atraiu a burguesia conservadora, que não desejava a continuação do pacto colonial.

c) envolveu, predominantemente, grupos militares influenciados pela Revolução Norte-Americana.

d) visava a impedir a crescente influência da maçonaria na política de Portugal em relação ao Brasil.

e) criou condições favoráveis à concretização da “inversão brasileira” (1808-21).

  • Faltam apenas duas questões dos exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. Continue!

Questão 6 – PUCRS 2002.1A crise do sistema colonial foi influenciada pelas idéias da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa. Nesse contexto, houve rebeliões planejadas pelas elites proprietárias de terras e pelas camadas populares no Brasil do final do século XVIII. A historiografia tradicional e a memória oficial dão ênfase à Inconfidência Mineira, movimento abortado, de caráter elitista, que não questionava a desigualdade social no Brasil Colônia. Já a história social, corrente historiográfica que enfatiza os movimentos sociais e discute os conflitos entre os diferentes projetos dos grupos sociais na formação da sociedade brasileira, dá maior ênfase à ________, um movimento que, em 1798, foi planejado por intelectuais, padres, soldados, alfaiates, mulatos e negros que pregavam o fim da escravidão, da carestia e dos privilégios do sistema colonial, tendo entre seus líderes Agostinho Gomes e Cipriano Barata.

a) Guerra dos Mascates

b) Rebelião de Felipe dos Santos

c) Revolta dos Cabanos

d) Conjuração Baiana

e) Revolta de Beckman

Questão 7 – (UFTPR) – Os principais movimentos que refletiram a crise do sistema colonial brasileiro tiveram vários pontos em comum, mas apenas um deles discutiu a abolição da escravatura e contava com a participação das camadas mais pobres.

Esse enunciado se refere à:

a) Inconfidência Mineira.

b) Sabinada.

c) Confederação do Equador.

d) Conjuração Baiana.

e) Cabanagem.

Organize os seus estudos com o nosso plano de estudos gratuito.

Agora que você já fez os exercícios sobre inconfidência mineira e conjuração humana, confira as respostas abaixo.

Gabarito dos Exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: letra c) Ela inspirou-se no pensamento iluminista forte-mente difundido pela Europa, que pregava idéias de liberdade, igualdade e fraternidade.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: letra d) visava à independência da colônia e pretendia concretizar-se quando da cobrança dos impostos atrasados.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: letra a) Era heterogêneo, de origem social variada, com idéias diferentes sobre as transformações sociais que o movimento deveria provocar.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: letra e) foi adotado por proprietários, comerciantes, pro­fissionais liberais, padres, pequenos lavradores, libertos e escravos como justificativa para sua oposição ao absolutismo e ao sistema colonial.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: letra a) teve participação popular, com vista à concretiza­ção de reivindicações sociais.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: letra d) Conjuração Baiana

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: letra d) Conjuração Baiana.

  • Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional da internet!

Gostou dos nossos exercícios sobre Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.