Enem

Dicas de livros que caem no ENEM 2019 + Resumos das obras

Dicas de livros para o ENEM 2018Dicas de livros para o ENEM 2018

Revelamos quais são os livros que caem no Enem, com base nos que mais se repetiram na prova de Linguagens e suas tecnologias. As questões de literatura costumam repetir alguns autores e obras já consagrados. Observando um padrão, é possível se antecipar e já se preparar.

O Exame Nacional do Exame Médio (ENEM) é hoje o maior processo seletivo do Brasil. Embora conte com uma série de questões sobre literatura, a equipe organizadora da prova jamais revela com antecedência os livros que caem no ENEM.

Sabemos que cada pergunta que você acerta fará diferença na nota final e, consequentemente, na sua classificação para aquele curso tão desejado.

Conheça neste post uma provável lista de livros para o ENEM 2019 que você deve começar a ler.

Quais livros ler antes do ENEM 2019?

Sem uma declaração oficial da organização do ENEM, é difícil prever os livros para o ENEM 2019.

Porém, analisando provas anteriores, podemos dizer que existem três autores queridinhos dos responsáveis por elaborar a prova de literatura. Sempre surgem questões abordando os livros de:

  • Machado de Assis
  • Manuel Bandeira
  • Carlos Drummond de Andrade.

Aproveite a lista de livros para o ENEM 2019 que preparamos e estude, veja resumos, assista vídeos baseados nas obras. Tudo para que você tome ciência da história da obra que pode cair em uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio, alcançar melhores notas e sair na frente dos seus concorrentes.

A lista abaixo foi elaborada de acordo com conteúdos exigidos em grandes vestibulares, obras de destaque da literatura nacional, livros que caem ou já caíram no ENEM.

Qual a lista de livros para o ENEM 2019?

Planeje-se melhor com o nosso Plano de Estudos Gratuito! Baixe ele aqui.

Reserve um tempo no seu plano de estudos para ler e discutir as obras abaixo, pois estes são os livros para estudar para o Enem. Basta clicar nos links para ser direcionado para o resumo de cada uma das obras:

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) – Machado de Assis
  2. Dom Casmurro (1900) – Machado de Assis
  3. Iracema (1865) – José de Alencar
  4. Vidas Secas (1938) – Graciliano Ramos
  5. Capitães de Areia (1937) – Jorge Amado
  6. O Cortiço (1890) – Aluísio Azevedo
  7. A Cidade e as Serras (1901) – Eça de Queiróz
  8. Macunaíma (1928) – Mário de Andrade
  9. Alguma Poesia (1930) – Carlos Drummond de Andrade
  10. Estrela da Vida Inteira (1966) – Manuel Bandeira
  11. A hora da Estrela (1977) – Clarice Lispector

Muitos destes livros são clássicos e devem ser lidos para se prestar qualquer vestibular e não somente o Enem. Inclusive vários deles também são de leitura obrigatória na Fuvest.

Já que estes estão entre os que mais caem no Enem, segue uma descrição deles e da escola literária de cada um.

1 – Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis

Escola literária: Realismo

Características: Linguagem direta, descrição bem detalhada, fidelidade à realidade, personagens com detalhamento psicológico e valorização da ciência como melhor forma de se obter conhecimento.

Tema principal: A obra é um romance de crítica da sociedade urbana do Rio de Janeiro do séc XIX. O autor é também o personagem principal e ele já morreu. Trata-se de um defunto escrevendo como foi sua vida fútil e seus amores que deram errado. Sua vida, segundo ele mesmo, foi medíocre. Apesar de ter criado o Emplasto Brás Cubas, um remédio que curaria todas as doenças, ele morreu.

Obra Completa de Machado de Assis em PDF, incluindo Memórias Póstumas.

2 – Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis

Escola literária: Realismo

Características: Muita ironia e sarcasmo nas críticas às hipocrisias da sociedade em que vivia. Pessimismo, espírito crítico e reflexão sobre a temática da traição.

Tema principal: Nesta obra temos um dos dilemas mais famosos da literatura, que certamente figura entre os temas de literatura que podem cair no Enem 2019. Eis: Capitu traiu ou não Bentinho? A obra conta a vida do ranzinza Dom Casmurro, o Bentinho. Ele se apaixona por Capitu mas desconfia de que ela o traiu. Machado de Assis não responde a isso e deixa o leitor raciocinar.

3 – Iracema

Autor: José de Alencar

Escola literária: Primeira geração romancista brasileira/indianismo

Características: Nacionalismo, exaltação da natureza, religiosidade cristã, indianismo e sentimentalismo exagerado.

Tema principal: O livro narra a história de um amor impossível. O amor da índia Iracema com o colonizador português Martim. O filho deles, Moacir, é a representação da origem do povo cearense. A linguagem é difícil e repleta de metáforas.

Obra completa em domínio público.

4 – Vidas Secas

Autor: Graciliano Ramos

Escola literária: Segunda fase do modernismo

Características: Regionalismo, naturalismo, denuncia dos problemas da sociedade e romance desmontável (Cada capítulo pode ser entendido sem os outros).

Tema principal: O romance retrata a vida de uma família de retirantes, composta por um pai, uma mãe, dois filhos e uma cachorra. Eles enfrentam a seca, a humilhação, fome, opressão e a migração em si. O cenário é desértico e a linguagem dos personagens é tão seca quanto o ambiente. Ainda assim, eles não perdem a esperança.

PDF de Vidas Secas.

5 – Capitães da Areia

Autor: Jorge Amado

Escola literária: Segunda geração modernista

Características: Trata-se de um romance proletário, no qual o autor aborda os temas do banditismo, marginalização, sensacionalismo, socialismo e faz críticas sociais. Também houve rompimento com o naturalismo.

