História

O que foi a Guerra dos Emboabas

O que foi a Guerra dos EmboabasO que foi a Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região de Minas Gerais.

As guerras e conflitos que ocorreram no Brasil são muito importantes e caem de forma recorrente no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM e de outros principais vestibulares. 

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo para te explicar o que foi a Guerra dos Emboabas e como ela aconteceu. Confira!

Nesse artigo você encontrará:

  1. O que foi a Guerra dos Emboabas;
  2. O contexto histórico do conflito;
  3. Suas principais causas e consequências.

Aproveite e teste seus conhecimentos para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que foi a Guerra dos Emboabas?

O que foi a Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas foi um confronto que ocorreu entre os anos de 1707 e 1709, pelo direito de exploração das jazidas de ouro recém descobertas pelos bandeirantes paulistas na região de Minas Gerais. 

O conflito aconteceu entre os desbravadores vicentinos – vindos da região de São Vicente -, que haviam descoberto a região das minas e, por essa razão, queriam explorá-la com exclusividade e, de outro lado, um grupo de portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil

Os vicentinos eram liderados por Manuel de Borba Gato, guarda-mor das minas. Já o grupo composto pelos portugueses e imigrantes brasileiros, apelidados pejorativamente de “emboabas” era liderado por Manuel Nunes Viana

Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobre o ouro que haviam encontrado, já que ele estava nas terras em que viviam. Entretanto, os emboabas pensavam de forma diferente e não concordavam com isso. 

Confira quais foram as Revoltas do Período Colonial e teste os seus conhecimentos com os nossos exercícios.

Contexto Histórico e como a Guerra dos Emboabas aconteceu

Em 1707, no contexto do Brasil Colônia, houve a descoberta de diversas jazidas de ouro na região em que, hoje, está localizada Minas Gerais. Essa descoberta provocou uma série de mudanças na configuração do país. 

Milhares de pessoas foram atraídas para a região, devido à possibilidade de enriquecer de maneira fácil. Dessa forma, a região recebeu várias pessoas que se deslocaram para tentar encontrar ouro. 

Os bandeirantes paulistas – responsáveis por terem encontrado o ouro – pretendiam ser detentores de toda a exploração da nova fonte de riqueza, ainda mais, levando em consideração que as minas estavam localizadas no território habitado por eles.

Liderados por Manoel de Borba Gato, guarda-mor das minas, eles reivindicaram a exclusividade da exploração das jazidas de ouro. Por outro lado, os emboabas, sob a liderança do português Manuel Nunes Viana, que era um comerciante afortunado, colocaram a liderança dos bandeirantes em perigo e acabaram os derrotando

Manoel de Borba Gato
Manoel de Borba Gato

Os emboabas se instalaram em comunidades dentro do território habitado pelos bandeirantes paulistas. Através desses locais, os forasteiros vigiavam com bastante frequência as ações dos bandeirantes. O líder dos emboabas organizou diversas expedições na intenção de fragilizar a resistência dos paulistas. 

Em 1708, os emboabas atacaram os bandeirantes paulistas dentro do território de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, na Capitania de Minas Gerais. Os bandeirantes foram expulsos do local e perderam o controle de dois dos três principais locais de exploração aurífera.

Ao longo dos dois anos foram registrados uma série de conflitos, sendo o mais expressivo deles o que ficou conhecido como “Capão da Traição”. Só neste episódio os portugueses, sempre com o objetivo de afirmarem a soberania enquanto colonizadores, mataram mais de 300 bandeirantes paulistas.

Depois de terem sido derrotados sucessivamente e encurralados na região do Rio das Mortes, os paulistas viram Manuel Nunes Viana ser proclamado o governador da região das minas. A proclamação do líder dos emboabas provocou reação da Coroa Portuguesa.

Manuel Nunes Viana
Manuel Nunes Viana

Bento do Amaral Coutinho foi encarregado pelos emboabas de expulsar os paulistas que ainda estavam no território. Os paulistas, por sua vez, não emplacaram qualquer tipo de resistência.

Em 1709, a Coroa Portuguesa decretou a separação das capitanias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por conta da intervenção de Portugal, em conjunto com o governador do Rio de Janeiro, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, Nunes Viana foi derrubado de seu posto e expulso do local das minas.

O emboaba se refugiou em sua fazenda, localizada nas proximidades do rio São Francisco, fazendo com que os conflitos chegassem ao fim. 

Principais causas da Guerra dos Emboabas

Principais causas da Guerra dos Emboabas

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a descoberta do ouro atraiu dezenas de milhares de pessoas aos centros de mineração. 

Esse grande número de pessoas levou a uma crise de abastecimento, que também foi percebida como uma oportunidade de lucro pelos comerciantes, que desejavam o monopólio do comércio para o abastecimento dos arraiais, com destaque para o fornecimento de animais para o abate e para consumo. 

Portanto, o monopólio na exploração das minas de ouro, bem como na comercialização, foram as principais causas do conflito.

Consequências da Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas chegou ao fim em 1709, com a derrota dos bandeirantes paulistas. Abaixo, estão listadas algumas entre as principais consequências do conflito:

  • A exploração do ouro em Minas Gerais foi assumida pela Coroa Portuguesa, colocando fim a todos os conflitos;
  • Foi instituída uma série de impostos sobre a extração de todo o ouro, como por exemplo: o quinto e a derrama. Os impostos eram cobrados por meio das Casas de Fundição;
  • Divisão das capitanias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro;
  • Derrotados, os bandeirantes paulistas migraram para outras regiões, principalmente Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nestes locais, descobriram outras minas de ouro;
  • A distribuição dos lotes para a mineração entre paulistas e emboabas foi regulamentada, os terrenos ficaram conhecidos como lavras.

Gostou de aprender o que foi a Guerra dos Emboabas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador