Literatura

Resumo do livro “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo e análise da obra

RESUMO-DO-LIVRO-O-CORTIÇO-DE-ALUÍSIO-AZEVEDO-E-ANÁLISE-DA-OBRAResumo do livro O Cortiço de Aluísio Azevedo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Fizemos o resumo do livro O Cortiço, porque ele é um romance naturalista publicado em 1890 por Aluísio Azevedo. Trata-se de uma obra obrigatória da FUVEST e um dos cotados para cair no próximo ENEM.

Você está procurando pelo resumo do livro O Cortiço (1890)? Achou! É uma das maiores obras naturalistas do autor Aluísio Azevedo (1857-1913).

Provavelmente este será um dos livros com conteúdo presente na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. Saiba quais são os outros possíveis livros para o ENEM!

Além disso, esse livro está entre as 9 leituras obrigatórias da FUVEST, confira!

Além de resumir o livro, também preparamos uma análise dele.

Quando já tiver lido a análise e o resumo do livro o cortiço, teste seu conhecimento com algumas questões de vestibular sobre a obra.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Resumo do livro O Cortiço

Antes de começar o resumo da obra para te ajudar na Fuvest, conheça os principais personagens e algumas de suas características.

Lista com os principais personagens:

Personagens do livro O Cortiço

João Romão: Malandro desonesto. Trata-se de um português que veio para o Brasil e conseguiu certa prosperidade explorando os outros e se aproveitando deles.

Bertoleza: Escrava quitandeira que morava com João Romão e que foi enganada por ele.

Miranda: Principal opositor a João Romão, também português. Possuía mais status e era invejado.

Rita Baiana: Representando a típica mulher brasileira na concepção do autor, é a que promovia os sambas no Cortiço e se sensualizava.

Jerônimo: Trabalhador português que conseguiu emprego na pedreira de João Romão.

Capoeira Firmo: Mulato que se interessa por Rita Baiana.

Arraia Miúda: Lavadeiras, caixeiros, trabalhadores da pedreira e por Alexandre, o policial.

Piedade: Mulher de Jerônimo, típica representação europeia.

Da miséria à prosperidade

João Romão personagem de Aluísio Azevedo

Ao ler essa obra você conhecerá um personagem chamado João Romão, um português que chega ao Brasil procurando uma vida melhor e acaba se tornando funcionário na venda de outro português. Seu salário quase sempre chegava atrasado e ele vivia na miséria.

Contudo, o português que era o dono da venda onde Romão trabalhava, resolve voltar definitivamente para Portugal, deixando para ele como forma de pagamento, a própria venda.

Romão vê nisso uma maravilhosa oportunidade de crescimento. Mas ele era um trambiqueiro, que queria ganhar dinheiro a qualquer custo, mesmo com a desonestidade. Ele conheceu então uma escrava chamada Bertoleza e resolveu se aproveitar dela fingindo ajudá-la.

O surgimento do cortiço de João Romão

resumo do livro o cortiço com cena de pessoas lavando roupa no cortiço

Bertoleza cuidava das vendas de uma quitanda e resolveu confiar em Romão. Juntos eles juntaram dinheiro e ele com a desculpa de que compraria a alforria dela, fica com tudo o que ela havia juntado. E o que foi feito? Claro que não comprou a alforria dela, sim um grande terreno onde foram construídas casas para serem alugadas para os pobres.

Assim surge o cortiço, um local de moradia coletiva de baixa qualidade. Romão, ambicioso que era, até mesmo comprou uma pedreira próxima ao seu terreno para de lá retirar o material de construção a ser usado nessas casas.

No cortiço viviam mulheres da vida, mendigos, aproveitadores, bandidos e similares. Ou seja, o local era habitado por pessoas de índole má ou questionável.

Não querendo somente dinheiro, mas também fama, João Romão disputa o título de barão com um burguês que tem um palacete próximo ao cortiço, chamado Miranda, e perde. Após a derrota, a ideia que ele teve foi a de se casar com a filha de Miranda.

