Dicas

Tudo sobre a prova do Enade: Como funciona, quem pode fazer e para quê serve!

Prova do EnadeProva do Enade
Cronograma do que estudar

A prova do Enade – Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes – é muito anunciada nas propagandas do governo e nos websites, porém, poucos sabem exatamente em quê consiste. Esta prova tem caráter obrigatório para os alunos de graduação e é tão importante quanto o ENEM. Portanto, fizemos este guia para você ficar esclarecido e tranquilo!

Neste artigo você encontrará:

  1. O que é o Enade?
  2. Qual é o objetivo da aplicação da prova?
  3. Quem deve fazer a prova do Enade?
  4. Como é feita a escolha dos cursos?
  5. Como é a prova do Enade?
  6. Provas anteriores e site oficial

Achou pouco?

  • Confira também nosso artigo sobre a prova da Fuvest: como é e principais matérias.
  • Dúvidas sobre a prova da Unesp? Confira aqui o guia completo sobre a prova!
  • Faça nosso simulado totalmente gratuito e online, que pode ser personalizado de acordo com suas necessidades para arrasar no ENEM e nos vestibulares!

O que é o Enade?

O Enade é uma prova realizada pelo Inep, mesmo instituto do Enem, relacionado ao MEC (Ministério da Educação). Esta prova faz parte de um programa nacional para acompanhar a qualidade do ensino superior, seja licenciatura, bacharelado ou técnico.

Ela avalia o rendimento dos alunos de graduação em relação aos conteúdos previstos no currículo do curso: desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, etc.

Este exame não avalia o desempenho do aluno individualmente, mas a qualidade do curso e o rendimento dos alunos como um todo.

Qual o objetivo do Enade?

Os resultados coletados desta prova geram dados sobre o curso por instituição, município, estado, etc. Assim, o governo tem um parâmetro mais palpável para elaborar planos e ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino superior.

Quem deve fazer a prova?

Há uma comunicação específica entre os órgãos do governos e as instituições de ensino superior. Assim que esta etapa é concluída, a própria instituição comunica aos alunos.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes do curso escolhido para ser avaliado naquele ano.

O teste é obrigatório, pois além de ser importante para a contabilização do governo, serve como indicador de regularidade do aluno e é registrado no histórico escolar.

O estudante que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, pois ele é componente curricular obrigatório.

O estudante que possui dupla graduação, ou seja, considerado concluinte habilitado em dois ou mais cursos avaliados no Enade 2017, no momento do Cadastro deverá escolher o curso pelo qual realizará o exame. 

Como é feita a avaliação dos cursos?

Anualmente, os órgãos competentes escolhem cursos para fazer o monitoramento. Esses cursos podem ter avaliações repetidas de tempos em tempos.

Tudo isso é definido por um órgão específico e é comunicado à faculdade que presta tal curso. O aluno do curso escolhido já recebe a orientação para fazer a prova, assim que o governo comunica com a instituição.

Veja quais foram os cursos regularizados nos últimos 3 anos:

Em 2017: 

Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistema de Informação.

Cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química. 

Cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música e Pedagogia. 

Cronograma de estudos

Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

Em 2018: 

Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Em 2019:

Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Como é a prova do Enade?

Pessoas-fazendo-a-prova-do-Enade

De acordo com as informações disponibilizadas no site do Inep, a prova  do Enade costuma iniciar às 13h , com abertura dos portões às 12h – horário de brasília.

Como já dito, é um exame para acompanhar a situação do ensino superior. Portanto, há uma série de exames que compõe o que chamamos de “prova do Enade”. Observe:

Prova:

Compostas por duas partes:

Prova – Formação Geral (comum a todas as áreas): Terá 10 questões (2 discursivas e  8 de múltipla escolha)

Prova – Componente específico da área: Terá 30 questões (3 discursivas e  27 de múltipla escolha)

Questionário do Estudante:

Destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade

Questionário de Percepção de Prova: 

Destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade

Questionário do Coordenador de Curso: 

Destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.

Provas anteriores do Enade e site oficial

Como se trata de uma prova muito específica, podem surgir dúvidas igualmente únicas, ou até mesmo aquela curiosidade em saber como é o modelo de prova.

Por isso, deixamos aqui o site oficial do Inep sobre o Enade, caso queira aprofundar nos editais. 

Também há um site com as provas anteriores caso você queira dar uma espiadinha!

Gostou do nosso artigo sobre a prova do Enade? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.