Enem

Descubra como estudar linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o ENEM 2023 e garantir uma boa nota

Descubra como estudar linguagens para o ENEMDescubra como estudar linguagens para o ENEM
Sala do Saber - melhor cursinho online

É muito importante estudar as matérias de todos os cadernos do ENEM, pois só assim o candidato garantirá uma boa nota. Por isso, leia esse artigo sobre como estudar linguagens para o exame!

Este artigo vai te ajudar a saber como estudar linguagens para o ENEM. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  • Como estudar linguagens para o Enem? 10 dicas para colocar em prática.
  • Qual a estrutura da prova de linguagens?
  • Como são as perguntas de linguagens?
  • Resumo do que estudar (matérias que mais caem)
  • O Beduka te ajuda a se preparar 

Entender o que significa neologismo vai te ajudar muito na hora de fazer um vestibular, mas sabia que dá para entrar na universidade sem fazer uma prova? O Beduka Bolsas está oferecendo bolsas de até 65% de desconto em excelentes faculdades do país.

Como estudar linguagens para o ENEM – 10 dicas para colocar em prática

10 matérias para estudar linguagens para o enem

Alguém já te recomendou ler com atenção todas as questões de uma prova, certo? Não importa o tema, é essencial compreender o que estão pedindo e assim responder corretamente.

O mesmo acontece com as perguntas relacionadas a nossa língua portuguesa e suas diversas regrinhas. Foi pensando nisso que separamos 10 dicas de como estudar linguagens para o ENEM. Elas vão fazer toda diferença no seu resultado final.

1 – Interpretação de texto

Não poderíamos começar esta lista sem citá-la. Em qualquer prova que você participe, a interpretação de texto será essencial para a nota final. Saber interpretar algo é o que nos torna capaz de compreender e então encontrar a resposta correta. Se você ainda se sente inseguro nesta área, comece praticando seus conhecimentos com as questões de interpretação e colocando a leitura diária em prática.

Não adianta enrolar, só há duas formas eficazes para melhorar a interpretação de texto e ir bem na prova de Linguagens:

  • Ler muito
  • Praticar com exercícios

2 – Gêneros textuais

Embora sejam muitos, cada um com seu significado e importância, os gêneros textuais como artigos, crônicas, contos, reportagens, notícias, cartas, e até mesmo e-mails, conseguem se adaptar às necessidades de quem fala. Ou seja, esses meios nos permitem interagir uns com os outros e assim facilitar a comunicação.

Dica: Durante as provas, é essencial saber identificar cada gênero. Eles podem estar presentes em forma de poemas, artigos de opinião, charges e literatura.

3 – Norma culta e popular

Quem nunca ouviu na rua ou mesmo em conversas entre família e amigos, algo bem informal? Seja por ditos populares, dialetos de uma região distante e, inclusive, sotaques completamente diferentes dos quais você está acostumado.

As variações linguísticas dependem do nível de informalidade e formalidade presentes em: falas do cotidiano, variações históricas, música, literatura e variações regionais. E as mesmas podem aparecer em questões importantes do ENEM.

4 – Funções da linguagem

Responsáveis por demonstrar as intenções de uma pessoa ao escrever um texto, as funções de linguagem são dividas em seis partes:

  1. referencial
  2. emotiva
  3. apelativa
  4. fática
  5. poética
  6. metalinguística

Comuns em questões de interpretação, as funções devem ser estudadas de uma forma que você consiga identificá-las separadamente.

5 – Figuras de linguagem

Assim como os gêneros textuais, as figuras de linguagem também se encontram em quadrinhos, charges e especialmente na literatura. Aqui você deve conhecer os recursos que deixam uma mensagem expressiva, são eles:

  • figuras de som
  • figuras de construção
  • figuras de pensamento
  • figuras de palavras

Se você souber reconhecer a presença de uma figura de linguagem, saberá interpretar a questão em seu contexto. Acima há o link para o texto com a explicação das figuras de linguagem, agora treine com os exercícios dessas figuras.

6 – Literatura

Sem dúvida, um dos assuntos mais importantes de como estudar linguagens para o ENEM é a Literatura. Ainda mais valioso que saber os movimentos artísticos no mundo literário é conhecer quais escritores e obras costumam cair com frequência na prova.