O fim de Bertoleza

João Romão abraçando Bertoleza na resumo do livro o cortiço

Terminando o nosso resumo do livro o cortiço, você deve ter atenção à situação em que se encontrava Bertoleza. Ela era uma escrava amante de Romão, por isso se tornaria um impedimento aos seus interesses.

Ele a denuncia como escrava fugida e ela com a mesma faca que usava para limpar peixes se mata ao perceber que tinha sido enganada.

São vários habitantes no cortiço, cheios de problemas e defeitos. Por exemplo, há um personagem chamado Jerônimo, também português, que trabalha na pedreira de João Romão. Ele se interessa por Rita Baiana, moradora do cortiço, mulher cheia de graça, muito sedutora. Apaixonado que estava, descobre que ela tinha um amante e o mata.

Em geral, neste resumo do livro O Cortiço, esperamos ter deixado claro que os personagens maus continuam sendo maus, e os que são bons, quando não se corrompem não se dão bem. Os finais de cada um são “pesados”.

Análise do livro O Cortiço

Após ler o resumo do livro O Cortiço, confira esta análise para conhecer as principais características de Vidas Secas e o desenvolvimento do enredo.

E por falar nele, o cortiço é o personagem principal. Sim, ele é retratado como um organismo vivo. Toda a história se dá em torno dessa comunidade.

Espaço e contexto histórico no livro O Cortiço

Rita Baiana na obra O Cortiço

Tudo se dá no Rio de Janeiro do séc XIX. Neste período o RJ era a sede do império e tornava-se a primeira cidade modernizada.

Por isso, o romance acompanha o crescimento urbano da época. Vê-se a ascensão social de certos trabalhadores e a pobreza causada por injustiças.

Zoomorfismo

Nessa obra de Aluísio Azevedo há uma inversão. Enquanto o cortiço recebe características humanas, os personagens são zoomorfizados, ou seja, retratados como animais.

Naturalismo – Romances de tese

Se você quiser entender O Cortiço, tem que entender o naturalismo.

Segundo a concepção naturalista (uma tendência do realismo), o ser humano se torna o que o meio determina, o mais forte é o que sobrevive, a ciência é o meio mais importante e seguro para a obtenção de conhecimento, os valores burgueses são criticados e o comunismo é defendido.

Técnicas naturalistas

O narrador se dá em terceira pessoa, sendo onisciente. Por isso, analisa os pensamentos dos personagens e até os julga.

Quanto à linguagem, usa de descrições nojentas, comparando moradores a vermes em dejetos.

Por último, vemos o coletivo sendo mais valorizado que o individual, daí a importância dada ao cortiço como entidade viva.

DETERMINISMO

Provavelmente este é o tópico mais importante a ser entendido após ler o resumo do livro O Cortiço e já ter conhecido quais as características básicas do naturalismo.

Segundo essa teoria o meio, a raça e a história determinam o caráter das pessoas.

Nesta obra, os portugueses são retratados como sérios, esforçados e tristes. Já os brasileiros como sensuais, preguiçosos e alegres.

O Brasil é descrito com exuberância na paisagem natural, mas também apresenta paisagens que propiciam a decadência do ser humano, como o cortiço, por exemplo.

Lembra-se do personagem chamado Jerônimo que se apaixonou por Rita Baiana? Ele era um português correto, mas por ter vindo morar no Brasil e especificamente no cortiço, tornou-se vagabundo, preguiçoso, cachaceiro e até assassino. Lendo o resumo do livro O Cortiço, deu pra perceber que abrasileirar-se significou decair moralmente?

Mesmo as pessoas com boa intenção, no cortiço acabam se corrompendo.

Vê como nisso tudo está presente a teoria determinista?

Portugueses x brasileiros

Dentre as principais características do livro O Cortiço, vemos que os portugueses são retratados como uma raça ambiciosa, superior que quer acumular dinheiro.

Os brasileiros são uma raça inferior, são preguiçosos, são cheios de vícios e não gostam de trabalhar.

