Enem

O que pode levar para comer no Enem 2023? Confira 10 dicas valiosas!

o que pode levar pra comer no enemO que pode levar para comer no Enem

Quem já participou alguma vez do Exame Nacional do Ensino Médio sabe do sufoco que é o dia da prova. Apesar disso, muitos nem imaginam que a alimentação pode interferir diretamente na pontuação. Comer demais, comer pouco, não comer, são questões que viram um verdadeiro dilema.

A regra é clara: equilíbrio é tudo! Exagerar pode gerar sonolência, ansiedade, problemas estomacais e uma série de outros desconfortos. Já o jejum pode te deixar mais lento e até te fazer passar mal. Então, a solução é optar por lanches leves e nutritivos.

Mas o que pode levar para comer no Enem? Barrinha de castanha, chocolate meio amargo e água/ água de coco são alguns deles. Porém, há uma série de detalhes que você precisa conhecer para não passar nenhum perrengue. Leia até o final e descubra cada um deles.

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas: nossa plataforma de bolsa de estudos você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Pode levar comida no Enem?

Pode sim! Como a prova costuma acontecer na parte da tarde, muita gente já vai fazer as questões com a barriga cheia do almoço.

Contudo, aqueles que fazem grandes deslocamentos para cumprir o horário do Enem podem chegar já com fome aos locais de prova. É importante saber o que pode levar para comer no Enem e evitar contratempos.

Mesmo que você já saia de casa alimentado, a extensa duração das provas vai te deixar de estômago vazio durante o exame. Isso pode gerar incômodos e atrapalhar muito o seu rendimento. Ou ainda, mesmo as pausas para água podem atrapalhar um raciocínio ou dificultar a sua concentração.

O que levar para comer no Enem?

Não existe uma regra oficial ou lista sobre o que pode levar para comer no Enem. Veja uma lista com dicas do que pode levar no dia do Enem:

  • Barra de castanha/mix de castanha e amêndoa. Esta opção é boa por ser uma concentração de fontes de energia.
  • Chocolate Meio Amargo. É preferível amargo porque o açúcar pode dar sono.
  • Água/água de coco. Hidrata e equilibra o corpo como um isotônico.
  • Damasco ou Maçã. São alimentos leves que mantém te mantém acordado.
  • Coco. Também é uma fonte de energia e basta um pouco para o efeito da sensação de fome ir embora.

Temos uma receita de suco energético para o Enem no final do artigo. Confere lá.

Já que você pode comer no Enem, é muito importante levar algo para beber e comer, mesmo que você ache que não vai precisar. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

É por isso que preparamos uma lista com algumas dicas sobre os cuidados com a sua alimentação durante a realização do Enem. Confira!

Que tipo de embalagem de comida é permitido no Enem?

As únicas coisas que eles exigem é que as embalagens de alimentos estejam fechadas e as garrafas de água sejam transparentes e sem rótulos.

Logo, nada de entrar comendo, não pode haver embalagem aberta. Alunos sempre se superam e pode haver uma colinha embaixo de alguns salgadinhos ou entre alguns biscoitos.

A regra da transparência na garrafa e da ausência de rótulos cumpre o mesmo papel. Pode haver uma cola ali.

  • Vocês está preparado para a prova? Faça o Simulado Enem do Beduka e descubra se você já sabe tudo ou se precisa melhorar. É grátis e personalizável.

O que pode levar para comer no Enem? Veja 10 dicas valiosas!

O alimento certo pode te ajudar a ir bem na prova. Sua atenção pode ser impulsionada, sua concentração mantida e sua disposição para aguentar as horas de prova reforçada.

Mas, se comer algo que te prejudica, tudo de pior pode acontecer, desde uma simples indisposição a uma dor de barriga que te elimine da competição.

1 – Não leve alimentos com cheiro forte

Você pode até gostar de comer Cheetos ou ovo cozido, mas não os leve para o exame. Na dúvida sobre o que comer no Enem, pense nos odores. Os cheiros advindos deles são bem marcantes e podem atrapalhar a concentração dos outros candidatos.

Evite também as embalagens excessivamente barulhentas, pois elas acabam atrapalhando as pessoas em volta.

Se a sua dúvida também era como levar lanche para o Enem, fica respondido, já que tudo deve estar lacrado e, em caso de garrafinhas de água, serem transparentes e sem rótulos.

2 – Não exagere no chocolate

Uma boa parte dos participantes gosta de levar chocolate para comer durante a prova. É uma opção que faz sentido, afinal é prático e energético. Entretanto, não é recomendado que você compre uma grande barra de chocolate ao leite.

Alimentos muito doces dão SONO e diminuem a concentração!

Prefira uma barra pequena ou média de chocolate meio-amargo (ou outros que contêm grandes quantidades de cacau). Este tipo de chocolate melhora a concentração e proporciona mais energia, por isso é mais indicado parar comer no Enem.

