CursosFaculdades

Melhores faculdades de Administração em São Paulo

MELHORES-FACULDADES-DE-ADMINISTRAÇÃO-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Administração em São Paulo
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Administração estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Pretende fazer esse curso em São Paulo? Confira nosso ranking das melhores faculdades de Administração nesse lugar.

Uma das carreiras mais tradicionais continua formando milhares de brasileiros todos os anos e existem no mercado opções de curso para todos os gostos. Separamos neste artigo uma lista das melhores faculdades de Administração em São Paulo.

Esse curso une na mesma grade curricular duas áreas do conhecimento: exatas e humanas! A faculdade dura em média de 4 a 5 anos e, entre as matérias, estão marketing, finanças, recursos humanos, produção, logística, planejamento e serviços, vendas, políticas corporativas, por exemplo.

Como saber quais as melhores faculdades de Administração em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Administração em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

 

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

 

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Administração em São Paulo

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-SP)
  3. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  4. Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)
  5. Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  6. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  7. Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  9. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  10. Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Veja mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Administração em São Paulo abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso de Administração da USP desenvolve um conjunto de habilidades que contribuem para a formação do aluno, visando gerar as competências necessárias para que ele contribua para a criação de riquezas para a sociedade e para melhorar a qualidade de vida da população.

2ª – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-SP)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sendo a primeira instituição fora da América do Norte a apresentar o curso de Administração.

A faculdade oferece os principais cursos de graduação em Administração de Empresas e Administração Pública do país. O ingresso ocorre através de vestibular próprio. Confira mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Fundada em 1946, a PUC- SP é uma instituição de ensino privada. Possui reconhecimento nacional e internacional pelo seu ensino e tradição, destacando-se em rankings brasileiros e mundiais de universidades, figurando na conceituada classificação QS World University Rankings de 2018 como sendo a 21ª melhor universidade da América Latina.

O curso de Administração da PUCSP forma profissionais altamente qualificados, inovadores e transformadores, capazes de articular o pensamento crítico à ação gerencial, tendo como fundamentos a visão humanista, generalista e profissional de uma Universidade tradicional. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)

Fundada em 1987, é uma instituição de ensino superior privada que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Computação.

 O curso de Administração da Insper busca desenvolver habilidades  que são geralmente apontadas como grandes diferenciais por quem emprega, como boa comunicação escrita e oral, aplicação da teoria para a resolução de problemas reais, pensamento crítico, entre outras.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

5ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

A Universidade Presbiteriana foi fundada em 1870 como Escola Americana e em 1952 se tornou uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Campinas e Barueri. Desde sua fundação, a instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país.

No curso de Administração da Mackenzie, os alunos vivenciam atividades do ambiente corporativo, elaboram planos de negócios e projetos, acompanhados por professores mestres e doutores com experiência empresarial. Também têm acesso a programas de iniciação científica, cursos de idiomas, laboratórios com softwares específicos, intercâmbio internacional, possibilidade de realizar estágio na Empresa Júnior e de participar da Incubadora de empresas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso é oferecido em São Paulo, Campinas e Barueri.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

6ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Possui campus nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia.

No curso de Administração da Unicamp, os alunos dedicam-se ao estudo e prática dos aspectos relacionados à criação, diagnóstico, planejamento e execução de atividades em organizações com e sem fins lucrativos e de diferentes setores da economia, a partir de uma perspectiva ética e interdisciplinar.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Guarulhos, Mauá, São Bernardo do Campo e Osasco.

O curso de Administração da UNINOVE é focado no desenvolvimento de profissionais empreendedores, críticos, criativos e com grande capacidade de liderança e realização. O objetivo é preparar gestores para organizações públicas e privadas, envolvendo os processos de planejamento, organização, direção e controle de atividades e tomada de decisões.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de Administração da UNESP fornece ferramentas para o aluno compreender a complexidade estrutural das organizações, associada a mudanças no ambiente competitivo. O jovem profissional deve ser capaz de propor medidas para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa, visando a sustentabilidade da produção e vantagens no mercado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso de Administração é oferecido nas cidades de Tupã e de Jaboticabal

9ª – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Campinas. É a universidade mais antiga do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. Além disso, está classificada entre as melhores universidades privadas do país.

O curso de Administração da PUC-Campinas tem como objetivo promover o estudo de modo que o egresso domine a técnica gerencial e compreenda a responsabilidade da empresa na promoção do desenvolvimento econômico e social, com respeito ao meio ambiente, às leis, às pessoas, às instituições, motivados para o trabalho, respeitando as características das organizações da região de Campinas dentro de um contexto global.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Fundada em 1947, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus em Ribeirão Preto e em São José dos Campos. É uma das faculdades mais prestigiadas do país. 

O profissional de Administração formado na FAAP tem postura empreendedora, estratégica, inovadora e é capaz de ter uma visão sistêmica e integrada, pois conta com formação global, envolvendo matérias dos cursos de Economia, Relações Internacionais e Direito. Além das disciplinas obrigatórias do curso, o aluno pode cursar oito disciplinas complementares preestabelecidas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Administração em São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.