Enem

Descubra como estudar linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o ENEM e garantir uma boa nota

Descubra como estudar linguagens para o ENEMDescubra como estudar linguagens para o ENEM

É muito importante estudar as matérias de todos os cadernos do ENEM, pois só assim o candidato garantirá uma boa nota. Por isso, leia esse artigo sobre como estudar linguagens para o exame!

Se você estiver se preparando para os grandes vestibulares de fim de ano, como o ENEM, Fuvest, Unicamp, certamente criou o seu plano de estudos para dividir bem o tempo entre as áreas do conhecimento. Estamos certos? Pensando nisso, vamos explicar como estudar linguagens para o ENEM e te passar uma série de dicas para que você consiga uma boa nota.

Alguém já te recomendou ler com atenção todas as questões de uma prova, certo? Não importa o tema, é essencial compreender o que estão pedindo e assim responder corretamente. O mesmo acontece com as perguntas relacionadas a nossa língua portuguesa e suas diversas regrinhas. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas de como estudar linguagens pra o ENEM e te ajudar no resultado final.

Apesar do editorial e dos diversos tópicos que caem no ENEM, existem temas que acabam se repetindo mais de uma vez nas provas, como é o caso das linguagens, que demandam grande atenção do candidato. Por esse motivo, é preciso estar atento a todos os exercícios que, muitas vezes, contam com significados mais complexos do que parecem.

Como estudar linguagens para o ENEM – 10 dicas para colocar em prática

10 matérias para estudar linguagens para o enem

1 – Interpretação de texto

Não poderíamos começar esta lista sem citá-la. Em qualquer prova que você participe, a interpretação de texto será essencial para a nota final. Saber interpretar algo é o que nos torna capaz de compreender e então encontrar a resposta correta. Se você ainda se sente inseguro nesta área, comece praticando seus conhecimentos com as questões de interpretação e colocando a leitura diária em prática.

Não adianta enrolar, só há duas formas eficazes para melhorar a interpretação de texto e ir bem na prova de Linguagens:

  • Ler muito
  • Praticar com exercícios

2 – Gêneros textuais

Embora sejam muitos, cada um com seu significado e importância, os gêneros textuais como artigos, crônicas, contos, reportagens, notícias, cartas, e até mesmo e-mails, conseguem se adaptar às necessidades de quem fala. Ou seja, esses meios nos permitem interagir uns com os outros e assim facilitar a comunicação.

Dica: Durante as provas, é essencial saber identificar cada gênero. Eles podem estar presentes em forma de poemas, artigos de opinião, charges e literatura.

3 – Norma culta e popular

Quem nunca ouviu na rua ou mesmo em conversas entre família e amigos, algo bem informal? Seja por ditos populares, dialetos de uma região distante e, inclusive, sotaques completamente diferentes dos quais você está acostumado.

As variações linguísticas dependem do nível de informalidade e formalidade presentes em: falas do cotidiano, variações históricas, música, literatura e variações regionais. E as mesmas podem aparecer em questões importantes do ENEM.

4 – Funções da linguagem

Responsáveis por demonstrar as intenções de uma pessoa ao escrever um texto, as funções de linguagem são dividas em seis partes:

  1. referencial
  2. emotiva
  3. apelativa
  4. fática
  5. poética
  6. metalinguística

Comuns em questões de interpretação, as funções devem ser estudadas de uma forma que você consiga identificá-las separadamente.

5 – Figuras de linguagem

Assim como os gêneros textuais, as figuras de linguagem também se encontram em quadrinhos, charges e especialmente na literatura. Aqui você deve conhecer os recursos que deixam uma mensagem expressiva, são eles:

  • figuras de som
  • figuras de construção
  • figuras de pensamento
  • figuras de palavras

Se você souber reconhecer a presença de uma figura de linguagem, saberá interpretar a questão em seu contexto. Acima há o link para o texto com a explicação das figuras de linguagem, agora treine com os exercícios dessas figuras.