Muitos personagens determinados pelo meio se entregam aos vícios, ao adultério e à ganância.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Aluísio Azevedo fez tudo isso exacerbando os defeitos de cada personagem!

Sobre o Autor Aluísio de Azevedo

Aluísio Azevedo nasceu no Maranhão em 14 de abril de 1857. Estudou na Academia Imperial de Belas Artes, foi caricaturista, escritor, romancista, contista e até peças de teatro também escreveu.

Inaugurou o naturalismo no Brasil. Suas principais obras são: O Cortiço, Casa de pensão e O mulato.

Gostou da análise e do resumo do livro O Cortiço e ficou com vontade de ler? Ele está disponível em PDF na Biblioteca Nacional:

PDF DO LIVRO O CORTIÇO

E não é só isso, pois um filme dele também foi feito e está disponível completo no Youtube.

Foi feito um resumo em animação, não deixe de ver. Ficou ótimo!

Este não foi o único resumo e análise que fizemos para você. Confira as outras obras que também foram detalhadas acessando as dicas de livros para o ENEM aqui!

Aprenda muito mais com o Beduka

O Beduka é o seu buscador de faculdades, ele surgiu surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de todas as instituições superiores de ensino, particulares e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples você encontra informações sobre cada curso, avaliações, endereços, diferenciais da faculdade, salários dos profissionais e muito mais.

Agora que você já leu a análise e o resumo do livro O Cortiço, que tal se aprofundar em:

Aproveita e segue a gente lá no INSTA! Assim você não perde nada.

Questões de vestibular sobre o livro O Cortiço

1 – (ITA) Leia as proposições acerca de O Cortiço.

I. Constantemente, as personagens sofrem zoomorfização, isto é, a animalização do comportamento humano, respeitando os preceitos da literatura naturalista.

II. A visão patológica do comportamento sexual é trabalhada por meio do rebaixamento das relações, do adultério, do lesbianismo, da prostituição etc.

III. O meio adquire enorme importância no enredo, uma vez que determina o comportamento de todas as personagens, anulando o livre-arbítrio.

IV. O estilo de Aluísio Azevedo, dentro de O Cortiço, confirma o que se percebe também no conjunto de sua obra: o talento para retratar agrupamentos humanos.

Está(ão) correta(s):

a) todas.

b) apenas I.

c) apenas I e II.

d) apenas I, II e III.

e) apenas III e IV.

2 – (UFLA) Relacione os trechos da obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo,às características realistas/naturalistas seguintes que predominam nesses trechos e, a seguir, marque a alternativa CORRETA:

  1. Detalhismo.
  2. Crítica ao capitalismo selvagem.
  3. Força do sexo.

() “(…) possuindo-se de tal delírio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privações. Dormia sobre o balcão da própria venda, em cima de uma esteira, fazendo travesseiro de um saco de estepe cheio de palha.”

( ) “(…) era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas de fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras.”

() “E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer (…) Era um pobre diabo caminhando para os setenta anos,antipático, muito macilento.”

a) 2, 1, 3

b) 1, 3, 2

c) 3, 2, 1

d) 2, 3, 1

e) 1, 2, 3

3 – (UNIFESP / SP) Em O cortiço, o caráter naturalista da obra faz com que o narrador se posicione em terceira pessoa, onisciente e onipresente, preocupado em oferecer uma visão crítico- analítica dos fatos. A sugestão de que o narrador é testemunha pessoal e muito próxima dos acontecimentos narrados aparece de modo mais direto e explícito em:

a) Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo.

b) Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes que se despejavam sobre as chamas.

c) Da casa do Barão saíam clamores apopléticos…

d) A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa.

e) Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada…

Depois de ter lido a análise e o resumo do livro O cortiço, foi moleza, certo? Agora confira as respostas.

Gabarito:

1 – a

2 – d

3 – e

Falamos sobre os livros do ENEM no nosso canal no Youtube. Confira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.