3 – Prefira alimentos de simples manuseio

O tempo é um item precioso durante a prova. Por isso, uma dica para você que quer saber o que pode levar para comer no Enem é: opte por alimentos práticos, simples de abrir, e que sejam fáceis de consumir sem necessitar de talheres. Dê preferência àqueles que não sujam as suas mãos, já que você precisará delas limpas para preencher o gabarito da prova.

4 – Dê preferência aos alimentos leves

Na dúvida sobre o que levar para comer no Enem saiba que o ideal é levar alimentos que sejam leves e que proporcionem energia. Barras de cereais são ótimas opções, assim como frutas cortadas e aquele mix especial de oleaginosos (como nozes, castanhas e pistache).

Você pode até levar um sanduíche natural ou algum outro lanche saudável, contanto que eles estejam em um recipiente transparente.

5 – A água é a sua melhor amiga

Não tem jeito, a água é um item essencial. Você pode até levar um suco de frutas, mas ele não te ajudará como a água. Ela manterá o seu corpo hidratado, além de ser livre de química e saciar a sua sede por completo.

Outra grande sugestão é evitar o refrigerante. Além de não ser saudável, ele também pode causar gases e deixar a sua cabeça pesada, o que dificulta a concentração nas questões do Enem.

A hidratação ajuda quem tem pressão baixa. Mais um motivo para preferir água.

6 – Evite as gorduras

Os alimentos gordurosos, sem sombra de dúvidas, precisam ser evitados durante o exame. Hambúrguer, salgado frito, doce de leite, entre outros, podem causar indigestão, náuseas e dor no estômago. Isso porque, além da composição pouco saudável, a tensão e o nervosismo causados pelo Enem pioram ainda mais a digestão desse tipo de alimento.

Parece loucura mas tem gente que leva essas coisas para fazer a prova. Momento piquenique do Enem.

7 – Que tipo de lanche pode levar para o Enem?

Tome um café da manhã mais reforçado, rico em vitaminas e fibras. Para levar, prefira também iogurte e sanduíche natural, para evitar gorduras.

8 – Como levar lanche para o Enem?

Leve os lanches em sacos plásticos transparentes, para que seja visto o que você está carregando. Não use papel pardo, ou sacolas que tapem o produto.

9 – Pode levar bolsa ou mochila para fazer o Enem?

Você pode levar sua bolsa ou sua mochila no dia da prova, apesar de não ser aconselhável. Mas ela não ficará com você, será colocada na frente da sala de realização da prova, na frente de todos.

10 – Receita de SUCO ENERGÉTIC para o Enem

Se quiser uma receita pra ficar bem ligado na hora da prova, saiba que este suco pode te ajudar:

  • Polpa de Açaí (energia)
  • Maçã (sabia que maçã corta o sono?)
  • Aveia (fibra)
  • Mel ou Açúcar mascavo (pouco)

É só bater tudo e beber. Escolha se fará isso com leite ou com água. Ressalto que com água a chance de uma dor de barriga é menor.

Caso você tenha dor de barriga por causa do nervosismo, acrescente limão à receita acima.

O que comer no almoço antes do Enem?

Essa é simples. Coma espaguete. Macarrão é carboidrato puro, que quebra no organismo e fornece energia quase que instantaneamente. Foi isso o que eu comi quando fui fazer o Enem.

Sua opção de carne pode ser filé de frango ou peixe, que são mais leves e a digestão não é demorada. As carnes vermelhas demandam muita energia do corpo para serem digeridas e por isso você pode ter sono e a concentração atrapalhada.

Não coma alface! Dá sono também.

Conclusão sobre a comida no Enem

Leve alguns desses lanches para comer:

  • Barra de castanha/ mix de castanha e amêndoa
  • Chocolate Meio Amargo
  • Água/ água de coco
  • Damasco ou Maçã
  • Coco

Viu como você pode levar alimentos que, além de gostosos e saudáveis, também são benéficos ao seu desempenho durante o Enem?

Apesar dessa variedade, não leve muita coisa. Selecione um ou dois no máximo, mais a água. Isso é suficiente para fazer a prova bem e concentrado.

Saber o que pode levar para comer no Enem vai te ajudar a ficar mais preparado no dia da prova. Além de estudar bastante, você deve cuidar do seu bem-estar e também do seu corpo nesta maratona.

Serão dois longos dias de prova com várias questões para se preocupar, por isso, já prepare uma lista dos alimentos que vão saciar sua fome e dar mais energia.

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas! Uma plataforma onde você pode conquistar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e entrar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos distribuídos em 8 instituições parceiras. 

Qualquer dúvida, estamos a disposição aqui e no Instagram. Por lá, também disponibilizamos conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que levar para comer no Enem até aqui. Sucesso e bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

3 Comentários