Além disso, muitas obras são citadas ao longo da prova. Por isso é bom que você, no mínimo, saiba o resumo das que mais caem. Veja nossa lista de obras resumidas para se preparar bem.

7 – Gramática e semântica

Conhecida como a ciência do significado das palavras, a semântica é fundamental durante a escolha de termos para expressar o que pensamos. Nela encontramos variáveis como:

  • sinonímia
  • antonímia
  • paronímia
  • homonímia
  • polissemia
  • denotação
  • conotação

Junto à semântica, também temos a gramática que nos orienta durante o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita ou fala, como: gramática normativa, histórica, descritiva e comparativa.

8 – Intertextualidade

Separada em paródia, alusão ou referência, paráfrase, tradução, citação, e outros, a intertextualidade estabelece uma relação entre dois textos, sendo utilizada comumente por autores notáveis. Ela pode ocorrer também de duas maneiras: explícita ou implícita, dependendo da relação do texto original com o segundo.

9 – Síntese e resumo

Enquanto o primeiro busca restringir estritamente o essencial e insubstituível de um texto, o outro pode se estender de maneira mais abrangente ao tema. Mas não se deixe enganar, ambos possuem grande relevância como, por exemplo, em uma produção de texto.

Como já foi dito, temos resumos de várias obras famosas dos vestibulares.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

10 – Línguas estrangeiras

Com o idioma selecionado por você no ato da inscrição, as questões de línguas estrangeiras geralmente possuem um viés político ou social. Entretanto, alguns candidatos demandam pouco tempo e importância para este tópico.

Nessas nossas dicas de como estudar linguagens para o ENEM, gostaríamos de chamar a atenção para este tópico. Para as questões que envolvem língua inglesa ou espanhola é recomendável estudar desde questões de vestibulares antigos até notícias recentes em portais de países estrangeiros.

Como é a estrutura da prova de Linguagens?

São 45 questões sobre a Língua Portuguesa. Ressalte-se que 5 delas são ou de Espanhol ou de Inglês.

Os conteúdos envolvem Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

É preciso conhecer a norma padrão culta da Língua Portuguesa e saber analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos da linguagem relacionando contextos variados.

Como são as perguntas de linguagens?

Os temas são nacionais e costumam ser contextualizados com grandes textos. Elas possuem um elemento: o da distração.

O perigo é se perder no texto e não responder ao que se pede. Nas alternativas há mais de uma correta em muitas questões, mas, por mais que outras estejam corretas, apenas uma realmente responde ao que foi perguntado.

Responder algo correto, mas que não foi perguntado é um erro fatal.

Tirinhas, poemas, trechos de obras literárias e conteúdos mais específicos também, tem aparecido.

Resumo do que estudar

Alguns assuntos costumam ser mais cobrados, ou seja, todo ano caem muitas questões sobre eles. Por isso, listamos o top 7 dos assuntos de linguagem mais cobrados para você.

  1. Interpretação de texto
  2. Gramática
  3. Figuras de Linguagem
  4. Literatura
  5. Teoria da Comunicação
  6. Língua Estrangeira
  7. Artes

Após entender como estudar linguagens para o ENEM, você pode aprender ainda mais com os artigos:

Treine mais com o Beduka

Se você for prestar o ENEM este ano, aproveite para ver como fazer uma redação nota 1000, como estudar inglês com música e entender quais são os filósofos que mais caem no exame.

Você já decidiu qual a carreira que quer seguir? Se ainda tem dúvidas, leia nosso artigo que ajuda a descobrir a sua vocação. Abaixo detalhamos algumas atividades profissionais para você se aprofundar mais:

Agora que você já sabe mais sobre como estudar linguagens para o ENEM, deve seguir atento às atualidades no mundo da gramática e, claro, aos temas populares que surgirem.

Não se esqueça, por mais irrelevante que um assunto possa pareça ser, ele pode se tornar essencial durante uma redação ou questão importante.

Agora, antes de finalizarmos este artigo, não poderíamos deixar de te indicar um vídeo com os livros mais cobrados no Enem. Eles podem ser o seu diferencial na hora de conquistar sua nota! Abaixo, veja quais são e entenda tudo sobre eles:

Também oferecemos bolsas de estudo. Através do Beduka Bolsas você pode conseguir até 65% de desconto na faculdade dos seus sonhos.

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.