CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de Letras do Brasil?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-LETRAS-DO-BRASIL-Melhores faculdades de Letras do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O estudante do curso de Letras se dedica ao aprendizado da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Pretende fazer esse curso? Descubra nesse artigo quais são as melhores faculdades de Letras do Brasil.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são mais de 500 instituições superiores oferecendo essa graduação no país. Como se destacar em um mercado tão competitivo? Uma das opções é avaliar a grade das melhores faculdades de Letras do Brasil e assim encontrar um diferencial para a sua formação.

Se você ainda tem dúvidas sobre a escolha, leia nosso artigo que explica como descobrir a sua vocação. Temos também um guia que detalha como é o curso de Letras, não deixe de ler.

Como saber quais as melhores faculdades de Letras do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Letras do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Letras do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal Fluminense (UFF)

6. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

8. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

9. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

10. Universidade de Brasília (UnB)

Veja mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Letras do Brasil: 

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião.

O curso de Letras da USP leva o estudante a descrever e explicar fatos linguísticos e literários. Após o ciclo básico, o aluno escolhe umas das habilitações: Linguística, Grego, Latim, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Árabe, Armênio, Chinês, Hebraico, Japonês, Russo e/ou Português.

O aluno pode ainda optar pelo Bacharelado com Licenciatura. Nesse caso, além das disciplinas de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o aluno deve cursar, na Faculdade de Educação, as disciplinas pedagógicas.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e pelo Sisu. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Possui campus nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia

Os cursos de licenciatura em Letras oferecidos pela Unicamp formam professores de língua portuguesa e de literaturas em língua portuguesa. Compõem o currículo desses cursos disciplinas de linguística, linguística aplicada, estudos literários e educação.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de graduação em Letras oferece 420 vagas anuais, sendo 210 vagas por semestre, assim distribuídas: 80 vagas para o turno diurno e 130 vagas para o turno noturno. O tempo previsto para integralização do curso varia segundo a modalidade – Licenciatura ou Bacharelado – e a habilitação escolhidas pelo estudante.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O curso de Letras da UFRJ possui sete departamentos e, atualmente, oferece 12 habilitações: Português-Alemão, Português-Árabe, Português-Espanhol, Português-Francês, Português-Grego, Português-Hebraico, Português-Inglês, Português-Italiano, Português-Japonês, Português-Latim, Português-Literatura e Português-Russo.

O portador do diploma de Bacharel em Letras está habilitado a atuar em diversas áreas tais como serviços editoriais, tradução, assessoria técnica e pesquisa. O aluno pode obter a respectiva Licenciatura mediante complementação pedagógica junto à Faculdade de Educação, para lecionar no Ensino Fundamental e Médio. O ingresso ocorre através do Sisu.

 

5ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição pública com sede em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

O curso de Letras da UFF oferece várias habilitações, como: Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, LatimPortuguês. Na modalidade Licenciatura, o curso de Letras visa à formação de professores de línguas e literaturas, destinados ao exercício do magistério. O ingresso na faculdade ocorre através do Sisu.

6ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

As unidades da Unesp que oferecem o curso de Letras são as de Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Nos três câmpus é oferecida a licenciatura, modalidade de graduação que capacita o estudante para dar aulas. Araraquara é a única unidade que oferece também a opção de bacharelado. 

As habilitações oferecidas pela faculdade são: Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, Latim, Japonês e uma habilitação especializada em tradução. O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. 

7ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

O curso de Letras da UERJ oferece as seguintes habilitações: Português e Literatura, Inglês e Literatura, Português-Alemão, Português-Espanhol, Português-Francês, Português-Italiano, Português-Grego, Português-Latim, Português-Hebraico e Português-Japonês. O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade.

8ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Fundada em 1946, a PUC- SP é uma instituição de ensino privada. Possui reconhecimento nacional e internacional pelo seu ensino e tradição, destacando-se em rankings brasileiros e mundiais de universidades, figurando na conceituada classificação QS World University Rankings de 2018 como sendo a 21ª melhor universidade da América Latina.

A PUCSP oferece duas habilitações para o curso de Letras: a primeira é a Licenciatura em Língua Portuguesa, que constrói conhecimento amplo da língua e de seus usos, tanto na modalidade oral quanto na escrita. A segunda é o Bacharelado em Língua Inglesa focado na tradução Inglês/Português. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. 

9ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Bacharelado em Letras oferece as seguintes habilitações: Tradutor em Português/Alemão, em Português/Espanhol, em Português/Francês, em Português/Inglês, em Português/Italiano e em Português/Japonês. O curso tem forte ênfase no texto escrito e nas habilidades e competências a ele ligadas, não oferecendo formação específica para o intérprete em situação de tradução simultânea em modalidade oral.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Brasília. Além disso, possui campus no Plano Piloto, em Planaltina, em Gama e em Ceilândia. Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Letras da UnB oferece as seguintes habilitações: Inglês, Português, Tradutor em Espanhol, Tradutor em Francês e Português-Japonês. É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS).

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Letras do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.