Tema principal: Os capitães da areia são um grupo de meninos órfãos. Eles vivem de pequenos roubos, se comportam como adultos, bebendo, fumando, buscando por mulheres, etc. São tratados como um problema da cidade de Salvador, na Bahia. Tudo muda com a chegada da primeira menina no grupo deles, que acaba sendo uma mãe para todos, menos para Pedro Bala, o protagonista. Afinal, eles se apaixonam.

PDF da obra completa.

6 – O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo

Escola literária: Naturalismo

Características: Determinismo social: o meio define como será o comportamento das pessoas. Essa é a tese de que o mais forte sobrevive. Além disso vê-se zoomorfismo (pessoas tratadas como animais) e realismo.

Tema principal: O personagem principal é o ambiente, ou seja, o Cortiço onde vivem vários tipos de pessoas. Muitas relações se desenrolam, mas sempre mostrando os portugueses como superiores e gananciosos e os brasileiros como malandros, preguiçosos e inferiores.

O Cortiço completo em domínio público.

7 – A Cidade e as Serras

Autor: Eça de Queiroz

Escola literária: Realismo e naturalismo em Portugal

Características: Sebastianismo, idealização da vida rural, crítica aos problemas da vida urbana. O autor tem marcas de socialismo utópico também.

Tema principal: O personagem principal é Jacinto e sua vida é contada por seu melhor amigo José Fernandes. A história é dividida basicamente em duas partes, a que ele prefere a vida na cidade e a que ele passa a preferir a vida no campo. Há críticas à vida urbana em Paris e elogios à vida no campo nas serras portuguesas.

Completo em domínio público.

8 – Macunaíma

Autor: Mário de Andrade

Escola literária: Primeira fase modernista

Características: Movimento antropofagia (tentativa de fazer algo genuinamente brasileiro), linguagem cômica com erros propositais, o real confundido com o fantástico e a presença de um conjunto de lendas folclóricas reunidas (antologia).

Tema principal: Macunaíma é o personagem principal e ele é absurdamente louco como tudo na história. As cenas são bizarras. É sério! Tudo é bem estranho. Macunaíma e seus irmãos saem pelo Brasil em busca da pedra Muiraquitã que Macunaíma ganhou da mãe do mato. Ela está com o gigante Piaimã devorador de gente. Ele morre mais de uma vez nessa busca a por fim acaba virando uma constelação nova.

Macunaíma para download.

9 – Alguma Poesia

Autor: Carlos Drummond de Andrade

Escola literária: Modernismo

Características: Lirismo, humor, ironia, sensualismo, pessimismo, existencialismo e reflexões sobre o amor e sobre a morte.

Tema principal: A obra é um conjunto de poesias de estética modernista, linguagem coloquial,  procedimentos de vanguarda, poemas piadas e conteúdos brasileiros. Um poema muito conhecido é “No meio do caminho”.

Algumas poesias.

10 – Estrela da Vida Inteira

Autor: Manuel Bandeira

Escola literária: Modernista com traços das escolas anteriores

Características: Poesias livres, sem métricas, linguagem com tradição simbolista, poesias de temas banais, da vida simples e crítica ao português erudito.

Tema principal: Também trata-se de um conjunto de poesias. O tema mais recorrente é o do existencialismo, afinal, um dos temas mais recorrentes nas poesias é o da morte.

Slides com poesias do livro

11 – A Hora da Estrela

Autor: Clarice Lispector

Escola literária: Terceira fase modernista

Características: Romance intimista, psicológico, com denuncia social, presença de narração masculina pela primeira vez e drama de linguagem.

Tema principal: O romance conta a história de Macabea, uma menina absolutamente sonsa que veio do nordeste para São Paulo. Sua vida é medíocre e, segundo o narrador, ela parece uma ameba. Se apaixona mas nada dá certo em sua vida. A hora da estrela é a hora em que ela compreende tudo, compreende como viver.

Obra completa em pdf.

Mais resumos

Com organização você terá tempo para se aprofundar nesta lista de livros para o ENEM e chegar ao dia da prova com o conteúdo bem nítido em sua mente e alcançar bons resultados.

Procura mais resumos? Temos um texto especial com vários outros:

Já viu a lista dos livros para o ENEM? Aproveite e veja nosso especial sobre o que estudar para o ENEM e palavras que enriquecem uma redação. Estes materiais que preparamos vão te ajudar a passar no ENEM e conquistar uma boa nota para alcançar a bolsa de estudo no curso desejado.

Sobre a prova do ENEM

O ENEM é uma avaliação que contém 180 questões de múltiplas escolhas, divididas em quatro áreas do conhecimento. São elas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Além destas áreas acima, o estudante deverá produzir uma redação de caráter dissertativo-argumentativo, entre 7 e 30 linhas. A temática deste texto envolve sempre um assunto das áreas: cultural, social, científica ou política.

Veja aqui algumas dicas de como fazer uma boa redação, palavras que enriquecem uma redação dissertativa e como estudar interpretação de texto.

Sobre o Beduka

Beduka é um buscador de cursos e faculdades que surgiu em 2017. Trazemos em nosso site uma lista completa de cursos com endereços e valores de mensalidades em universidades particulares.

Use o SIMULADO DO BEDUKA para treinar. É online e gratuito. Ele contém todas as questões dos últimos anos do ENEM e você pode fazer quantas vezes quiser.

Você conferiu neste artigo uma lista de livros para o ENEM 2019 com 11 prováveis obras que devem aparecer nas questões de literatura deste ano, aproveite para ver outros materiais que preparamos aqui:

Falamos sobre os livros para estudar para o ENEM no nosso canal no Youtube. Confira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador