CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de logística do Brasil?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-LOGÍSTICA-DO-BRASIL-Melhores faculdades de Logística do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O profissional de logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Pretende fazer esse curso? Então confira o nosso ranking de melhores faculdades de logística do Brasil.

Existem diversas universidades por todo o país, mas para se destacar e receber boas oportunidades no mercado de trabalho você precisa escolher uma das melhores faculdades de logística do Brasil para fazer a sua graduação.

O profissional desta área irá lidar com o processo de armazenamento, manutenção e distribuição de diversos materiais importantes em setores como indústrias, comércio eletrônico, transportes e muitos outros.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 280 instituições superiores oferecem o curso superior de logística. Dessas, 257 foram as avaliadas pelo ENADE, a prova que mede o desempenho dos estudantes universitários ao fim da graduação.

O curso superior em logística é na modalidade tecnólogo e tem duração média de 2 a 3 anos, sendo ofertado nas modalidades presencial ou online.

Se você está em dúvida sobre obter uma formação superior nesta área, saiba que é uma profissão que está em alta no mercado e os estudantes das melhores faculdades de logística do Brasil conseguem boas oportunidades já no início dos estudos.

Sempre destacamos que o conceito de melhor é sempre subjetivo. O que é primordial para mim pode não ser para você. Se estiver pesquisando pelas melhores faculdades de logística do Brasil, verifique o valor das mensalidades, os diferenciais da formação oferecida, a distância da sua casa e outros fatores que podem ser essenciais para sua formação.

Melhores faculdades de logística do Brasil

Para elaborar o nosso ranking, usamos como base as notas obtidas pelas instituições por meio da média do Enade. Selecionamos as 15 melhores faculdades de logística do Brasil neste levantamento, todas com nota máxima nos indicadores do MEC.

O INEP, órgão ligado ao MEC, sempre faz avaliação do ensino superior no país a partir de três importantes indicadores: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Com base no Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma avaliação presencial à faculdade que avalia as instalações e demais componentes do curso, elaboramos a nossa lista das melhores faculdades de logística do Brasil.

  1. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (São Leopoldo)
  2. Faculdade de Tecnologia de Americana – FATEC
  3. Universidade Paulista – UNIP (Goiânia)
  4. Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (Campo Grande)
  5. Centro Universitário Filadélfia – UniFil (Londrina)
  6. Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS (Bento Gonçalves)
  7. Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá – FATEC
  8. Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES (Blumenau)
  9. Instituto Federal de Goiás – IFG (Anápolis)
  10. Faculdade de Tecnologia – FAESA (Vitória)
  11. Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM (Uberlândia)
  12. Universidade Federal do Tocantins – UFT (Araguaína)
  13. Faculdade de Tecnologia de Mauá – FATEC
  14. Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – FATEC
  15. Faculdade de Tecnologia de Guarulhos – FATEC

Como é o curso de logística?

Agora que já respondemos a sua pergunta e apresentamos a lista das 15 melhores faculdades de logística do Brasil, é necessário entender um pouco mais sobre o curso.

As matérias estudadas em um das melhores faculdades de logística do Brasil são voltadas para que o profissional receba uma formação completa, que permita sair da instituição pronto para otimizar processos de aquisição, armazenamento e distribuição dentro da empresa para a qual irá trabalhar.

Seu foco mais importante é em otimização e redução de custos. Matérias como contabilidade, economia e mercado, fundamentos de administração e comunicação empresarial são apenas algumas que serão estudadas.

O aluno terá contato ainda com aulas de direito, língua portuguesa e matérias específicas da área de logística. Vale a pena você ir até uma das universidades e avaliar os diferenciais do curso oferecido.

Qual o perfil do profissional de logística?

As empresas buscam por pessoas que tenham pensamento lógico, energia, disposição e flexibilidade de horários para atender as necessidades da organização.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O profissional graduado em logística terá como missão cuidar para que os recursos da empresa sejam usados de maneira inteligente, tanto a parte financeira e estrutura, como também os recursos humanos.

Destacam-se os profissionais de logística que conseguem ter uma visão estratégica a médio e longo prazo. Se tiver aptidão para liderança, será um grande diferencial.

Apresentamos acima a lista das melhores faculdades de logística do Brasil, uma breve explicação sobre o curso e também o que é necessário para se destacar na profissão.

O Pronatec oferece diversos cursos espalhados pelo país. Saiba mais sobre o programa do governo federal aqui.

Estude com a ajuda do Beduka

Se você deseja ser aprovado nas melhores faculdades do Brasil precisará dedicar-se muito aos estudos. Se conseguir uma boa nota no ENEM poderá ainda concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), participar da seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou tentar um financiamento estudantil pelo FIES.

Neste sentido, você pode contar com os materiais especiais que separamos para te ajudar nessa jornada. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de cursos e faculdades reconhecidas pelo MEC que apresenta uma lista completa de instituições superiores. De forma simples, você consegue saber qual é a melhor universidade para o curso escolhido na sua cidade. Experimente!

Já apresentamos aqui a lista das melhores faculdades de logística do Brasil, algumas explicações sobre a primeira lei de Newton, questões sobre temas como origem da vida, ética e moral e mostramos os segredos da redação perfeita do ENEM.

Você pode entender também como é a prova do ENEM, como conseguir isenção na taxa do exame e a lista das faculdades que aceitam o FIES.

Você acabou de descobrir quais são as melhores faculdades de logística do Brasil, aproveite para saber o que é uma preposição, responda questões de vestibular sobre o imperialismo, leia o resumo da biografia de Eça de Queiroz e também entenda como fazer uma citação direta.

Já conhece o Beduka Profissões? Em nosso canal no Youtube você acessa diversos vídeos com especialistas revelando os segredos de suas profissões. Confira!

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.