Cursos

Descubra como é o curso de letras

como é o curso de letrasComo é o curso de Letras?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O graduando de letras estuda o funcionamento de sua língua nativa, de outros idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Quando formado, esse profissional pode atuar como intérprete, tradutor, pesquisador, seguir carreira acadêmica, entre outras opções.

Se você tem facilidade com as palavras, gosta de aprender idiomas, curte muito ler e escrever e tem interesse pela cultura e história de outros países, saiba como é o curso de letras e descubra como ele combina direitinho com seu perfil!

A graduação em letras exige muita leitura, um apreço pela comunicação e inclinação natural para línguas, que são o objeto central dos estudos do futuro letrólogo, título dado a pessoa formada na área.

Abaixo explicaremos como é o curso de letras, as disciplinas que são estudadas, a carga horária da graduação e veja também algumas atividades profissionais que podem ser realizadas pelo formado na área!

Veja também como aprender inglês com filmes e séries e como estudar espanhol sozinho.

Como é o curso de letras?

A graduação em letras tem duração entre 6 e 8 semestres, com carga horária variável, de acordo com a habilitação que o profissional terá ao final do curso.

A carga horária obrigatória do curso na modalidade bacharelado é de 2250 horas, enquanto para a licenciatura são exigidas ao menos 2800. Dessas, no mínimo 300 devem ser voltadas para o estágio supervisionado.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, o bacharelado em letras é composto por 2205 horas de disciplinas curriculares e 90 horas de disciplinas complementares. Já a licenciatura tem carga horária superior: são 2610 horas em disciplinas obrigatórias e 960 dedicadas à complementação e estágio, somando 3570 horas na graduação.

Os cursos mais curtos – com 3 anos de duração – normalmente são de licenciatura e oferecidos somente para os idiomas português e inglês, enquanto que as graduações que duram 4 anos têm opções de idiomas muito mais diversas como chinês, alemão, russo, hebraico e latim.

Bacharelado ou licenciatura em letras?

Como explicamos acima, o estudante pode optar entre uma das duas habilitações possíveis em letras: bacharelado ou licenciatura.

A licenciatura é voltada para os profissionais que desejam dedicar-se a área da educação. O licenciado em letras poderá ser professor do ensino fundamental e médio e, para tanto, as disciplinas relacionadas à pedagogia e metodologia de ensino são incluídas no currículo escolar.

O licenciado também deverá passar por ciclos de estágio em escolas e observação de aulas antes de se graduar. A experiência da licenciatura em letras é voltada para formar profissionais capacitados a transmitir conhecimento.

O bacharelado em letras, por outro lado, foca em formar letrólogos profundamente conhecedores da estrutura do idioma e de suas transformações ao longo da história, que serão eficientes em suas aplicações não relacionadas a educação.

Além de entender como é o curso de letras, o aluno tem a missão de escolher a modalidade de habilitação de acordo com a área onde o futuro profissional deseja atuar: algumas carreiras se tornam exclusivas para bacharéis, enquanto outras são destinadas apenas a licenciados.

No curso de letras não são poucas as universidades que oferecem dupla habilitação, o que é verdadeiramente interessante para quem quer manter o leque de opções de trabalho aberto ao máximo.

No final deste texto apresentamos uma série de carreiras nas quais o graduado em letras poderá atuar. Continue lendo!

Habilitações em letras com enfoque específico

Cursos como estudos literários, estudos linguísticos, produção textual e tecnologia da edição são especializações de letras, adaptadas para estudantes interessados em focar especificamente em determinadas áreas.

Criados recentemente, tais cursos permitem que os futuros profissionais da área de letras se especializem durante a graduação. Alguns deles, inclusive, formam professores multidisciplinares, como é o caso da licenciatura em linguagens e códigos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que habilita o estudante a lecionar os idiomas português e inglês (ou espanhol) e as disciplinas de artes e música para alunos do ensino médio.

Quais são as disciplinas do curso de letras?

Segundo o parecer CES 492/2001 do Ministério da Educação (MEC), a grade curricular da graduação em letras deve ter estruturas flexíveis, que possibilitem ao futuro profissional uma formação de qualidade em relação ao conhecimento. Ele também estabelece que o formando deve finalizar o curso com domínio pleno do uso da língua ou línguas estudadas, tanto em estrutura e funcionamento quanto em manifestações culturais.

De modo geral, para entender como é o curso de letras, vale destacar que grande parte das horas de estudo serão dedicadas a análise gramatical e literária, produção de textos, tradução e interpretação e evolução e uso dos idiomas escolhidos pelo vestibulando. Abaixo detalhamos algumas das disciplinas da graduação.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Quais são as matérias do curso de letras, bacharelado?

Na sua busca por informações para saber como é o curso de letras, separamos aqui as principais áreas ensinadas na modalidade bacharelado da graduação. Confira:

  • Estudo da língua
  • Elementos de linguística
  • Estudos literários
  • Teoria literária
  • Produção de texto
  • Morfologia
  • Fundamentos da cultura
  • Morfossintaxe
  • Sintaxe
  • História da língua
  • Semântica da língua
  • Poesia
  • Filologia
  • Ficção
  • Narrativa
  • Grego genérico
  • Latim genérico

Quais são as matérias do curso de letras, licenciatura?

Além das matérias que compõe o bacharelado apresentadas acima, o estudante de licenciatura também estudará os seguintes assuntos:

  • Filosofia da educação
  • Psicologia da educação
  • Educação brasileira
  • Didática
  • Didática de literatura
  • Profissão docente
  • Libras
  • Ensino de português como língua estrangeira
  • Ensino de português como língua materna

Quais são as áreas de atuação do formado em letras?

Que os profissionais de letras podem ser professores você já sabe! Essa, aliás, é a área mais importante de atuação para quem quer fazer o curso.

No entanto, as opções profissionais para o graduado em letras não se restringem à sala de aula. As principais áreas de atuação de quem faz o curso são:

  • Tradução
  • Interpretação de língua estrangeira
  • Editoração
  • Revisão
  • Produção textual

O mercado de trabalho oferece muitas vagas para especialistas em idiomas! Quem se forma no curso de letras pode encontrar excelentes opções de carreira em:

  • Escolas de idiomas
  • Cursos preparatórios
  • Universidades
  • Agências de publicidade e comunicação
  • Editoras
  • Empresas de tradução
  • Empresas privadas, no departamento de comunicação

Além disso, a internet é um grande mercado para quem se formar no curso de letras. Segundo pesquisas do IBGE, 64,7% da população brasileira acessa a internet. Essas pessoas procuram conteúdo de alta qualidade na rede, e é aí onde o profissional com formação na área se destaca, usando as habilidades adquiridas na graduação para criar textos interessantes e bem escritos!

A televisão e o cinema também oferecem vagas para esses profissionais que atuarão como revisores e redatores. E, ainda, existe a possibilidade de se tornar escritor! Para esse fim o curso de letras não é imprescindível, mas quem o tem já sai na frente.

Você que estava pesquisando como é o curso de letras percebeu aqui que a graduação oferece várias possibilidades para os formados na área. O requisito básico para ser bem-sucedido na profissão é gostar de verdade de leitura e escrita, da comunicação e, para quem opta pela licenciatura, ter interesse em propagar conhecimento.

Se o seu perfil é esse, considere seriamente seguir uma carreira em letras!

Estude com as dicas do Beduka

Para passar nos vestibulares das melhores universidades do país você precisa se dedicar muito aos estudos. Inclusive, pode conquistar uma vaga por meio do Sisu, de acordo com uma boa nota no ENEM, ou ainda no Programa Universidade para Todos (ProUni). Para isso, veja alguns materiais que separamos:

Aproveite e também e estude para o ENEM com o nosso simulador gratuito com questões reais do exame. Ideal para você avaliar os seus conhecimentos.

O Beduka é um buscador de cursos e universidades que surgiu em 2017 e que apresenta uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de entender como é o curso de letras, já apresentamos uma relação das melhores faculdades de direito da Bahia e também a lista das faculdades que aceitam o FIES.

Entenda aqui como funciona a segunda fase da FUVEST e também aplicações das leis de Newton no cotidiano.

Você acabou de descobrir como é o curso de letras, aprenda o que é um átomo neutro, a principal função do núcleo celular e avalie os seus conhecimentos respondendo questões sobre o livro Vidas Secas.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.