Faculdades

Melhores faculdades de Enfermagem

MELHORES-FACULDADES-DE-ENFERMAGEMMelhores faculdades de Enfermagem
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Enfermagem é uma ciência cujo objetivo é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano. Deseja seguir essa carreira? Então confira quais as melhores faculdades de Enfermagem do Brasil.

O enfermeiro é o profissional responsável por cuidar e prestar toda a assistência ao paciente e garantindo que o tratamento médico seja aplicado corretamente. Deseja seguir essa carreira? Então esse artigo irá te ajudar. Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Enfermagem do Brasil!

É de Belo Horizonte ou deseja estudar na capital mineira? Temos um artigo com as melhores faculdades de enfermagem dessa cidade. Clique aqui e confira!

Se você ainda não tem tanta certeza sobre qual curso escolher, o Beduka pode te ajudar. Veja aqui como escolher a profissão certa e como saber qual a sua vocação. Dessa forma, você conseguirá fazer a escolha certa em relação à faculdade.

Se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso de enfermagem, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos tudo!

O que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é o profissional que se dedica a promover, manter e a restabelecer a saúde dos pacientes, trabalhando em conjunto com outros profissionais como médicos, psicólogos e nutricionistas. O enfermeiro é indispensável em hospitais, clínicas e também pode prestar atendimento domiciliar.

Esse profissional é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. O licenciado é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.

Essa profissão está diretamente ligada à realização e coordenação de todas as tarefas necessárias para a manutenção de um bom estado das condições do paciente e podem ser mais complexas, como a participação em procedimentos médicos, ou mais básicas, como aplicação de vacinas e coletas de sangue.

Confira quais é a melhor faculdade de enfermagem de São Paulo.

Como saber quais as melhores faculdades de Enfermagem do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de enfermagem do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Enfermagem

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade de São Paulo (USP)

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

8. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

9. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

10. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Veja agora mais detalhes sobre cada uma das melhores faculdades de Enfermagem:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

No curso de Enfermagem da UFMG são abordados conteúdos relacionados ao processo saúde/doença do cidadão, da família e da comunidade. O curso também oferece a possibilidade de uma formação complementar com o envolvimento dos alunos em projetos de pesquisa e extensão, o aprimoramento discente como bolsistas ou voluntários e a iniciação à docência. Além disso, é possível que o estudante realize estágio no Hospital das Clínicas da UFMG.

O ingresso é realizado pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é considerada uma das melhores faculdades do Brasil e da América Latina. A faculdade teve um desempenho considerado excelente e conseguiu ficar entre a 51ª e 100ª posição das melhores universidades do mundo.

O curso de farmácia é oferecido no campus de São Paulo e de Ribeirão Preto nas modalidades de licenciatura, pouco oferecida nas instituições de ensino superior, e bacharelado.

A principal forma de ingresso na faculdade é pelo vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de enfermagem dessa faculdade oferece suporte e estimula o intercâmbio entre graduandos da Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. A universidade oferece o curso nas modalidades de licenciatura, modalidade oferecida em poucas instituições de ensino do país, e bacharelado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo. São oferecidas cerca de 144 vagas para o curso de enfermagem. O ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso prioriza a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado para o processo de cuidado ao indivíduo, família e comunidade em situações de saúde e de doença em todas as etapas evolutivas do desenvolvimento humano. Assim, busca desenvolver competências de intervenção com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, promovendo a saúde integral do ser humano nas situações de saúde e de doença.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O profissional graduado em Enfermagem pela Unesp deve ter formação generalista e interdisciplinar, para corresponder às exigências de assistência ao indivíduo, à família e à comunidade, nos vários cenários da prática da profissão e nos diversos níveis de atenção à saúde.  O curso é oferecido no campus de Botucatu, que conta com o Hospital das Clínicas de Botucatu para auxiliar o aprendizado dos alunos.

O ingresso na Unesp é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

O curso de Enfermagem da UERJ tem como objetivo formar enfermeiros que sejam comprometidos com a vida na expressão máxima de seu potencial a partir de princípios éticos, nas dimensões técnica e política, que respeitem o ser humano no seu direito à liberdade e dignidade, desenvolvendo a tolerância no trato com as diferenças.

O ingresso na faculdade é feito através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

8ª – Universidade Federal de Santa Catarina

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O curso de Enfermagem prepara um profissional comprometido com as necessidades da população e com interesse por políticas públicas de saúde. O enfermeiro formado está capacitado a atuar na rede pública ou privada de saúde, hospitais, ambulatórios, clínicas, domicílios e indústrias. O Hospital Universitário (HU) é o grande laboratório do curso. Nele são ministradas a maioria das aulas e, até a conclusão do curso, os alunos devem passar por todos os seus setores.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundada em 1946, foi classificada pelo principal rankings universitário internacional, o QS World University Rankings, como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste do país.

O curso de enfermagem visa formação de profissionais autônomos, bacharéis em enfermagem generalistas, críticos e reflexivos. O ingresso na instituição é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública formada por 7 campi distribuídos pelo estado. Em 2016 a UNIFESP se destacou como uma das dez universidades mais prestigiadas da América Latina, segundo ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), ficando em sexta posição.

O curso de enfermagem busca formar um profissional enfermeiro com postura transformadora em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde no País.

O ingresso é feito por meio do vestibular da própria universidade e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Enfermagem do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações. Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.