6 – Literatura

Sem dúvida, um dos assuntos mais importantes de como estudar linguagens para o ENEM é a Literatura. Ainda mais valioso que saber os movimentos artísticos no mundo literário é conhecer quais escritores e obras costumam cair com frequência na prova.

Além disso, muitas obras são citadas ao longo da prova. Por isso é bom que você, no mínimo, saiba o resumo das que mais caem. Veja nossa lista de obras resumidas para se preparar bem.

7 – Gramática e semântica

Conhecida como a ciência do significado das palavras, a semântica é fundamental durante a escolha de termos para expressar o que pensamos. Nela encontramos variáveis como:

  • sinonímia
  • antonímia
  • paronímia
  • homonímia
  • polissemia
  • denotação
  • conotação

Junto à semântica, também temos a gramática que nos orienta durante o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita ou fala, como: gramática normativa, histórica, descritiva e comparativa.

8 – Intertextualidade

Separada em paródia, alusão ou referência, paráfrase, tradução, citação, e outros, a intertextualidade estabelece uma relação entre dois textos, sendo utilizada comumente por autores notáveis. Ela pode ocorrer também de duas maneiras: explícita ou implícita, dependendo da relação do texto original com o segundo.

9 – Síntese e resumo

Enquanto o primeiro busca restringir estritamente o essencial e insubstituível de um texto, o outro pode se estender de maneira mais abrangente ao tema. Mas não se deixe enganar, ambos possuem grande relevância como, por exemplo, em uma produção de texto.

Como já foi dito, temos resumos de várias obras famosas dos vestibulares.

10 – Línguas estrangeiras

Com o idioma selecionado por você no ato da inscrição, as questões de línguas estrangeiras geralmente possuem um viés político ou social. Entretanto, alguns candidatos demandam pouco tempo e importância para este tópico.

Nessas nossas dicas de como estudar linguagens para o ENEM, gostaríamos de chamar a atenção para este tópico. Para as questões que envolvem língua inglesa ou espanhola é recomendável estudar desde questões de vestibulares antigos até notícias recentes em portais de países estrangeiros.

Estrutura da prova de Linguagens

São 45 questões sobre a Língua Portuguesa. Ressalte-se que 5 delas são ou de Espanhol ou de Inglês.

Os conteúdos envolvem Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

É preciso conhecer a norma padrão culta da Língua Portuguesa e saber analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos da linguagem relacionando contextos variados.

Como são as perguntas de linguagens?

Os temas são nacionais e costumam ser contextualizados com grandes textos. Elas possuem um elemento: o da distração.

O perigo é se perder no texto e não responder ao que se pede. Nas alternativas há mais de uma correta em muitas questões, mas, por mais que outras estejam corretas, apenas uma realmente responde ao que foi perguntado.

Responder algo correto, mas que não foi perguntado é um erro fatal.

Tirinhas, poemas, trechos de obras literárias e conteúdos mais específicos também, tem aparecido.

Resumo do que estudar

  1. Interpretação de texto
  2. Gramática
  3. Figuras de Linguagem
  4. Literatura
  5. Teoria da Comunicação
  6. Língua Estrangeira
  7. Artes

Treine mais com o Beduka

Se você for prestar o ENEM este ano, aproveite para ver como fazer uma redação nota 1000, como estudar inglês com música e entender quais são os filósofos que mais caem no exame.

Você já decidiu qual a carreira que quer seguir? Se ainda tem dúvidas, leia nosso artigo que ajuda a descobrir a sua vocação. Abaixo detalhamos algumas atividades profissionais para você se aprofundar mais:

Agora que você já sabe mais sobre como estudar linguagens para o ENEM, deve seguir atento às atualidades no mundo da gramática e, claro, aos temas populares que surgirem. Não se esqueça, por mais irrelevante que um assunto possa pareça ser, ele pode se tornar essencial durante uma redação ou questão importante.

Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades, particulares ou públicas, que surgiu em 2017. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

Após entender como estudar linguagens para o ENEM, veja também:

Veja as explicações sobre os livros que você deve ler para o ENEM

Faça o download do melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador